TURISMO: Natal em Israel: experiências festivas e espirituais

Nazaré, Jerusalém, Haifa e Tel Aviv recebem visitantes e peregrinos para as celebrações únicas da Terra Santa

Texto e fotos: Ministério do Turismo de Israel no Brasil

O Natal em Israel oferece aos peregrinos e visitantes uma experiência festiva e espiritual muito especial e única, com a oportunidade de passar o Natal na cidade antiga de Jerusalém, participar das festas de Natal e da Missa na Basílica da Anunciação, em Nazaré, e visitar diversos lugares cristãos na Galileia, além de participar do Festival Holiday of Holidays, em Haifa.


Confira quais são os eventos natalinos pelo país:

Nazaré
24 de dezembro
16h Parada festiva de jovens e líderes das comunidades cristãs pelas ruas de Nazaré. A parada termina na praça em frente à Basílica. Em torno de 30 mil participantes são esperados.
19h Missa na Basílica da Anunciação.

25 de dezembro
Missa da Meia-noite na Basílica da Anunciação.

Jerusalém
Muitas celebrações de Natal ocorrem em Jerusalém durante dezembro.

24 de dezembro
Show da véspera de Natal: O Jerusalem International YMCA é um dos marcos mais antigos de Jerusalém. O histórico prédio sempre serviu como um centro de cultura, esportes e congraçamento, desde que se estabeleceu em 1878 como um dos principais pilares para celebrações natalinas na cidade.
Esse ano o show, que começa às 20h30 no auditório, apresenta: Prof. Gaby Shefler em uma apresentação única com os sinos da Torre, os corais Oratorio Chamber, Bel Canto e Jerusalem Armenian YMCA. No fim, terá um sing-along e o condutor vai guiar a audiência em ritmos familiares da noite de Natal. Para mais informações acesse o site do evento.
O American Colony Hotel oferece um festivo jantar de véspera de Natal, bem como um extenso buffet para o almoço.

Haifa
Ao longo de dezembro, Haifa celebra pela 23ª vez um evento único e especial, o festival "Holiday of Holidays". O evento combina a celebração de três religiões: Judaísmo, Cristianismo e Islã. As atividades são realizadas durante os fins de semana e simbolizam os valores da convivência, paz, harmonia e o respeito mútuo de todas as seis religiões da cidade. O festival é uma iniciativa do Beit Hagefen - um centro cultural árabe-judaico - e município de Haifa, que fundou o festival em 1993. O feriado ocorre no bairro árabe Wadi Nisnas e se estende até a Colônia Alemã, aos pés dos jardins de Bahai.
As seguintes atividades são apresentadas: uma Feira de Antiguidades, uma feira de artes e ofícios, alimentos especiais autênticos preparados por residentes de Wadi Nisna e música de artistas de todas as etnias, concertos de música litúrgica em igrejas, teatro de rua, Shows no auditório Beit Hagefen, exposições Holiday of Holidays e nos arredores do centro do festival, passeios centro e exposições de arte.
Para mais informações acesse: http://haifahag.com/?lang=2

Tel Aviv-Jaffa


Sextas-feiras do mês de dezembro
Winter-Opera: Opera de Inverno no mercado de antiguidades de Jaffa, estrelando cantores de ópera israelenses.

18 de dezembro
As 18h a árvore de Natal com mais de 15 metros com decoração especial será acesa.

22 e 24 de dezembro
Night Light Festival: O bairro Neve Sha'anan foi originalmente concebido como um candelabro. Durante duas noites em dezembro, o local vai recriar o Menorah original e iluminar a riqueza multicultural da região e sua complexidade com dezenas de performances, instalações leves e projeções, música, gastronomia, passeios, festas e arte em espaços públicos e privados.

24 de dezembro a 1º de janeiro
De longe parece um beco iluminado com luzes de Natal, mas chegando mais perto, as dúzias de tubos claros cobertos de luzes brilhantes com milhares de bolas criam um enorme Hanukkiah que será aceso durante a semana de Natal e o Hanukkah.

30 de dezembro
Viennese Christmas Ball - A música de Mozart, Haydan, Strauss e Offenback vai tomar a Igreja de São Nicolas in Jaffa, sempre a partir das 20h30.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.