Com uma enorme cavalaria embaixo
do capĂ´ e uma eficiĂªncia energĂ©tica impressionante, o modelo Ă© para quem sonha
com potĂªncia e economia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Audi
Desde que comecei a admirar
carros, a minha predileĂ§Ă£o sempre foi por modelos esportivos ou aqueles que
tinham uma enorme usina de força colocada milimetricamente no espaço destinado
ao motor. Fui fĂ£ de modelos como o Ford
Maverick GT e o Dodge Charger RT,
coupĂ©s que tinham como caracterĂstica o enorme V8 aspirado embaixo do capĂ´ e
uma cavalaria de respeito: o Maverick 197 cv chegava a 182 km/h e o Charger com
215 cv e mĂ¡xima de 180 km/h .
Um belo dia a mecĂ¢nica resolveu
ter um relacionamento muito sério com a eletrônica, os novos componentes desenvolvidos
na construĂ§Ă£o tanto da carroceria quanto das partes mecĂ¢nicas tiveram filhos
mais fortes, eficientes e muito mais “nervosos”
que seus antepassados se compararmos com o que existe hoje em dia, e com a
adiĂ§Ă£o do turbo tudo que antes era exclusividade de motores gigantes e
beberrões ficou reduzido a um tamanho compacto e econômico.
O melhor exemplo dessa nova
geraĂ§Ă£o Ă© o Audi A4 2.0 Ambition, um
sedĂ£ dos mais modernos da montadora alemĂ£, modelo topo de linha e que produz
252 cv e tem velocidade mĂ¡xima de 250 km/h , limitada eletronicamente. Isso mesmo,
limitada, porque se abrir a porteira sĂ³ Deus sabe onde pode chegar. Eu testei
essa jĂ³ia da engenharia (mecĂ¢nica, eletrĂ´nica, ergonĂ´mica, aerodinĂ¢mica,
comunicaĂ§Ă£o, etc.) durante uma semana e tive a sensaĂ§Ă£o que a saudade das
imensas “barcas” vai ficar apenas
restringida aos museus ou donos que os exibem com placas pretas.
Claro que esse jovem precisa se
alimentar descentemente, o Audi A4 2.0
Ambition usa somente gasolina e claro, o conselho Ă© para que a mesma seja
da melhor qualidade, assim vocĂª pode usufruir plenamente do motor 2.0 TFSI com 252
cv de potĂªncia e 370 Nm de torque, disponĂveis entre 1.600 e 4.500 rpm, ele vai
0 a 100 km/h em 5,8 segundos,
tem transmissĂ£o S tronic de sete velocidades e dupla embreagem e o sistema de
traĂ§Ă£o integral permanente quattro. Note que diminuĂram os cilindros (agora sĂ£o
4), aumentaram os cavalos e a velocidade final ficou absurdamente alta.
Dirigir na cidade Ă© um enorme
prazer, as rĂ¡pidas e quase imperceptĂveis trocas de marchas fazem com que ele
trabalhe sempre em um regime de rotaĂ§Ă£o muito baixa, com isso auxilia no
consumo de combustĂvel que nĂ£o Ă© exagerado diante de tudo que o carro oferece:
segundo dados do computador de bordo, a média foi de 7,5 km/l. Mas o que
encanta Ă© o conceito do Audi Virtual
Cockpit, uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology)
totalmente digital com 12,3
polegadas que mostra as informações mais importantes por
meio de brilhantes grĂ¡ficos de alta resoluĂ§Ă£o, com grande detalhamento e
efeitos sofisticados aliado ao Head-up Display que Ă© a projeĂ§Ă£o da velocidade e
outras informações no pĂ¡ra-brisa.
JĂ¡ na rodovia, em direĂ§Ă£o Ă
Atibaia, interior de SĂ£o Paulo e utilizando a FernĂ£o Dias, dĂ¡ para perceber
logo de cara que o Audi A4 2.0 Ambition
Ă© um enorme papĂ£o de asfalto. NĂ£o tem tempo ruim, utilizando-se do Cruise Control
logo atinge a velocidade da estrada e no trecho mais sinuoso que Ă© feito em
subida o carro se comporta sem nenhuma reclamaĂ§Ă£o. A variaĂ§Ă£o de velocidade em
alguns pontos e o traçado antigo permite uma avaliaĂ§Ă£o melhor nas entradas e
saĂdas das curvas, despejar potĂªncia nas curtas retas e frear em locais menos
amistosos ao motorista.
O conforto interno durante a
viagem feita com trĂªs pessoas Ă© um ponto muito alto, Audi drive select auxilia
quando se usa a velocidade cruzeiro em modo econĂ´mico (Efficiency) ou mesmo a funĂ§Ă£o mais nervosa (Dynamic) e ainda tem mais trĂªs outros modos de conduĂ§Ă£o (Comfort, Automatic e Individual) caso
nenhuma das duas agrade. Por dentro, na sala de estar que Ă© o Audi A4 2.0 Ambition, ar-condicionado
automĂ¡tico de trĂªs zonas, teto solar elĂ©trico, sistema MMI com navegaĂ§Ă£o,
Bluetooth e Smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do
banco do motorista, proporcionam uma viagem tranqĂ¼ila e econĂ´mica, segundo o
computador de bordo, a média de consumo em rodovia ficou em excelentes 11,3
km/l.
O preço sugerido é salgado, R$
244.000 em compensaĂ§Ă£o a Audi ainda
oferece uma enormidade de serviços: Audi
Class Service, Audi Service Express, ConsĂ³rcio Premium Plan, AcessĂ³rios Audi,
Audi Finance, 100% Audi, 100% Service, Preço RevisĂ£o Audi, Audi CarLife Plus
e claro, test drive, aquele momento
em que vocĂª certamente deve levar junto alguns amigos para poderem tirĂ¡-lo de
dentro do carro depois de experimentar essa maravilha mecĂ¢nica do sĂ©culo XXI.
Ficha TĂ©cnica
0 ComentĂ¡rios