Os automóveis são, para muitos como nós, pura paixão e mesmo em constante aperfeiçoamento e mudanças deveriam continuar exercendo a mesma magia nos novos consumidores, só que os tempos mudaram e para que o feitiço possa funcionar de verdade precisa ser renovado nas novas gerações

Texto: Carlos Lua
Fotos: Chicago Auto Show

Circuitos, placas, chips, eletrônica, mecatrônica, touch screen são apenas alguns dos novos acessórios de um veículo. Ao lado das cores, da potência, do design vão moldando a personalidade de marcas e modelos em busca de novos consumidores. Exatamente daqueles que estão sendo amamentados e criados nesse mundo novo virtual.


O entusiasmo é grande por parte dos fabricantes de veículos que esperam que com a melhora da economia global passar dos 100 milhões de unidades de carros e comerciais leves já no final de 2018! Isso quer dizer que a moçada dos seus 16, 17 anos precisa ser inoculada desde já usando como armas o seu próprio meio ambiente de Apps, celulares, tabletes, computadores e mídias sociais.


Um típico veículo de hoje já tem mais de 50% de componentes eletroeletrônicos nos carros com motor a combustão e isso pula para 75% nos híbridos ou elétricos. Se começar a escrever aqui a lista de todos os sistemas controlados pelos computadores, atualmente, na hora que chegar ao final da lista ela já aumentou. Veja nessa ilustração abaixo (e no link clicando AQUI para ter uma ideia melhor do que eu estou falando) O panorama é muito mais amplo, complexo, surpreendente e já existente do que se pode imaginar.


Controles para o Motor (injeção, virabrequim, Liga-desliga, abertura das válvulas, Acelerador, desativação de cilindros para economizar combustível,), para o Motorista (sensor de alerta, detenção de pontos cegos, mudança de fixa, freio automático para pedestres, câmbio, luzes, sistema keyless) comunicação de voz e dados, sistema de navegação, posição do banco, direção assistida, ABS, cruise control, comandos de voz) para a Suspensão (monitoramento de pressão dos pneus, estabilidade lateral e direcional) e para o Meio Ambiente (supressão de ruídos do escape, freio regenerativo, controle de emissão, gerenciamento da bateria) e a lista não para de crescer. Como não param de crescer os Apps desenvolvidos a cada dia e que integram toda essa parafernália que está aí para melhorar a vida de todos.


Com o conjunto dos itens integrado, acessível e participativo através também do celular para garantir que a comunicação seja feita de forma fluida, segura e sem margem de erros. Basta não usá-lo quando dirige, lembrem-se. E fiquem atentos para a mensagem:


Até o ano que vem, então, Chicago! Já nós temos encontro marcado para o próximo dia 9 de março com o GIMS -  Geneva International Motor Show na sua edição 87. Outro enredo, outra direção, outra história original, mas sempre com o mesmo artista principal: os automóveis e suas variações.