O SUV da montadora japonesa Ă© ideal para cidade e estrada pela opĂ§Ă£o do combustĂ­vel

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Tem gente que sonha em ter um SUV, mas um de verdade, nĂ£o adaptaĂ§Ă£o de um modelo dando a ele uma cara nova, um que tenha nascido com essa funĂ§Ă£o e que tenha a base de um veĂ­culo forte e com caracterĂ­sticas off – road. Na verdade sĂ£o poucos no mercado, a grande maioria Ă© uma versĂ£o mais alta de modelos de luxo e que nĂ£o sĂ£o preparados para uma vida de trabalho enfrentando trilhas.


Esse modelo da Toyota nĂ£o, ele aproveita o chassi e a mecĂ¢nica da pickup Hilux, Ă© colocada uma carroceria de SUV transformando-o assim em um veĂ­culo de trabalho e lazer. Durante uma semana eu testei nas ruas e rodovias a versĂ£o Flex, mais voltada ao pĂºblico que vai utilizar em vias asfaltadas, mas que pode se atirar com tudo em estradas de terra sem medo de ser feliz.


A SW4 2017 Flex foi lançada em agosto deste ano, vocĂª pode lembrar aqui, para ser uma opĂ§Ă£o na utilizaĂ§Ă£o de outro tipo de combustĂ­vel e mesmo no preço, essa versĂ£o custa quase R$ 80.000 menos que sua irmĂ£ Diesel, tem traĂ§Ă£o 4x2 e opĂ§Ă£o de 5 ou 7 lugares. A melhor notĂ­cia Ă© que agora ela tambĂ©m faz parte do Ciclo Toyota, aquela modalidade de compra que Ă© um sucesso e ajudou a alavancar as vendas da montadora em 2016.


Andando com ela na cidade, sua imponĂªncia prevalece sobre os outros carros menores, ela Ă© grande e tem o tamanho certo das faixas das avenidas, dĂ¡ atĂ© para os motoqueiros ultrapassarem sem grandes problemas. Com Ă³tima visibilidade por conta da grande Ă¡rea envidraçada e dos generosos retrovisores externos, nada escapa Ă  visĂ£o do motorista, Ă© fĂ¡cil de manobrar e estacionar em vagas apertadas, auxiliado pelos sensores e cĂ¢mera de rĂ©.


O que Ă© um pouco baixa Ă© a autonomia, mas nada que assuste, afinal de contas o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC foi projetado especialmente para o mercado brasileiro, produz 163 cv de potĂªncia a 5.000 rpm com etanol, e 159 cv a 5.000 giros com gasolina. O torque mĂ¡ximo Ă© de 25 kgfm (com Ă¡lcool e gasolina), sempre a 4.000 rpm, ele tem a ajuda da transmissĂ£o automĂ¡tica seqĂ¼encial de seis velocidades com controle eletrĂ´nico, opções de direĂ§Ă£o ECO e POWER.


SĂ£o Paulo Ă© uma cidade de velocidades baixas nas ruas e avenidas, isso faz com que o conjunto trabalhe sempre em rotações menores e pude em grande parte dos trajetos usar o cruise control. O carro estava abastecido com Etanol e pude fazer uma mĂ©dia de 5,4 km/l, segundo dados do computador de bordo, Ă© excelente e fica acima da verificada pela prĂ³pria montadora nos testes de homologaĂ§Ă£o e etiquetagem.


Na estrada Ă© onde a coisa fica boa mesmo! Apesar do projeto ser mais urbano, a postura em rodovias Ă© sempre muito boa. Eu testei a irmĂ£ Diesel durante o lançamento, vocĂª pode lembrar aqui, e notei que a diferença entre ambas Ă© muito pequena, apenas a autonomia diferencia uma da outra, ela tem o mesmo conforto e respostas rĂ¡pidas quando exigida.


Fui atĂ© Itu, interior de SĂ£o Paulo, utilizando a rodovia Castelo Branco, uma estrada com velocidade mĂ¡xima de 100 km/h com trechos bem desenhados, curvas sĂ£o suaves e retas generosas. A boa quantidade de equipamentos da SW4 permite uma viagem tranqĂ¼ila e confortĂ¡vel, os itens embarcados como coluna de direĂ§Ă£o com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, Sistema MultimĂ­dia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, GPS integrado, TV Digital, leitor de DVD, CD Player/MP3, Bluetooth® que podem ser comandados atravĂ©s de botões no volante e o ar-condicionado integrado, que atua sobre todas as fileiras de bancos elevam o modelo a outro nĂ­vel de acabamento.


A atuaĂ§Ă£o conjunta do motor e cĂ¢mbio permite que se tenha um desempenho linear e seguro, em alguns trechos foi preciso utilizar a 4ª marcha para fazer uma ultrapassagem, mas em grande parte do deslocamento o sistema variava entre a 5ª e 6ª. Claro que isso impacta no consumo, que ficou em 7,1 km/l segundo o computador de bordo, mesmo assim a autonomia Ă© grande e o desempenho compensa.


O modelo bĂ¡sico tem preço sugerido nas concessionĂ¡rias da Toyota de R$ 159.600, jĂ¡ estĂ¡ fazendo parte do Ciclo Toyota, 5 cores para escolher, 3 anos de garantia, revisões a preço fixo, assistĂªncia 24 horas e acessĂ³rios originais com garantia, tĂ¡ faltando alguma coisa, mas isso sĂ³ vocĂª testando para saber!


Ficha TĂ©cnica




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