Efeito corrosivo da maresia pode danificar componentes como o amortecedor

Texto e fotos: Monroe

As férias terminaram e, com a volta à rotina, é preciso retomar os cuidados com o veículo. Quem aproveitou a folga para passar uns dias na praia deve redobrar a atenção com a manutenção do carro. Isso porque a ação corrosiva da maresia pode afetar componentes importantes e essenciais para a segurança do automóvel, como o amortecedor, por exemplo.
“A maresia acelera o processo de oxidação da lataria e das peças de metal do carro, o que inclui o conjunto da suspensão”, explica Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, empresa líder no desenvolvimento e fabricação de amortecedores.


Para quem ainda vai pegar a estrada e seguir em direção a praia, a dica para evitar o problema é polir o automóvel antes da viagem, já que a cera atua como uma película contra a corrosão. Já os motoristas que estão voltando do litoral devem providenciar, o quanto antes, uma lavagem completa do carro.
De acordo com Caretta, esse procedimento é fundamental para evitar a danificação das peças. “O ideal é que essa limpeza seja feita no mesmo dia da volta ou o mais breve possível”, recomenda o especialista que acrescenta: “A melhor forma de limpar as peças é usando shampoo automotivo ou água e sabão neutro. Materiais alcalinos ou derivados de petróleo, muitas vezes utilizados por alguns estabelecimentos, devem ser evitados a todo custo, pois prejudicam os componentes de borracha”, afirma. Além disso, é importante que a lavagem seja realizada também por baixo do veículo.


Além da limpeza, Caretta recomenda também que o motorista leve o carro para uma inspeção após as férias. Algumas partes do componente, como haste e retentor, por exemplo, podem sofrer danos com a entrada de areia caso a coifa de proteção do amortecedor esteja danificada ou rasgada. “Para dirigir com segurança é importante ter certeza de que as condições de uso do automóvel estão adequadas. Agentes externos, como a areia, podem causar danos irreversíveis, comprometendo a qualidade da peça”, alerta o especialista.
Mais informações sobre os produtos Monroe e dúvidas sobre revisão e substituição podem ser consultadas no serviço de relacionamento com o cliente no 0800-166-004 ou através do site www.monroe.com.br.