Está chegando a festa preferida dos brasileiros: o carnaval!

Texto e fotos: JBS

E nada combina mais com essa data do que um bom churrasco entre amigos e a família. Para ajudar nessa tarefa e garantir uma carne suculenta e saborosa, a Academia da Carne Friboi traz nesta semana uma receita de Churrasco de Picanha Maturada Especial, assinada pelo chef Jeferson Finger, do restaurante Barbacoa, de São Paulo.


Está na dúvida sobre a quantidade de carne e cerveja de que vai precisar para a festa? A Academia da Carne Friboi também ajuda você! Basta acessar o ícone Churrascômetro, localizado no menu superior da plataforma. Lá, você consegue calcular, em três passos simples, a quantidade correta dos ingredientes necessários, evitando qualquer desperdício. Acesse e confira!

Churrasco de Picanha Maturada Especial
Serve: 6 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: intermediário
Corte: picanha
Corte alternativo: alcatra

Ingredientes
1 peça de picanha maturada de aproximadamente 1,2 kg
sal grosso

Modo de preparo
Tendo em vista que a picanha tem o formato de triângulo, visualize a parte mais larga e centralize a faca no meio da peça. Inicie o corte até o final, na vertical, depois respeite a largura de dois dedos e faça novamente mais um corte na vertical, resultando em 2 porções de 600 g cada uma. Tempere a picanha com sal grosso 10 minutos antes de levar à grelha. Certifique-se de que o braseiro esteja bem formado, para evitar labaredas. Coloque a peça na grelha a uma altura de 30 cm da brasa, por aproximadamente 5 minutos de cada lado. Em seguida, eleve a peça a 40 cm da brasa, por aproximadamente 10 minutos, para a carne ficar do ponto para malpassada. 

Sugestão de guarnição: Farofa de Ovos
Ingredientes
50 g de manteiga
6 ovos
200 g de linguiça tipo toscana desfiada
200 g de farinha de mandioca
10 g de cebolinha verde picada
pimenta-do-reino
sal

Modo de preparo
Derreta a manteiga em uma frigideira e frite as linguiças. Acrescente os ovos batidos com sal, mexa até que fiquem cozidos, tomando o cuidado para que não ressequem. Acrescente a farinha de mandioca e uma pitada de pimenta-do-reino. Acerte o ponto do sal e, por último, adicione a cebolinha verde. 

Receitas do chef Jeferson Finger, do restaurante Barbacoa, São Paulo (SP).