Com uma enorme cavalaria embaixo do capĂ´ e uma eficiĂªncia energĂ©tica impressionante, o modelo Ă© para quem sonha com potĂªncia e economia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Audi

Desde que comecei a admirar carros, a minha predileĂ§Ă£o sempre foi por modelos esportivos ou aqueles que tinham uma enorme usina de força colocada milimetricamente no espaço destinado ao motor. Fui fĂ£ de modelos como o Ford Maverick GT e o Dodge Charger RT, coupĂ©s que tinham como caracterĂ­stica o enorme V8 aspirado embaixo do capĂ´ e uma cavalaria de respeito: o Maverick 197 cv chegava a 182 km/h e o Charger com 215 cv e mĂ¡xima de 180 km/h.


Um belo dia a mecĂ¢nica resolveu ter um relacionamento muito sĂ©rio com a eletrĂ´nica, os novos componentes desenvolvidos na construĂ§Ă£o tanto da carroceria quanto das partes mecĂ¢nicas tiveram filhos mais fortes, eficientes e muito mais “nervosos” que seus antepassados se compararmos com o que existe hoje em dia, e com a adiĂ§Ă£o do turbo tudo que antes era exclusividade de motores gigantes e beberrões ficou reduzido a um tamanho compacto e econĂ´mico.


O melhor exemplo dessa nova geraĂ§Ă£o Ă© o Audi A4 2.0 Ambition, um sedĂ£ dos mais modernos da montadora alemĂ£, modelo topo de linha e que produz 252 cv e tem velocidade mĂ¡xima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Isso mesmo, limitada, porque se abrir a porteira sĂ³ Deus sabe onde pode chegar. Eu testei essa jĂ³ia da engenharia (mecĂ¢nica, eletrĂ´nica, ergonĂ´mica, aerodinĂ¢mica, comunicaĂ§Ă£o, etc.) durante uma semana e tive a sensaĂ§Ă£o que a saudade das imensas “barcas” vai ficar apenas restringida aos museus ou donos que os exibem com placas pretas.


Claro que esse jovem precisa se alimentar descentemente, o Audi A4 2.0 Ambition usa somente gasolina e claro, o conselho Ă© para que a mesma seja da melhor qualidade, assim vocĂª pode usufruir plenamente do motor 2.0 TFSI com 252 cv de potĂªncia e 370 Nm de torque, disponĂ­veis entre 1.600 e 4.500 rpm, ele vai 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, tem transmissĂ£o S tronic de sete velocidades e dupla embreagem e o sistema de traĂ§Ă£o integral permanente quattro. Note que diminuĂ­ram os cilindros (agora sĂ£o 4), aumentaram os cavalos e a velocidade final ficou absurdamente alta.


Dirigir na cidade Ă© um enorme prazer, as rĂ¡pidas e quase imperceptĂ­veis trocas de marchas fazem com que ele trabalhe sempre em um regime de rotaĂ§Ă£o muito baixa, com isso auxilia no consumo de combustĂ­vel que nĂ£o Ă© exagerado diante de tudo que o carro oferece: segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia foi de 7,5 km/l. Mas o que encanta Ă© o conceito do Audi Virtual Cockpit, uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes grĂ¡ficos de alta resoluĂ§Ă£o, com grande detalhamento e efeitos sofisticados aliado ao Head-up Display que Ă© a projeĂ§Ă£o da velocidade e outras informações no pĂ¡ra-brisa.


JĂ¡ na rodovia, em direĂ§Ă£o Ă  Atibaia, interior de SĂ£o Paulo e utilizando a FernĂ£o Dias, dĂ¡ para perceber logo de cara que o Audi A4 2.0 Ambition Ă© um enorme papĂ£o de asfalto. NĂ£o tem tempo ruim, utilizando-se do Cruise Control logo atinge a velocidade da estrada e no trecho mais sinuoso que Ă© feito em subida o carro se comporta sem nenhuma reclamaĂ§Ă£o. A variaĂ§Ă£o de velocidade em alguns pontos e o traçado antigo permite uma avaliaĂ§Ă£o melhor nas entradas e saĂ­das das curvas, despejar potĂªncia nas curtas retas e frear em locais menos amistosos ao motorista.


O conforto interno durante a viagem feita com trĂªs pessoas Ă© um ponto muito alto, Audi drive select auxilia quando se usa a velocidade cruzeiro em modo econĂ´mico (Efficiency) ou mesmo a funĂ§Ă£o mais nervosa (Dynamic) e ainda tem mais trĂªs outros modos de conduĂ§Ă£o (Comfort, Automatic e Individual) caso nenhuma das duas agrade. Por dentro, na sala de estar que Ă© o Audi A4 2.0 Ambition, ar-condicionado automĂ¡tico de trĂªs zonas, teto solar elĂ©trico, sistema MMI com navegaĂ§Ă£o, Bluetooth e Smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elĂ©trico do banco do motorista, proporcionam uma viagem tranqĂ¼ila e econĂ´mica, segundo o computador de bordo, a mĂ©dia de consumo em rodovia ficou em excelentes 11,3 km/l.


O preço sugerido Ă© salgado, R$ 244.000 em compensaĂ§Ă£o a Audi ainda oferece uma enormidade de serviços: Audi Class Service, Audi Service Express, ConsĂ³rcio Premium Plan, AcessĂ³rios Audi, Audi Finance, 100% Audi, 100% Service, Preço RevisĂ£o Audi, Audi CarLife Plus e claro, test drive, aquele momento em que vocĂª certamente deve levar junto alguns amigos para poderem tirĂ¡-lo de dentro do carro depois de experimentar essa maravilha mecĂ¢nica do sĂ©culo XXI.


Ficha TĂ©cnica