Riviera Maya, desertos, montanhas, costa do Pacífico, Baja Califórnia – é possível explorar destinos muito diversificados em terras mexicanas

Texto e fotos: Royal Holiday

Conseguiu aqueles dias de férias para este verão? Gosta de praia, calor, história, esportes, aventura, conforto, pratos exuberantes e natureza? A Royal Holiday, clube de férias que coloca o mundo ao alcance dos brasileiros, compilou uma lista com 10 cidades do México que combinam vários destes elementos.
A lista abaixo inclui a capital – única opção não banhada pelo mar e porta de entrada dos voos internacionais – e localidades tanto da costa do Atlântico quanto do Pacífico, e ainda sugere hotéis de primeira para a sua estada. Sempre é possível você cobrir mais de uma cidade criando um roteiro personalizado com deslocamento aéreo ou até terrestre, em alguns casos. Confira:


Cidade do México: passeio cultural pela capital
Ponto de chegada dos voos diretos que partem do Brasil, a Cidade do México tem opções demais para serem listadas. Mas considerando as proximidades do Hilton Mexico City Reforma, hotel localizado ao lado da avenida mais famosa da cidade, podem ser mencionadas algumas atrações imperdíveis acessíveis pelo Paseo de La Reforma no Centro Histórico e no Bosque de Chapultepec. Tais como a Catedral Metropolitana, Praça da Constituição, Palácio Nacional, Praça da República, Palácio das Belas Artes e Castelo de Chapultepec.  Dando uma esticada, vale visitar o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, onde fica guardado o manto de quase 500 anos com a misteriosa imagem da padroeira do México, e a pouco mais de 70 quilômetros, explorar o sítio arqueológico e subir na Pirâmide do Sol, a terceira maior do mundo. Entretenimento e gastronomia de primeira podem ser encontrados em várias partes da Zona Rosa. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


Cancun: sol e agito
Em Cancun, além das praias e clubes mundialmente famosos, também é possível explorar as ruínas El Rey, localizadas na zona hoteleira e que contam com várias estruturas da antiga civilização Maia. Há viagens de barco regadas a comida e bebida mexicana saindo da cidade que passam não apenas pelas ruínas, mas também pela Isla Mujeres, com parada para snorkel no recife El Meco e muitas aulas de salsa a bordo. Um dos melhores hotéis nas imediações é o Park Royal Cancún, complexo de luxo com imensa piscina de fundo infinito e apartamentos com varanda ou terraço privativo com vista para o mar. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


Playa del Carmen: sítios arqueológicos e cultura Maia
Playa del Carmen, na Riviera Maya, oferece opções de recreação como golfe, mergulho, pescaria, caiaque, danças e esportes coletivos. Para aproveitar a cidade em si, visite o centro na Quinta Avenida, que reúne bares, restaurantes, lojas e clubes. Imperdíveis também são os imensos sítios arqueológicos de Tulum, Chichen Itzá e Coba, com opções incríveis para toda a família, além dos parques com temática Maia.  A Royal Holiday recomenda o Grand Riviera Princess como opção de estada, pois oferece 12 restaurantes de várias nacionalidades, além de um teatro próprio e uma discoteca.  Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


Cozumel: um mar perfeito para atividades aquáticas
Saindo de Playa del Carmen, uma balsa até a ilha de Cozumel leva, em média, 2 horas. Ainda na região da Riviera Maya, é plana e quase toda coberta por florestas protegidas por uma reserva natural. Oferece várias aventuras, como passeios de motos, jipes e alguns outros veículos bem peculiares. Apesar de relativamente pequena, há gente de todo o mundo na ilha, que chega a receber 11 transatlânticos de uma vez. Não deixe de visitar o único santuário de tartarugas marinhas da área, na Baía de Akumal, nem as ruínas de Tulum, relativamente próximas. O Grand Park Royal Cozumel, premiado por sua arquitetura e design de interior, tem piscina com escorregador e fica de frente para os recifes de coral com acesso exclusivo à praia. E os apartamentos têm uma vista desobstruída espetacular. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


Huatulco: baías incríveis
Do outro lado do México, na costa do Pacífico, fica Huatulco. Aproveite tudo que o hotel Park Royal Huatulco tem a oferecer e depois vá conhecer o parque nacional e as várias praias, cachoeiras e baías – 9 baías, para ser mais exato. É possível velejar por todas elas de uma vez ou escolher algumas para explorar mais a fundo. Tangolunga e Santa Cruz contam com as melhores condições para esportes como windsurf e jet ski, mas em todas elas a água é cristalina, sendo  possível nadar com snorkel sobre os inúmeros recifes que formam incríveis bolsões de vida marinha por toda a área. Restaurantes e outras atrações em terra completam a experiência. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


Acapulco: diversão com as crianças
Acapulco está a pouco mais de 4 horas da Cidade do México por terra – fica a dica! Após deixar as malas no Park Royal Acapulco, relaxe em uma sessão de aromaterapia ou reflexologia no spa e aproveite a sauna, duas piscinas e a incrível vista do solário antes de ir para as praias, fazer um breve cruzeiro romântico ou ir às compras na cidade. Ver os mergulhadores pulando dos rochedos na La Quebrada é imperdível e o Museu de Acapulco, no Fuerte San Diego, certamente vale a visita. O Centro Cultural, o Parque Papagayo e o Centro Acapulco, que tem até show de golfinhos, são ótimas opções para as crianças. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


Ixtapa: para os que preferem tranquilidade
Ixtapa é relativamente pouco procurada por turistas estrangeiros e você perceberá o quão sofisticada é a localidade com seus mais de 25 quilômetros de praias e um charme a mais devido à pequena cidade de Zihuatanejo, nas proximidades. Em forma de diamante e bem protegida do Oceano Pacífico, a baía de Zihuatanejo oferece águas muito tranquilas que contrastam, ao fundo, com as montanhas da Sierra Madre. O Park Royal Ixtapa é o melhor hotel da região e oferece longas ciclovias, fantásticos campos de golfe e trilhas para cavalgar entre as opções, sendo que a Isla Ixtapa não pode deixar de ser visitada. As festas são bastante elegantes. Deixe suas melhores roupas separadas, principalmente se a ocasião for a bordo de um dos iates da marina. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


Puerto Vallarta: cenários cinematográficos
Escolha o Park Royal Puerto Vallarta para se hospedar e aproveite bem os jardins, cascatas e praias privadas. A cidade ficou famosa por ser locação do filme “A Noite do Iguana” de 1964, com Richard Burton, Ava Gardner e Deborah Kerr, e muito do clima sensual, exótico e redentor da película pode ser apreciada no local até hoje. O ecoturismo é muito forte e levado a sério, incluindo observação de baleias, excursões na natureza, pesca em alto mar e passeios de barco a vela. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


San José del Cabo: aprecie a beleza da arquitetura colonial espanhola
Uma mistura de montanhas, deserto e praias, San José del Cabo apresenta um tranquilo e charmoso clima colonial, com galerias, boutiques e pequenos restaurantes extravagantes. Uma opção interessante de hospedagem é o Park Royal Los Cabos, resort localizado no Fonatur Golf Course. Aproveite o uso das amenidades do local, principalmente das duas piscinas, pois devido às correntes, rochas e fauna marinha do Golfo da Califórnia, nem todas as praias são apropriadas para nadar. Se procura algo mais moderno, a apenas 30 quilômetros fica Cabo San Lucas e suas praias com intrigantes formações rochosas onde é possível encontrar golfinhos, baleias e leões marinhos. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.


Mazatlán: diversão e cultura
Em Mazatlán, descanse no Park Royal Mazatlán, com spa e serviço de quarto 24 horas. Os bares e restaurantes da cidade parecem remeter ao clima dos anos 1950 durante o pôr do sol e os esportes aquáticos, como surfe, mergulho e pesca esportiva, são pontos altos do turismo local, assim como as lagoas de cor turquesa e o Malecón, maior calçadão da América Latina, que se estende por 21 quilômetros. Percorrendo o calçadão, é possível observar a bela arquitetura do centro histórico, com detalhes únicos no México de estilos neoclássico e barroco. Ali fica a Catedral Basílica, construída em estilo neogótico, mercados de rua, cafeterias, igrejas e praças. Na parte mais nova da cidade ficam os clubes noturnos, boutiques, bares e restaurantes mais badalados – não deixe de provar o peixe espada com os temperos típicos desta área da costa. Clique em “Atrações” no site do hotel para uma lista com mais opções.