YAMALOG Ă© a primeira empresa de logĂ­stica do Grupo Yamaha mundial

Texto e fotos: Yamaha

A Yamaha inaugurou, em janeiro, uma nova empresa: a Yamalog – Yamaha Motor do Brasil LogĂ­stica Ltda, com sede em Manaus (AM) e filiais na regiĂ£o Sudeste. Como diferencial, a Yamalog vai reproduzir a notĂ³ria qualidade dos produtos Yamaha, agora Ă  prestaĂ§Ă£o de serviços logĂ­sticos, atravĂ©s de uma criteriosa avaliaĂ§Ă£o e entendimento das necessidades dos clientes, e assumindo o compromisso de atender a todos sempre da melhor forma, conforme declara o seu slogan “Sempre do seu Jeito”.


A Yamalog Ă© a primeira empresa de logĂ­stica do Grupo Yamaha nĂ£o apenas no Brasil, mas tambĂ©m no mundo inteiro. Segundo declarou o presidente da Yamaha do Brasil, sr. Itaru Otani, “as pessoas de todo o grupo estarĂ£o prestando atenĂ§Ă£o ao compromisso empresarial da Yamalog”. Destacou tambĂ©m que “em primeiro lugara nova empresa tem que se concentrar em "Segurança" e "Qualidade", como empresa logĂ­stica e, em seguida, desenvolver serviços que ofereçam o mĂ¡ximo em benefĂ­cios e aumentem a competitividade da Yamaha no Brasil”.
A Yamaha terceiriza o seu serviço logĂ­stico desde a fĂ¡brica atĂ© a concessionĂ¡ria. ApĂ³s o produto finalizado na linha de montagem, começam as atividades de logĂ­stica, primeiramente com a inspeĂ§Ă£o de produto, carregamento, transporte das motocicletas e produtos nĂ¡uticos atĂ© o armazĂ©m de estoque.
Neste Centro de DistribuiĂ§Ă£o de produtos acabados acontece toda a gestĂ£o de estoque e organizaĂ§Ă£o logĂ­stica de expediĂ§Ă£o para os mais variados destinos. Na etapa seguinte da operaĂ§Ă£o, os produtos sĂ£o levados ao porto de Manaus, de onde, via balsa, sĂ£o encaminhados ao porto de BelĂ©m, para serem escoados via transporte rodoviĂ¡rio para todo o Brasil. É uma operaĂ§Ă£o cotidiana, complexa e que exige empresas comprometidas em oferecer o melhor resultado, pois um atraso qualquer nesse trajeto implica diretamente no descumprimento dos prazos de entrega assumidos com os consumidores finais.


A Yamalog começou a operar jĂ¡ oferecendo muitos desses serviços, tais como: transporte e operaĂ§Ă£o in house desde a saĂ­da da linha de produĂ§Ă£o, expediĂ§Ă£o da fĂ¡brica, transferĂªncia dos produtos acabados da fĂ¡brica para o CD, gestĂ£o do estoque, inventĂ¡rios, expediĂ§Ă£o e faturamento, disponibilizaĂ§Ă£o de mĂ£o de obra e tambĂ©m equipamentos de movimentaĂ§Ă£o de materiais. Em 2018 estarĂ¡ presente em todas as frentes do processo de logĂ­stica da empresa, passando a atuar com armazenagem e distribuiĂ§Ă£o em Ă¡reas autĂ´nomas em relaĂ§Ă£o aos negĂ³cios das demais empresas do Grupo no Brasil.
Vale ressaltar que embora a Yamalog pertença ao Grupo Yamaha, nĂ£o terĂ¡ nenhum benefĂ­cio nas licitações da Empresa e concorrerĂ¡ com outros fornecedores de logĂ­stica, assim como terĂ¡ seu desempenho avaliado constantemente. Por outro lado, a Yamalog nĂ£o foi criada Ăºnica e especialmente para atender o Grupo, e sim para ser atuante em todos os mercados, oferecendo seus serviços a outros clientes.


TambĂ©m na cerimĂ´nia de inauguraĂ§Ă£o, em Manaus, o diretor de negĂ³cios Yamalog, Eurydes Barcellos, afirmou que o compromisso da nova empresa Ă© “contribuir positivamente para melhorar o resultado comercial do grupo Yamaha no Brasil”, alĂ©m de “fazer a diferença no mercado e tornar-se uma referĂªncia para a Yamaha no mundo inteiro, em termos de excelĂªncia e inovaĂ§Ă£o”. O objetivo Ă© atingir a missĂ£o da Yamalog de fornecer uma logĂ­stica de alta qualidade, com custos competitivos, que tragam mais satisfaĂ§Ă£o para seus clientes finais.
A expectativa Ă© que a Yamalog esteja preparada para assumir novos negĂ³cios a partir do terceiro trimestre de 2017.

Serviços oferecidos pela YAMALOG