A 3650m de altura acima do nível do mar a sede do Governo Boliviano recebe o Dakar de braços e sorrisos abertos

Texto: Carlos Lua
Fotos: Dakar / DPPI


Carlos Mesa foi Presidente da BolĂ­via por um curto  perĂ­odo de menos de dois anos, Ă© cineasta, jornalista, homem de televisĂ£o e pacenho (gentĂ­lico de La Paz, cidade com 207 anos de idade e construĂ­da a 3.650m de altura) apaixonado. Segundo ele a cidade “É como um sonho. Os picos, agulhas, neve, os perfis mĂ¡gicos e impensados aparecem e desaparecem como flashes quando a luz do amanhecer desenha esse anel extraordinĂ¡rio de ocres, cinzas, negros, marrons, vermelhos, brancos e azuis de intensidades que com o passar das horas do dia mudam como a pele de um camaleĂ£o” e completa “O cĂ©u de La Paz Ă© a grande tela luminosa desse quadro desafiador e ameaçador em sua negritude no inĂ­cio da tarde escura de verões chuvosos que inundam o chĂ£o”


Pois foi exatamente essa chuva que acabou por cancelar a etapa de sĂ¡bado e fazer dela uma colorida, animada e concorrida procissĂ£o atĂ© chegar a La Paz e a esperança de um tempo melhor (confirmado pela previsĂ£o meteorolĂ³gica) para segunda feira. É quando deixam o sopĂ© do pico Resplandecente (Illimani em lĂ­ngua AimarĂ¡ de 6.438m de altura ao lado de La Paz) em direĂ§Ă£o ao sul do paĂ­s atĂ© Uyuni ao lado da maior planĂ­cie de sal do mundo, com 10.582 quilĂ´metros quadrados. E de tempo bom, cĂ©u aberto.


EntĂ£o esse domingo a caravana toda do Dakar estĂ¡ aproveitando como um inusitado 2º dia de descanso seguido. Bem a calhar para a dureza que ainda tem pela frente, com uma longa etapa de 1.000km (322 km cronometrados), sempre percorrendo o Altiplano, atĂ© Uyuni que, alĂ©m do mais, Ă© uma etapa Maratona, com assistĂªncia tĂ©cnica limitada.


A Equipe Peugeot vai continuar aproveitando seu modelo 4x2 de motor turbo e sua velocidade de ponta para, nessa altitude, colocar a maior distĂ¢ncia possĂ­vel entre seus carros e o Toyota que espera encontrar trechos mais adequados ao seu motor aspirado. Enquanto isso a MINI procura uma soluĂ§Ă£o para balancear a pouca velocidade de ponta, com a menor perda em altitude do motor turbo e a traĂ§Ă£o 4x4 que vai servir mais adiante.


Nesta 2ª estaremos de volta para o Ăºltimo dia de Altiplano, de sede do ImpĂ©rio Inca, para depois cumprir mais 5 etapas em territĂ³rio argentino atĂ© Buenos Aires. AtĂ© lĂ¡!