TURISMO: Viaje por quatro roteiros culturais pela Europa

Destinos englobam Cinema, Música, Artes e Literatura no continente

Texto e fotos: VisitEurope.com/European Travel Commission

A Europa apresenta o melhor roteiro de viagem para os amantes de Cultura. Cinema, Literatura, Música ou Artes, escolha a sua paixão e prepare um roteiro customizado. “De museus a festivais, de roteiros de filmes a personagens da literatura universal, há uma infinidade de possibilidades para planejar uma viagem especial pelos países da Europa”, explica o diretor de Marketing da Comissão Europeia de Turismo, Miguel Gallego.


Antes de fazer as malas, faça uma lista dos seus filmes e livros favoritos para conhecer os mesmos cenários onde viveram seus personagens prediletos. Ou volte ao tempo seguindo os passos de muitos artistas, escritores e cineastas.

A Sétima Arte no Velho Mundo
Para os cinéfilos, pense em agendar as férias levando em conta as datas dos principais festivais de cinema.  Conheça Berlim em fevereiro para aproveitar o Festival de Cinema Berlinale. Criado em 1951, premia os melhores filmes com o Urso de Ouro e Urso de Prata. A cidade também é conhecida pela sua vida noturna e traz muitas opções de passeios culturais e baladas. Maio é o mês de um dos eventos mais importantes do Cinema, o Festival de Cannes, na França. Aproveite para passar um final de semana em Mônaco e conheça um país que é cenário de muitos filmes. Setembro é época do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha. Conheça a extraordinária culinária da cidade e os seus tesouros arquitetônicos pela costa e pelo Rio Urumea com suas pontes magníficas.


A opção é fazer, literalmente, um roteiro de filme. Os fãs da Trilogia “Antes do amanhecer” – que  foi inspirada em um encontro do diretor do filme, Richard Linklater, com uma garota  – podem fazer um tour pela Europa seguindo os passos dos personagens Jesse e Céline na Áustria, França e Grécia. James Bond e Jason Bourne, além de destemidos, são ótimas inspirações para decidir quais países conhecer em tour pela Europa. Basta seguir todos os lugares do continente que eles viajaram em seus filmes. Outro “personagem-inspiração” é o Don Vito Corleone para quem vai para a Itália, a família criada por Mario Puzo leva o nome dessa bela cidade. Se quiser se encantar com as paisagens e a arquitetura antes de embarcar, assista às cenas de Michael Corleone por lá no filme do premiado diretor Francis Ford Coppola.

Dos livros às ruas europeias
Para quem gosta de viajar para outras épocas e lugares pelos livros, a Europa faz com que o turista possa reviver cenários  das obras de grandes escritores, como Victor Hugo, Milan Kundera, J. K. Rowling,  entre muitos outros. Ao visitar Dublin, na Irlanda, siga os passos de “Ulisses” de James Joyce, que conta a história das longas caminhadas dos personagens Leopard Bloom e Stephen Dedalus. Em 16 de junho é o feriado de “Bloomsday” onde é possível ouvir trechos do livro por toda a cidade e fazer visitas aos locais que o personagem percorre na obra com encenações teatrais.


Um dos famosos escritores da República Tcheca é Franz Kafka. Em Praga, o “Café Louvre”, fundado em 1902, era ponto de encontro do autor de “A Metamorfose” e seus amigos. Dentro do local, ainda existem registros desses encontros. Também vá até a “Kafka Bookstore”,  biblioteca que pertenceu ao pai do escritor e, hoje, vende todos os livros dele em diversas línguas. Volte ao início do século XX de Ernest Hemingway de “Paris é uma festa” quando ele convivia na cidade com intelectuais e escritores como Gertrude Stein, James Joyce, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald.

Seguindo as notas das canções
A pluralidade dos festivais de música europeus agrada todos os gostos. Durante todo ano é possível ter momentos inesquecíveis ouvindo um bom “som”. Na Áustria, o badalado show Swonbombing anima os fãs de música eletrônica e de esqui no começo de todo mês de abril. O evento é realizado na cidade Mayrhofen, oeste do país, em pistas de esqui, florestas e campos de iglu.


O nome da cidade Roskilde é quase uma ode à palavra “rock”. E não é por acaso que essa pequena cidade na Dinamarca recebe um dos maiores festivais de rock do continente. Todos os anos, entre junho e julho, bandas como Arctic Monkeys e Foo Fighters visitam os palcos do Roskilde. O viajante que se aventurar por essa “terra das guitarras” pode repousar em alojamentos com designs únicos e aproveitar para comprar lembranças dos artistas nas diversas lojas especializadas da cidade.

Conhecendo a Arte em seu berço
Grandes pinturas e esculturas clássicas e contemporâneas estão em museus em toda a Europa. Renomados artistas viveram por todo o continente, como Monet, Picasso, Da Vinci, Renoir, Van Gogh, entre muitos outros. Se for fazer um roteiro pela Europa por museus de Arte, como o Museu do Louvre e o d'Orsay, em Paris, são indispensáveis. O Museu do Prado e o Reina Sofía, em Madrid, na Espanha, são considerados alguns dos mais importantes do mundo com obras de Goya, El Greco e Picasso.


Em Florença, na Itália, as Galerias Uffizi merecem uma visita para ver obras únicas que contam a história da Humanidade, como o Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, A Anunciação, de Leonardo da Vinci, ou as várias obras de Rafael ou Dürer. Já em Viena, na Áustria, o Museu Belvedere abriga a maior coleção de pinturas de Gustav Klimt.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.