Os dias frios de inverno animam o Carnaval

Texto e fotos: CCCR — CzechTourism

Personagens dançam pelas ruas, bailes luxuosos, banquetes interminĂ¡veis. No carnaval mais colorido da RepĂºblica Tcheca, alĂ©m das celebrações histĂ³ricas e tradicionais inscritas na UNESCO, Ă© possĂ­vel viver o boĂªmio Carnevale de Praga que revive os tempos de Mozart.


As festas de carnaval nĂ£o sĂ£o novas na RepĂºblica Tcheca. A primeira referĂªncia a ele data do sĂ©culo 13 e as festividades provavelmente se relacionavam com o antigo culto ao mitolĂ³gico deus Baco.
No passado, o perĂ­odo festas começava em 6 de janeiro e, durante os dias de  carnaval era costume organizar um casamento de famĂ­lia ou fazer a matança dos porcos, uma vez que durante o resto do ano nĂ£o haveria tempo para festas mundanas.
No Carnaval, antes que as fantasias enchessem as ruas, era preciso convidar os fantasiados. Dizia-se que, quem estivesse nesse dia com a barriga devidamente cheia, seria forte durante todo o ano. Depois da comilança vinha a esperada terça feira de carnaval, quando os homens disfarçados iam de casa em casa e, por sua atuaĂ§Ă£o, ganhavam carne, doce ou um copo de aguardente.


Cada traje do desfile tinha sua prĂ³pria tarefa e posiĂ§Ă£o. NĂ£o podia faltar o Multicolorido (StrakatĂ½) e a Mulherzinha, (ŽenuÅ¡ka), que paravam em frente de cada casa desejando saĂºde e felicidade. Acredita-se que o nĂºmero de retalhos que decoravam o traje multicolorido indicava o nĂºmero de dias de sorte ao longo do ano.
O FanfarrĂ£o (SlamÄ›nĂ½) abençoava as mulheres que queriam ter um filho e no desfile nĂ£o podia faltar o quarteto de turcos que deveriam dar grandes saltos para que o trigo crescesse. A ronda acabava por derrubar a fantasia da Égua (Kobyla) e a festa seguia atĂ© a meia noite.
Quem quiser participar das celebrações mais tradicionais do carnaval deve ir Ă  regiĂ£o de Hlinecko, uns 150 quilĂ´metros a leste de Praga. Nas aldeias locais as rondas de fantasia conservam a tradiĂ§Ă£o do sĂ©culo 19 e estĂ£o incluĂ­das na Lista do PatrimĂ´nio Imaterial da UNESCO. Os primeiros desfiles começam em  31 de janeiro no skĂ¡nsen de VeselĂ½ Kopec (a Colina Alegre) ou em Hamry.
A pitoresca cidade de ÄŒeskĂ½ Krumlov oferece uns dias de festa no meio de fevereiro quando as ruas se enchem de fantasias, artistas de teatro e malabaristas. No mercado medieval Ă© possĂ­vel saborear as delicias do abate, especialmente o deliciosos chouriço negro  (jelito) ou o chouriço branco (jitrnice).
Fechando com chave de ouro, de 18 a 28 de fevereiro acontece o festival Carnevale  de Praga . É uma apresentaĂ§Ă£o de ideias geniais, de sabores refinados e de muita criatividade. Lembra as histĂ³ricas festas alegĂ³ricas que se organizavam no territĂ³rio tcheco desde a Idade MĂ©dia. O evento acontece em espaços pĂºblicos, palĂ¡cios, museus, galerias e teatros, restaurantes e lojas.