Mahé é a principal e maior ilha do arquipélago de Seychelles

Texto e fotos: Ilhas Seychelles

Porta de entrada do país, é ali que localiza-se o aeroporto internacional e a pequena capital Victoria, além da grande maioria dos hotéis, restaurantes e tours. Muitos viajantes costumam passar alguns dias hospedados no local antes de explorar outras ilhas do destino. Algumas, por serem bem próximas à Mahé, podem ser vistadas em passeios de apenas um dia. Veja abaixo duas ilhas para conhecer a partir de Mahé em uma viagem a Seychelles:


Saint Anne
Distância de Mahé: 4 Km
Como chegar: 15 minutos de barco ou 5 minutos de helicóptero
Características: maior ilha do Parque Nacional Ste. Anne Marine. Descoberta em 1742, foi a primeira a ser povoada pelos franceses, antes que fixassem residência em Mahé. Além dos coqueiros, há muitas plantas de canela que crescem em suas encostas. Por ser um santuário de fauna e flora, há uma diversidade enorme de vida marinha e é um local onde tradicionalmente as tartarugas marinhas colocam seus ovos.
Atrações: ótima ilha para mergulhar ou fazer passeios de snorkel, ver a vida marinha em barcos com fundo de vidro, fazer trilhas, andar de bicicleta e se deliciar em excelentes restaurantes.


Cerf Island
Distância de Mahé: 4 Km
Como chegar: 10 minutos de barco ou 10 minutos de helicóptero
Características: situada dentro do Parque Nacional Ste. Anne Marine, Cerf é a ilha mais próxima de Mahé. Por já ter tido uma próspera indústria de cocos, o local ainda possui muitos coqueiros espalhados, além de uma população de tartarugas gigantes e morcegos.
Atrações: ótimo local para nado, snorkelling, passeios de caiaque e muito popular para piqueniques para os moradores de Mahé. É perfeito para relaxar, já que oferece muita privacidade aos visitantes, ou explorar a natureza abundante. Há também restaurantes que servem uma deliciosa gastronomia creole.

Já Praslin, segunda maior ilha do país, é a casa do famoso Vallée de Mai, e também um destino muito popular entre os turistas. Por ser outro ponto muito procurado para hospedagem, visitantes podem viajar para outras ilhas próximas em passeios curtos para conhecer as diferenças entre as ilhas seychellois. Veja duas ilhas para conhecer a partir de Praslin:


Aride
Distância de Praslin: 10 Km
Como chegar: 30 a 45 minutos de barco
Características: uma das ilhas mais intocadas, possui mais espécies de pássaros marinhos do que qualquer outra ilha do Oceano Índico. Ali vivem dezoito espécies nativas de aves, sendo cinco endêmicas de Seychelles. É a casa também de uma das mais densas populações de lagartos do planeta e de uma flora única, com plantas que crescem apenas ali. A ilha pode fechar para visitação em algumas épocas do ano.
Atrações: a ilha é perfeita para quem gosta de observar diversas espécies de pássaros em um ambiente completamente preservado. É possível fazer trilhas na natureza para observar sua grande diversidade e fazer piqueniques.


Cousin
Distância de Praslin: 2 Km
Como chegar: 15 a 45 minutos de barco
Características: Cousin é uma reserva natural desde 1968 e casa de alguns dos pássaros mais raros de Seychelles. Todos os anos, mais de 250 mil aves fazem seus ninhos ali. Há também tartarugas gigantes e é um dos locais favoritos das tartarugas hawksbill para colocarem seus ovos. É muito popular para viagens de um dia e recebe cerca de 10 mil visitantes por ano.
Atrações: lugar muito popular para observação de pássaros e há tours guiados para que os viajantes possam conhecer melhor este santuário.

Estas são apenas algumas opções de visitas de um dia a ilhas seychellois, partindo das principais. Há muitas outras alternativas para conhecer o destino. É indicado sempre pesquisar os dias que as ilhas estão abertas para visitação e se há alguma taxa de entrada.