Conhecer a cultura e histĂ³ria de um lugar Ă© sempre uma das principais experiĂªncias de uma viagem, sĂ£o caracterĂ­sticas que diferenciam aquelas pessoas de todos os outros povos do mundo

Texto e fotos: Visite Barbados

Estar aberto para entender como funciona a rotina daquela populaĂ§Ă£o faz toda a diferença, alĂ©m de trazer muitas aprendizagens. A gastronomia, por exemplo, Ă© uma parte essencial da cultura local e nĂ£o hĂ¡ nada mais delicioso (e Ă s vezes exĂ³tico) do que ir atrĂ¡s de pratos e quitutes tĂ­picos de um paĂ­s estrangeiro.


A ilha caribenha de Barbados tem uma gastronomia que merece (e muito!) a atenĂ§Ă£o dos turistas. Com influĂªncias europeias, africanas e caribenhas, os peixes e frutos do mar sĂ£o os mais consumidos, principalmente o peixe-voador, sĂ­mbolo do paĂ­s. Mas hĂ¡ tambĂ©m outras opções de carne vermelha ou branca, como o Chefette, fast food barbadiano que serve porções generosas. Outra delĂ­cia bastante popular Ă© a macaroni pie, literalmente uma torta de macarrĂ£o que vale a pena experimentar. E um ingrediente indispensĂ¡vel na cozinha bajan Ă© a pimenta, os pratos costumam ser bastante apimentados por ali.


Alguns tours e atrações ajudam os visitantes a conhecer melhor a parte cultural do paĂ­s com a ajuda de pessoas locais, que sĂ£o especialistas no assunto. Um deles, que inaugurou recentemente, Ă© o Lickrish Food Tours, um passeio focado em histĂ³ria e gastronomia barbadiana. O grupo Ă© guiado pelas ruas de Bridgetown, capital da ilha e PatrimĂ´nio Mundial da UNESCO, e experimenta diversas iguarias bajans, em restaurantes pouco conhecidos pelos turistas, enquanto o guia vai contando diversas curiosidades e fatos da histĂ³ria do paĂ­s. O passeio Ă© feito todo em inglĂªs e tem cerca de trĂªs horas de duraĂ§Ă£o. Para participar, Ă© possĂ­vel fazer a inscriĂ§Ă£o pelo site www.lickrishfoodtours.com.


Para chegar em Barbados e experimentar essa deliciosa gastronomia, a Avianca oferece dois voos semanais para o destino, Ă s quartas-feiras e aos sĂ¡bados, com conexĂ£o em BogotĂ¡, na ColĂ´mbia.
Para saber mais, acesse o site www.visitebarbados.com.