Conhecer plantação de lichia é opção de passeio na cidade

Texto e fotos: CPTM

Ainda dá tempo de fazer uma viagem diferente neste sábado (14) e embarcar em um trem antigo, com destino à cidade das flores: Mogi das Cruzes. O Expresso Turístico da CPTM parte da Estação da Luz, às 8h30. O preço unitário do bilhete é de R$ 45 reais (ida e volta), com descontos que podem chegar à 50% na compra de quatro passagens. As vendas são realizadas diariamente nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André.


Localizada a 48 quilômetros da capital paulista, Mogi das Cruzes é conhecida como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da forte presença japonesa na cidade durante a primeira metade do século 20. Mas também é importante produtora de frutas como caqui e lichia. O percurso da Luz até Mogi dura cerca de 1h30.
O mês de janeiro é época de colheita da lichia e, ao chegar na cidade, há opções de passeio monitorado comercializado por uma agência de turismo local. O tour rural inclui transporte em ônibus e visita à Fruticultura Hoçoya, criada na década de 1960. Além de conhecer a plantação, há degustação de lichia e do suco. Os turistas também podem colher a fruta e levar para casa por R$ 8 reais o quilo. Informações podem ser obtidas no Comtur (Conselho de Turismo de Mogi das Cruzes) pelo telefone (11) 4761-9233.


Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até o destino escolhido. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo. Os interessados podem obter mais informações e conferir a abertura de novas datas para viagens no site: http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx.

Serviço
Expresso Turístico Mogi das Cruzes
Data: 14/01, sábado
Embarque: às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz
Retorno: às 16h30 na plataforma da Estação Estudantes

Bilheterias
Estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André
De segunda a domingo, das 9h às 18h