FENABRAVE: Transações de Usados têm baixa entre dezembro e janeiro, mas crescem no comparativo com 2016

De acordo com levantamento feito pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as transações de veículos usados, considerando todos os segmentos automotivos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), apresentaram queda de 20,49% em janeiro, na comparação com o mês anterior

Texto e fotos: Fenabrave

Ao todo, foram transacionadas 1.088.709 unidades em janeiro de 2017, contra 1.369.314 em dezembro do ano passado.
Na comparação com o mês de janeiro/2016, o resultado geral de transações de usados apresentou alta de 15,33%, quando foram transferidas 944.029 unidades no período.
Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, as transações apresentaram retração de 20,37%, em janeiro, na comparação com o mês anterior. Ao todo, foram negociadas 827.178 unidades no primeiro mês deste ano, contra 1.038.810 em dezembro. Em relação a janeiro/2016 (711.124 unidades), houve crescimento de 16,32% nas transações destes veículos.
De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, já era esperada uma queda nos resultados entre dezembro e janeiro, devido à sazonalidade do período de férias e, também, por conta do aumento de gastos das famílias, comuns nesta época, com o IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, por exemplo. “Porém se compararmos com os resultados de janeiro de 2016, temos crescimento nas transações. Isso demonstra que o mercado de usados, especialmente o de veículos com até três anos de fabricação, continua aquecido. Enquanto as vendas de automóveis e comerciais leves novos, neste período, caiu pouco mais de 4%, as transações de usados cresceram mais de 16%”, analisou o presidente da Fenabrave, completando que, atualmente, para cada unidade nova vendida, são negociados 5,8 automóveis e comerciais leves usados.
Do total de automóveis e comerciais leves transacionados, os usados (de 1 a 3 anos de fabricação) representaram 12,62% das negociações realizadas em janeiro de 2017.

Acompanhe, na tabela a seguir, os dados de emplacamentos de veículos USADOS para cada segmento automotivo

Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.