Um grande país latino na Europa leva certo tempo para explorar além dos principais pontos turísticos e um clube de férias pode ser muito útil para auxiliar os viajantes

Texto e fotos: Royal Holiday

Fazer um tour por vários países é sempre uma opção interessante, não há dúvidas. Mas como é fazer um tour por um único país, interagindo com os locais, conhecendo melhor a cultura nacional, gastronomia, pontos turísticos, atrações meio escondidas e tudo mais que uma temporada mais longa pode oferecer? Só colocando o pé na estrada para descobrir como a experiência pode ser inesquecível.
A Royal Holiday, clube de férias localizado no México que coloca o mundo ao alcance dos brasileiros, compilou um roteiro de cidades para conhecer a espetacular Espanha de norte a sul e além-mar, saindo de Barcelona e passando por Girona, Madri, Costa del Sol e Ilhas Canárias em um período de 20 a 30 dias.
Em um clube de férias, os associados contam com uma rede de hotéis, podendo fazer reserva em qualquer um deles por meio de uma central que também oferece suporte para compra de passagens e passeios do início ao fim da viagem, entre outras comodidades.  Confira o roteiro:


Barcelona: a mais cosmopolita das cidades espanholas
“Barcelona, como uma joia ao sol”, na letra da famosa música de Freddy Mercury, é a mais cosmopolita das cidades espanholas. Seus restaurantes, bares e casas noturnas próximas ao Mediterrâneo estão sempre lotados no verão e um passeio diferenciado no inverno, com as paisagens modificadas pela estação, também não decepciona. Uma visita ao magnífico Templo da Sagrada Família, famoso no mundo inteiro – e ainda em construção desde 1882 – é parada obrigatória e vale muito a pena, estando longe de ser uma armadilha para turistas.
Capital da Catalunha, região com língua e história própria, Barcelona conta com a La Rambla, avenida no centro histórico com quiosques e bistrôs que dá acesso ao Palácio de la Virreina, Grande Teatro do Liceu, Mercat de La Boqueria e ao porto, onde fica a estátua de Cristóvão Colombo apontando para o mar. Outras atrações incluem o Museu Picasso, Catedral de Barcelona e sua praça, Parque Guell, Montjuic via teleférico, Arco do Triunfo e, claro, as praias, como San Sebastian, Barceloneta, Nova Ic Bogatell, Mar Bella e Nova Mar Bella, que recebem a cada ano cerca de sete milhões de visitantes. Táxis-bicicletas permitem percorrer vários trajetos na cidade de forma rápida e prática.

Onde se hospedar: Guitart Grand Passage
Com localização central, o Grand Passage é um moderno hotel com estilo arquitetônico que inclui mármore negro em seu exterior e arte moderna no interior. Com recepção 24 horas, lavanderia e estacionamento, também proporciona uma excelente experiência gastronômica em seu restaurante com deliciosos pratos da cozinha regional e internacional. Os apartamentos são decorados com bom gosto e equipados com ar condicionado, calefação, minibar e secadora. Veja mais de Barcelona no vídeo da Royal Holiday: http://bit.ly/2e3i3UK


Girona: belíssimas paisagens históricas
A apenas 100 quilômetros de distância da primeira parada fica a pequena cidade de Girona. Pequena apenas em tamanho, pois historicamente já ficou em estado de sítio 25 vezes e chegou a ser capturada por diferentes tropas em sete ocasiões. Quanto drama! Daria até para ser uma daquelas séries da HBO... E é! Bom, mais ou menos, apenas serviu de locação para algumas das cenas mais famosas e controversas de Game of Thrones, particularmente a escadaria de 900 anos da Catedral de Girona, que na TV se transforma na escadaria do Septo de Baelor, onde decisões de vida ou morte foram tomadas... “Shame! Shame! Shame! ”. Também vale mencionar as muralhas medievais, o Bairro Judeu – um dos mais bem preservados em toda a Europa –, Lago de Banyoles, Igreja de Sant Feliu, Mosteiro de Sant Pere de Rodes, Monastério de Sant Daniel, Praça da Independência e as ruínas dos banhos árabes.

Onde se hospedar: Guitart Central Park Resort & SPA
Resort e SPA, o Guitar Central Park é ideal para toda a família e está localizado a pouco passos da praia de Llorete. As instalações incluem belos jardins para uma caminhada ao final da tarde, cinco amplas piscinas para se refrescar nos dias mais quentes, cachoeiras, quadras de tênis, solário e terraços extensos.  Os quartos são confortáveis e dispõem de ar condicionado, banheira, telefone e TV, entre outras comodidades.


Madri: para os amantes de artes, arquitetura e gastronomia
Uma viagem de trem até a capital da Espanha, Madri, dura menos de quatro horas e durante o dia permite observar uma deslumbrante vista em vários trechos até se chegar à quarta cidade mais visitada da Europa. É impossível fazer uma lista extensiva, pois dadas as centenas de atrações locais, o mais adequado seria procurar por excursões guiadas para o primeiro e segundo dia, considerando que as ruas são um museu a céu aberto, e a partir de então escolher outros locais a dedo para aproveitar com mais calma. Como, por exemplo, as praças Puerta del Sol, Mayor de Madrid e de la Villa, além da fonte de Cibeles, Triângulo da Arte, Museu do Prado, Museu Thyssen-Bornemisza, Museu Rainha Sofia, Museu Nacional de Ciências Naturais, Real Jardim Botânico, Parque do Capricho, Parque Lineal del Manzanares e Casa de Campo.
Em setembro, com muita, muita sorte, pode-se conseguir um lugar para assistir aos desfiles da Mercedes Benz Fashion Week. Espetáculos flamengos e o politicamente incorreto festival de touradas são outras atrações típicas. Não deixe de experimentar o melhor da cozinha espanhola e internacional, além de concertos, exposições, balés, teatros, bares, pubs e tudo o mais que uma metrópole mundial comporta.

Onde se hospedar: Apartamentos Plaza Basílica
Em meio a diversão, cultura e gastronomia que celebra a cidade de Madri, o hotel Plaza Basílica está localizado na região comercial da capital, na rua Comandante Zorita – próximo aos principais pontos turísticos, como o Museu do Prado. Para maior conforto, os apartamentos são esquipados com cozinha, ar condicionado, calefação, banheira, minibar, secador de cabelo, entre outas comodidades para uma estada tranquila. Veja mais de Madri no vídeo da Royal Holiday: http://bit.ly/2ei9MtH


Costa del Sol: quilômetros de praias de areia fina e clima ameno
Do centro do país para o litoral, já perto do Estreito de Gibraltar, que liga o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo, fica a região de Costa del Sol. Alugar um carro pode ser uma boa para chegar até lá, com uma parada em Sevilha ou Granada, dependendo do caminho escolhido, mas não dá para escapar dos pedágios em nenhum deles. Ônibus ou trem também podem ser interessantes, considerando a distância de 600 a 700 quilômetros até a região, dependendo da rota. Costa del Sol cobre impressionantes 300 quilômetros de costa, na província de Málaga, e conta com praias desertas ou concorridas com águas calmas ensolaradas durante boa parte do ano, vilarejos rústicos e charmosos e as atrações locais mais genuínas para se admirar a cultura andaluza.
Outras atrações que valem a pena a visita para quem quiser imergir na cultura local são o Palácio de Alhambra – de onde a princesa Catarina de Aragão partiu para se tornar a primeira das seis rainhas infelizes do Rei Henrique VIII da Inglaterra –, Alcazaba, El Tajo de Ronda, Caminito del Rey, Caverna Nerja, Tornillo del Torcal, Catedral de Málaga, sítio arqueológico de Antequera Dolmens, Puente Nuevo, Parque De La Paloma e Benalmadena Pueblo. Por todos os lados há arquitetura romana e islâmica de tirar o fôlego.

Onde se hospedar: San Diego Suítes at California Beach Resort
O San Diego Suítes at California Beach Resort é um dos complexos turísticos mais particulares e modernos da área, localizado na Urbanización Marina del Sol. Tomar sol em sua grande piscina em forma de lagoa, relaxar à sombra das palmeiras ou aproveitar uma caminhada nos jardins para depois se refrescar no Sunrise Bar são somente algumas das opções para quem se hospeda no resort e quer aproveitar as férias com estilo.


Ilhas Canárias: clima de aventura e diversidade biológica
Depois de umas duas semanas explorando as costas e o interior, um voo de 1h30 leva às Ilhas Canárias, que apesar de ficar na costa do Marrocos, na África, é território espanhol. A maior das sete ilhas do arquipélago é Tenerife, onde fica o maior vulcão do país, o Teide, com 3.718 metros de altura. Dentro do Parque Nacional do Teide fica a cidade de Santa Cruz de Tenerife e, cerca de 40 quilômetros ao sul, Arona, de onde partem as balsas para as ilhas menores.
O clima é eternamente primaveril, o que significa praia durante os 12 meses do ano sem frio ou calor extremo. São mais de 1.500 quilômetros de litoral que oferecem as mais diversas modalidades de esportes e entretenimento aquático. Fora da água, esportes de aventura e uma exótica natureza subtropical, com muitos vulcões, florestas e paisagens espetaculares, mais ainda ao se considerar o quão relativamente pequena é a ilha. A cultura local, incluindo a culinária, é uma fusão de Europa, América e África, uma delícia a ser aproveitada a cada momento. Cassinos e parques aquáticos diversos são um plus.

Onde se hospedar em Santa Cruz de Tenerife: Sunningdale Village
O Sunningdale Village está em um cenário dominado pelo Teide e próximo a Los Abrigos e Praia Las Américas, pontos turísticos imperdíveis. Os apartamentos oferecem varanda particular e são rodeados de jardins ornamentais, com uma vista esplêndida do Oceano Atlântico. O resort oferece também uma convidativa piscina aquecida, restaurante, bar, área de churrasqueiras e espetáculos noturnos.

Onde se hospedar em Arona: Club Tenerife
O Club Tenerife fica em um ponto pitoresco da ilha chamada de Los Cristianos, zona residencial que é um refúgio para quem procura relaxar. Conta com piscinas, bar e restaurantes diversos, além de acomodações completamente equipadas para uma estada prazerosa na ilha.