Tudo o que vocĂª precisa saber para ter uma viagem tranquila e aproveitar seu passeio ao mĂ¡ximo

Texto e fotos: Rail Europe

O trem Ă© o modo mais eficiente, seguro e confortĂ¡vel para viajar entre os destinos da Europa. Mesmo que o turista nĂ£o esteja habituado com este tipo de transporte, nĂ£o hĂ¡ razĂ£o para se preocupar.


A Rail Europe Ă© lĂ­der na distribuiĂ§Ă£o de bilhetes e passes dos trens europeus. Para ajudar os aventureiros iniciantes, a companhia preparou uma lista com 10 dicas que todo viajante precisa saber antes de embarcar em uma viagem de trem pelo Velho Continente.

1) As estações sĂ£o de fĂ¡cil acesso: VocĂª vai conseguir chegar com muita facilidade nas estações. Em geral, elas estĂ£o localizadas no centro das cidades, o que ajudarĂ¡ na economia de tempo, nĂ£o sendo necessĂ¡rio se preocupar com grandes deslocamentos, como os que ocorrem para acessar os aeroportos.

2) Bagagem: quanto mais leve e menor, melhor: Viajar de trem deve ser prĂ¡tico. Entrar e sair dos vagões com uma mala pesada nĂ£o Ă© uma tarefa muito fĂ¡cil. Por isso, pense e planeje bem para levar somente o essencial.

3) Pontualidade: Ser pontual Ă© regra nos trens. Se a sua partida estĂ¡ marcada para 15h43, nesse horĂ¡rio vocĂª deve estar dentro do vagĂ£o e nĂ£o chegando Ă  plataforma. Isso irĂ¡ ajudĂ¡-lo a evitar que vocĂª perca os passeios que planejou por tanto tempo.

4) Sem check-in: NĂ£o Ă© necessĂ¡rio realizar o procedimento de check-in: basta entrar no trem com seus pertences. Por isso, Ă© importante chegar com antecedĂªncia de 15 a 30 minutos para encontrar a plataforma de embarque e o vagĂ£o indicado na sua passagem.

5) ValidaĂ§Ă£o do bilhete: Ao contrĂ¡rio das passagens de aviĂ£o, nos trens a checagem dos bilhetes acontece somente durante a viagem. Um profissional da empresa irĂ¡ carimbar o seu ticket para validĂ¡-lo e pronto! VocĂª jĂ¡ pode relaxar e aproveitar a paisagem.

6) Planeje o seu trajeto: O planejamento na hora de comprar as passagens Ă© essencial, pois existem opções de trens mais rĂ¡pidos que economizam um tempo precioso. Trechos que contam com trens de alta velocidade sĂ£o muito procurados e as passagens econĂ´micas podem se esgotar rapidamente.

7) Viajar de trem Ă  noite pode te ajudar a economizar: Conseguir guardar aquele dinheiro extra durante as viagens pode ser mais fĂ¡cil do que imagina. Optar por um percurso longo durante a noite, por exemplo, Ă© uma excelente alternativa para poupar gastos com quartos de hotel.

8) Compre suas passagens com antecedĂªncia: Com a Rail Europe, Ă© possĂ­vel comprar passagens pelo site e garantir bons descontos. Acessando www.raileurope.com.br, o viajante faz reservas de assentos com possibilidade de entrega dos bilhetes na tranquilidade do lar, sem precisar entrar em filas nas estações.

9) VocĂª pode fazer um lanche dentro do prĂ³prio trem: Bateu uma fome durante o trajeto? Basta seguir atĂ© o vagĂ£o-restaurante ou utilizar o serviço de snack bar. Nem todos os trens tĂªm o serviço disponĂ­vel, por isso, Ă© importante verificar antes. Caso viaje de primeira classe, o atendimento pode oferecer cafĂ©, chĂ¡, snacks ou refeições.

10) Fique atento Ă s estações para nĂ£o perder a sua parada: As paradas nem sempre sĂ£o avisadas ou podem ser anunciadas em uma lĂ­ngua que vocĂª nĂ£o conhece. A dica nesses casos Ă© anotar o horĂ¡rio de chegada previsto e os nomes das Ăºltimas estações que precedem o seu local de destino.