Espaço remodelado acomoda até 200 pessoas e oferece menu harmonizado com vinhos da casa

Texto e fotos: Vinícola Matetic

O restaurante Equilibrio, localizado dentro da vinícola Matetic, localizada entre os vales de San Antonio e Casablanca, a 120 quilômetros de Santiago, reabre as portas no dia 14 de fevereiro, depois de passar por uma remodelação. Reconhecido por combinar tradição e inovação em pratos especialmente chilenos, o Equilibrio estava fechado desde março de 2016.


A nova estrutura do restaurante comporta 200 pessoas e tem espaços bem divididos, como o terraço, duas grandes salas de jantar, um espaço reservado para reuniões e almoços corporativos e um “quincho”, estrutura hexagonal muito usada para fazer churrascos, que deve ficar pronto em outubro. E, embora as mudanças estruturais sejam consideráveis, o restaurante não teve seu cardápio muito alterado.


Sob o comando do chef executivo Francisco Guzmán, que pretende posicioná-lo como o melhor restaurante de vinícola do Chile e o melhor da região, o Equilibrio segue a linha gastronômica que o rege desde sua abertura: uso de produtos frescos, coletados da própria horta, e locais, em uma mistura de sabores e cores para criar pratos com um toque chileno gourmet.


Entre as opções do cardápio, destaque para o menu harmonizado, que apresenta quatro pratos (entrada, dois pratos principais e sobremesa) casados com vinhos Matetic por um valor de 42 mil pesos chilenos. As opções à la carte, porém, também vêm com sugestões para harmonização – embora o valor do vinho não esteja incluído.


Algumas criações de Guzmán levam ainda a bebida como ingrediente de destaque no prato. É o caso do cordeiro lentamente assado ao vinho Syrah, que acompanha purê de milho com azeite produzido localmente, e o bife Tomahawk, com batatas assadas com alecrim e cebolas confitadas ao Pinot Noir.
O Equilibrio ainda oferece cardápio infantil e sobremesas, como salada de frutas da estação, sorvetes artesanais e pudim de leite caseiro.