• Marca de luxo do Grupo Toyota obteve alta de 12,7% nos emplacamentos no PaĂ­s em meio a um cenĂ¡rio de queda no segmento premium;
  • Resultado garantiu recorde em participaĂ§Ă£o no mercado brasileiro;
  • HĂ­brido CT 200h cresceu 138% em relaĂ§Ă£o a 2015;
  • RegiĂ£o da AmĂ©rica Latina tambĂ©m registrou seu melhor ano em vendas;
  • Vendas globais cresceram 4% na comparaĂ§Ă£o com o ano passado.

Texto e fotos: Lexus

A Lexus atingiu em 2016 os melhores resultados de vendas e participaĂ§Ă£o de mercado no segmento de automĂ³veis premium no Brasil, desde o inĂ­cio de suas operações no PaĂ­s, em 2012. Enquanto o mercado automotivo de luxo apresentou retraĂ§Ă£o de 28,9%, a Lexus Brasil registrou aumento de 12,7% (453 unidades) em emplacamentos na comparaĂ§Ă£o com 2015, atingindo market share de 0,9%.
Um dos responsĂ¡veis pelos resultados positivos da marca Ă© o SUV compacto NX. Com aumento de 30% em unidades emplacadas em relaĂ§Ă£o a 2015, ano de seu lançamento no Brasil, o modelo representou mais de 60% das vendas totais da Lexus em 2016, considerando as versões 200t e F-Sport. JĂ¡ o SUV RX 350, que teve sua nova geraĂ§Ă£o lançada no mercado nacional em julho de 2016, encerrou o ano com aumento de 40% em suas vendas.


CT 200h e o mercado hĂ­brido de luxo
O maior crescimento, no entanto, ficou por conta do hatchback CT 200h, o primeiro veĂ­culo hĂ­brido premium disponĂ­vel para vendas no Brasil.
O CT 200h finalizou o ano de 2016 com alta de 138% nos emplacamentos em comparaĂ§Ă£o a 2015, sendo responsĂ¡vel por 17,9% do total comercializado pela Lexus no PaĂ­s. Desde que começou a ser vendido em territĂ³rio nacional, em 2012, o modelo teve 152 unidades vendidas.
Conforme anunciado em novembro do ano passado no SalĂ£o do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo, a Lexus reforça que continuarĂ¡ investindo na expansĂ£o de sua rede prĂ³pria de concessionĂ¡rias em 2017. Atualmente, a marca possui uma concessionĂ¡ria em SĂ£o Paulo e diversos pontos de atendimento e serviços em espaços exclusivos Lexus nas concessionĂ¡rias Toyota por todo o PaĂ­s.

Garantia estendida para sistema hĂ­brido
Na oportunidade a Lexus também anunciou a garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido do CT 200h. Compreendem este sistema a bateria híbrida, sua unidade de controle, a unidade de controle de gerenciamento de energia e o motor elétrico. O mesmo se aplica ao Toyota Prius, o veículo híbrido mais vendido no Brasil em 2016.
AlĂ©m da garantia estendida, os proprietĂ¡rios do CT 200h e demais veĂ­culos hĂ­bridos contam com o benefĂ­cio de 50% de desconto no valor do IPVA e isenĂ§Ă£o do rodĂ­zio na cidade de SĂ£o Paulo. No estado do Rio de Janeiro, a alĂ­quota do IPVA para veĂ­culos hĂ­bridos teve reduĂ§Ă£o de 4% para 1,5%.


Recorde nas vendas globais da Lexus
A Lexus manteve a boa performance de vendas em todo o mundo em 2016. Ao todo, foram 677.615 veĂ­culos vendidos no ano passado, o que representou um aumento de 4% em relaĂ§Ă£o a 2015 (652.451 unidades vendidas). O ano de 2016 tambĂ©m foi o 4º consecutivo de recorde em vendas globais.
"Estamos satisfeitos com nossa performance em um mercado de luxo extremamente desafiador, onde os clientes tĂªm cada vez mais opções. Essas vendas ajudam a validar o foco da nossa marca no cliente, nos produtos e na direĂ§Ă£o de design da Lexus globalmente. Na medida em que continuamos expandindo, nossa esperança Ă© manter este crescimento estĂ¡vel e sustentĂ¡vel, equilibrando o crescimento e as vendas entre nossos mercados estabelecidos e regiões emergentes", disse o presidente da Lexus Internacional Tokuo Fukuichi.


As operações da Lexus no JapĂ£o, Europa, China, Leste AsiĂ¡tico e Oceania registraram novos recordes de vendas anuais. Na Europa, o melhor resultado em vendas (74.316 unidades) para a regiĂ£o foi impulsionado pelo crescimento em 10 paĂ­ses que tiveram seus melhores esforços de vendas atĂ© o momento. O quinto ano consecutivo de recorde de vendas no JapĂ£o (52.149 unidades) tambĂ©m ajudou a impulsionar a marca Lexus para a posiĂ§Ă£o nĂºmero dois no mercado de luxo. As vendas da Lexus na China atingiram a marca de 100 mil carros pela primeira vez na histĂ³ria da marca neste mercado com 109.151 unidades vendidas.
Em 2017, a Lexus lançarĂ¡ em diversos mercados internacionais o LC cupĂª e a nova geraĂ§Ă£o do sedĂ£ de luxo LS. Estes dois modelos premium sinalizam a direĂ§Ă£o da marca por seus estilos apaixonantes, desempenho e tecnologias visionĂ¡rias. AlĂ©m disso, o conceito UX, revelado durante o SalĂ£o de Paris em setembro de 2016, incorpora alguns dos mais novos conceitos Lexus na categoria de crossovers compactos.

Recorde de vendas Lexus na América Latina
As operações da Lexus na AmĂ©rica Latina tambĂ©m apresentaram novo recorde. Na comparaĂ§Ă£o com 2015, a regiĂ£o teve aumento de 28% (2.081 unidades). Neste contexto, o Brasil Ă© responsĂ¡vel por 23% do total vendido nestes paĂ­ses.