As dezoito marcas filiadas Ă  Abeifa – AssociaĂ§Ă£o Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de VeĂ­culos Automotores comercializaram, em janeiro, 1.945 unidades, total 41,7% inferior Ă s 3.336 unidades vendidas em dezembro Ăºltimo

Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o

Ante janeiro de 2016, a queda foi de 47%. Os veĂ­culos importados emplacados em janeiro significaram apenas 1,35% do mercado interno, que licenciou 143.582 unidades de automĂ³veis e comerciais leves.


“Os primeiros meses do ano sĂ£o, historicamente, muito fracos ao setor automotivo, mas no caso dos veĂ­culos importados os baixos volumes de comercializaĂ§Ă£o sĂ£o preocupantes, sobretudo porque estamos contingenciados por sistema de cotas, atĂ© o limite de 400 unidades por mĂªs, ou 4.800 unidades anuais, sem os 30 pontos percentuais”, argumenta JosĂ© Luiz Gandini, presidente da Abeifa, para quem “fora dessas cotas, os nossos produtos perdem competitividade nos preços ao consumidor final”.

ProduĂ§Ă£o local – Entre as associadas Ă  Abeifa, que tambĂ©m tĂªm produĂ§Ă£o nacional, BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fecharam o mĂªs de janeiro com 973 unidades emplacadas, total que representou queda de 33,9% em relaĂ§Ă£o ao mĂªs anterior. Comparado a janeiro de 2016, houve aumento de 53,5%, quando foram emplacadas 634 unidades nacionais.

Participações – Ao considerar somente os veĂ­culos importados, a participaĂ§Ă£o das associadas Ă  Abeifa, no total do mercado interno, Ă© de apenas 1,35% no mĂªs de janeiro. Com os totais somados – importados e produĂ§Ă£o nacional -, a participaĂ§Ă£o das filiadas Ă  Abeifa no mercado interno Ă© de 2,88% em janeiro de 2017.