A Toyota do Brasil terĂ¡ um novo presidente a partir de 02 de janeiro de 2017

Texto e fotos: Toyota

Rafael Chang serĂ¡ o comandante da maior operaĂ§Ă£o da Toyota na AmĂ©rica do Sul, reportando-se diretamente a Steve St.Angelo, CEO da Toyota para a AmĂ©rica Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.
“Temos o privilĂ©gio de ter grandes e respeitĂ¡veis talentos em nossa empresa e Rafael Chang Ă© um deles. Tenho certeza que sua experiĂªncia no JapĂ£o, Peru e Venezuela agregarĂ¡ valor Ă  nossa operaĂ§Ă£o no Brasil para continuarmos crescendo de forma sustentĂ¡vel. Sempre com respeito aos nossos clientes e parceiros”, diz St.Angelo.


Rafael Chang assume o posto ocupado por Koji Kondo, que volta ao JapĂ£o apĂ³s ter comandado com sucesso a Toyota do Brasil em um dos momentos mais delicados da indĂºstria brasileira. Nesse tempo, a empresa inaugurou sua fĂ¡brica de motores em Porto Feliz (SP), uma das mais modernas jĂ¡ construĂ­das pela Toyota; iniciou o projeto de revitalizaĂ§Ă£o de sua planta de SĂ£o Bernardo do Campo (SP), a primeira fora do JapĂ£o em todo o mundo; e viu sua participaĂ§Ă£o de mercado subir de 4,3% em 2014 para 8,8% neste ano (acumulado janeiro a novembro).
Chang Ă© formado em Engenharia Industrial pela PontifĂ­cia Universidade CatĂ³lica do Peru e iniciou sua carreira profissional na Toyota em 1994. Nesse tempo, atuou nas Ă¡reas de vendas e marketing da Toyota Peru atĂ© 2011, quando assumiu a Ă¡rea de Marketing e Vendas no JapĂ£o, dando suporte Ă  AmĂ©rica Latina e Caribe. Seu Ăºltimo cargo antes de assumir a operaĂ§Ă£o brasileira foi Presidente da Toyota Venezuela, onde ficou por dois anos.
“Estou muito entusiasmado por comandar a operaĂ§Ă£o brasileira da Toyota, a maior e mais importante de nossa regiĂ£o. O Brasil Ă© um paĂ­s com um grande potencial e quero continuar liderando a Toyota rumo a um futuro de crescimento sustentĂ¡vel”, afirma Rafael Chang, o futuro novo presidente da Toyota do Brasil.

Outras mudanças no quadro executivo da Toyota
AlĂ©m da mudança no cargo presidencial da Toyota do Brasil, outras alterações no quadro executivo da empresa no PaĂ­s e na regiĂ£o da AmĂ©rica Latina, ocorrerĂ£o. Veja abaixo a alteraĂ§Ă£o na estrutura dos executivos e suas respectivas funções e responsabilidades:

Nome
Atual
Nova
Rafael Chang
Presidente da Toyota Venezuela
Presidente da Toyota do Brasil
Miguel Fonseca
Vice-Presidente Executivo de Marketing, Planejamento de Vendas e Produto, Relações PĂºblicas e Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil
Vice-Presidente Executivo de Marketing, Planejamento de Vendas, Produto e Preço, Vendas e PĂ³s-Vendas da Toyota do Brasil
Hiroyuki Hirakawa
Vice-Presidente Executivo Industrial da Toyota do Brasil
Vice-Presidente Executivo Industrial, Controle de ProduĂ§Ă£o e Planejamento de Projetos da Toyota do Brasil
Hiroyuki Ueda
Vice-Presidente Executivo de Vendas e PĂ³s-Vendas da Toyota do Brasil
Presidente da Toyota Venezuela

Todas as mudanças acima descritas se tornarĂ£o efetivas a partir de 02 de janeiro de 2017.