REPÓRTER EXPO: Ladies and Gentlemen, connect your batteries!

Abre para o público em geral, neste sábado dia 11, o Chicago Auto Show, apesar de muitos holofotes jogados sobre o futuro da indústria com a invasão dos carros elétrico e híbridos, são apenas 21 os representantes em Chicago

Texto: Carlos Lua
Fotos: Chicago Auto Show

2030? 2025? Antes até, dizem alguns futurólogos! O carro com motor a combustão está caminhando para o seu fim! Mas ao analisar o que vai ser visto de perto no maior salão da América do Norte ainda tem muita briga pela frente, antes de condenar à extinção os consumidores de combustíveis fósseis não renováveis.


Nessa disputa de fronteiras ainda pouco definidas estão:
  • a) de um lado os que junto aos encarregados de imaginar o futuro e perceber os sinais das mudanças estão aqueles preocupados em resolver assuntos de curto prazo. Sim, porque reduzir custos e pesos das baterias  é fundamental para diminuir os custos de produção dos híbridos e dos elétricos. De outra parte
  • b) a indústria do petróleo continua fazendo pesquisas e investimentos como se os elétricos não existissem, montados nesse seu mercado quase que exclusivo com amis de 100 anos de existência.

Argumentos fortes existem de ambas as partes. Desde a comparação imediata das 2000 partes móveis dos C (Veículos com Motores a Combustão) contra apenas 20 dos E (Veículos com Motores Elétricos)  a eficiência que coloca 21% de C ao lado de 95% de E. Por enquanto E ainda é bem mais caro e pesado do que C, que ainda não vai tão longe e nem tem tantos postos de abastecimento.

Para o Repórter Expo lembra muito a história do disco de vinil frente ao MP3, ou das câmeras com filmes enfrentando as câmeras digitais. Vai sempre existir uma fatia de puristas, saudosistas e românticos que preferem o como era que junto com as imperfeições trazia caráter, personalidade e referência histórica. E ainda mais o aparecimento de um enorme contingente de novas companhias de tecnologia que estão mudando o seu foco para a indústria de automóveis. A começar pelos fabricantes de computadores, certos de que os novos carros não são nada mais do que PCs sobre rodas, da propulsão à condução. E nem falamos ainda das companhias de telecomunicação, softwares e outros que estão prontos para inundar o mercado com suas ideias. Ou da contribuição da indústria cinematográfica que no seu mais recente sucesso, La La Land, fez até de protagonista o híbrido Toyota Prius.


Não podemos deixar de lembrar ainda da necessidade cada vez mais frequente de espaços para estacionamento desses veículos. Um número a ser levado em consideração no momento em que veículos compartilhados começam a ganhar dos veículos individuais. O numero segundo o estudo da Universidade de Stanford que diz que passaremos de 10% de uso dos veículos com 90% de estacionamentos, para 90% de uso dos veículos com apenas 10% de estacionamento. É a inversão simples e pura do tempo de uso x tempo parado.

São novos e emocionantes tempos que temos pela frente, prontos para assistir a esse embate de gigantes. E se o Chicago Auto Show é um dos rounds dessa batalha não podemos analisar de outra maneira como uma vitória dos C (veículos com Motores a Combustão). Pelo menos no mercado norte americano a necessidade das grandes pick-ups, das SUVs potentes, das Vans familiares e dos Muscle Cars ainda são a maioria. Em um salão com mais de 1000 carros, apenas 21 são híbridos, elétricos ou afins. E com a mais uma vez sentida ausência da Tesla, uma das maiores se não a maior porta bandeiras dos Elétricos. Continua valendo então, por enquanto, o Ladies and Gentlemen Start your Engines!


Híbridos (as especificações e os preços ainda devem ser confirmados durante o Salão de Chicago)


Chevrolet Volt
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.5 - 150HP - 22.2km/l
Preço estimado U$ 35 000,00


Ford C-Max
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 2.0 - 141HP – 18.0 km/l
Preço estimado U$ 25 000,00


Hyundai Ioniq
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.5 - 139HP – 22.1 km/l
Preço estimado U$ 28 000,00


Lexus CT
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.8 - 134HP – 18.5 km/l
Preço estimado U$ 32 000,00


Toyota Prius
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.8 - 121HP – 25.0 km/l
Preço estimado U$ 25 000,00


Toyota Prius C
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.5 - 121HP – 21.0 km/l
Preço estimado U$ 20 000,00


Toyota Prius V
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.8 – 134 HP – 19.0 km/l
Preço estimado U$ 27 000,00


BMW i8
Motor Elétrico + Motor Combustão 3cil 1.5 bi turbo  – 357 HP – 32.3 km/l
Preço estimado U$ 140 000,00

Elétricos


BMW i3
Motor Elétrico 170 HP – 52.6 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 44 000,00


Chevrolet Bolt EV
Motor Elétrico 170 HP – 53 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 37 000,00


Fiat 500e
Motor Elétrico 111 HP – 51.5 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 32 000,00


Ford Focus Electric
Motor Elétrico 143HP – 47 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 30 000,00


Kia Soul EV
Motor Elétrico 109HP – 47 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 36 000,00


Mercedes-Benz B-Class
Motor Elétrico 177HP – 36 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 40 000,00


Mitsubishi i MiEV
Motor Elétrico 66HP – 53 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 23 000,00


Nissan Leaf
Motor Elétrico 107HP – 53 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 31 000,00


Smart Fortwo Electric Drive
Motor Elétrico 80HP – 52 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 26 000,00


Volkswagen e-Golf
Motor Elétrico 134HP – 53.5 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 34 000,00

Com Célula de Energia (Converte Hidrogênio em Eletricidade)


Honda Clarity
Motor Elétrico 130HP  – 30 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 60 000,00


Hyundai Tucson Fuel Cell
Motor Elétrico 134HP  – 23 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 50 000,00


Toyota Mirai
Motor Elétrico 153HP – 28,4 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 57 000,00
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.