Peugeot continua fazendo 1,2, 3 na Geral, mas agora com Peterhansel Ă  frente

Texto: Carlos Lua
Fotos: Dakar / DPPI


Pierre Corneille foi um dramaturgo francĂªs (1606-1684) considerado um dos trĂªs grandes do sĂ©culo 17. Ele dizia “Vencer sem riscos traz triunfo sem glĂ³ria”, a vitĂ³ria desta 6ª feira de Loeb foi um pouco fruto da sorte, do menor nĂºmero de erros que cometeu e ao fato da especial ter sido encerrada (mau tempo, chuva e condições impossĂ­veis no caminho atĂ© Oruru) com apenas 219 dos 438 km reservados para cronometragem.


Sem as dunas do trecho final a especial foi decidida pela navegaĂ§Ă£o e a dupla Loeb / Elena no Peugeot #309, mesmo tendo mais de 6 minutos de vantagem logo no inĂ­cio titubeante de muitos, acabou ainda 44 segundos Ă  frente de Nani Roma / Haro Bravo Toyota #305. Mas com certeza ela nĂ£o estĂ£o nem aĂ­ para o que achava Corneille!


O resto da Equipe Peugeot segue na liderança geral agora com Peterhansel / Cottret #300 e em 3º com Despres / Castera #307 Ă  frente da Toyota #305 que um dia antes estava 10 minutos atrĂ¡s e agora diminuiu para 5 minutos a diferença) e do Mini #303 de Hirvonen / Perin que foi outro que andou se perdendo na imensidĂ£o do Altiplano Boliviano.


NĂ£o foi um dia nada fĂ¡cil para dupla brasileira Sylvio Barros / Rafael Capoani no MINI #339, que terminaram em 29º e caĂ­ram para 14º na geral. Em dia tĂ£o especial podem considerar mais esse ponto positivo para a dupla que mostrou que tambĂ©m sabe navegar.


Mas para levantar mais alto a nossa bandeira lĂ¡ estava outra vez a dupla do Polaris #351 Leandro Torres / Lourival Roldan! Chegaram em 2º na especial, mas assumiram a ponta na geral. Com 2h 30m de vantagem para o 2º colocado o tĂ­tulo (inĂ©dito para o Brasil) no Dakar estĂ¡ amadurecendo a olhos vistos. Como diria Mario Quintana (assim mesmo, Mario sem acento) “Um bom poema Ă© aquele que nos dĂ¡ a impressĂ£o de que estĂ¡ lendo a gente... e nĂ£o a gente a ele!” É isso que estĂ¡ acontecendo com esse poema maior que Ă© o Dakar e a sua relaĂ§Ă£o com a dupla Leandro e Lourival.


Entre as motos vitĂ³ria do inglĂªs Sam Sunderland na KTM #14, que agora assume a liderança na geral. Nunca vi categoria para mudar mais de lĂ­deres, cada dia tem um novo!  Para os brasileiros, destaque para o Ricardo Martins Yamaha #164 com o 32º tempo e subiu para 66º na geral.  Richard Fliter Honda #159 fez um bom 54º tempo e agora Ă© 57º na geral. GregĂ³rio Caselani Hinda #158, sempre sofre mais ao ser alcançado pelos carros terminou em 101º e Ă© 99º na geral.
Nos caminhões o holandĂªs Gerard De Rooy no seu IVECO #500 venceu de novo e assumiu a liderança na geral perseguido pela matilha KAMAZ que estĂ¡ a 2m36 s (#505), 6m36 (#513) e 16m32 (#501).
A Etapa do Dia 6 que deveria levar o pessoal neste sĂ¡bado atĂ© La Paz foi cancelada devido ao mau tempo. Ficam valendo entĂ£o dois dias de descanso antes de retornarem Ă  disputa na 2ª feira. AtĂ© lĂ¡!


ClassificaĂ§Ă£o Geral dos Carros na Soma das Cinco Etapas