Na 18ª edição, dez categorias foram premiadas pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva

Texto: Abiauto
Fotos: Pedro Dhantas

A Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto) distinguiu o Volkswagen Golf com o Prêmio Imprensa Automotiva 2016, uma das mais tradicionais e avalizadas premiações anuais da indústria automobilística nacional. A solenidade aconteceu na quinta-feira (08/12), durante almoço de comemoração de 18 anos da entidade que congrega jornalistas especializados no segmento.


"Estamos muito orgulhosos do reconhecimento que a indústria automotiva dá ao nosso prêmio e à nossa entidade, que está cada vez mais forte, coesa e com grande credibilidade. Interessante foi notar a diversidade de montadoras premiadas, o que demonstra a vasta diversidade de excelentes modelos que os nossos consumidores têm à disposição. Como formadores de opinião, acreditamos que estamos colaborando com a seletividade que o mercado exige", afirmou a jornalista Célia Murgel, presidente da ABIAUTO.


Foram oito montadoras contempladas no 18º Prêmio Imprensa Automotiva. A Volkswagen levou três troféus: O Golf com o principal prêmio, além de Melhor Nacional. E o motor VW 1.0 TSI 3 cilindros com a Melhor Tecnologia do ano. A Audi levou os prêmios de Melhor Importado com o A4, e Melhor Esportivo com o TTS. A Chevrolet ganhou com o Ônix como Melhor Compacto, a Ford com o Carro Verde (Fusion Hybrid), a Subaru foi vencedora com o Outback na categoria Melhor Minivan, a Jeep com o Compass como Melhor SUV, a Fiat com o modelo Toro vencendo como Melhor Picape, e finalmente a Honda como Melhor Design 2016.


"É com muita satisfação e emoção que a Volkswagen recebe o prêmio concedido pelos jornalistas da Abiauto ao Golf, como o melhor dos melhores carros do Brasil", comemorou José Loureiro, Gerente Executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo da Volkswagen.


O colegiado responsável pela definição dos vencedores foi formado por mais de 30 jornalistas especializados de jornais, revistas, rádios, programas de tv e portais da internet: Adalberto Vieira, Ana Célia Aragão, Antonio Fraga, Carolina Vilanova, Célia Murgel, Chico Lelis, Edison Ragassi, Eduardo Abbas, Emilio Camanzi, Ernesto Zanon Junior, Evandro Magnussem Filho, Fabio Amorim, Fabio Doyle, Giuliene Brandão, Isabel Reis, João Alberto Otazú, João Euclides Salgado, João Mendes, Jorge Meditsch, Josias Silveira, Licinaira Barroso, Luis Cesar Sousa Pinto, Luis Perez, Marcondes Viana, Norton Ferreira, Paulo Brandão, Ricardo Vasconcelos, Roberto Nasser, Selma Morais, Silvio Porto e Wanderley Faria.


Na primeira fase da eleição, depois de testarem os veículos durante todo o ano, os jornalistas indicaram os finalistas 18º Prêmio Imprensa Automotiva. Na segunda fase cada especialista apontou o seu modelo preferido e os vencedores do Prêmio Imprensa Automotiva e das demais categorias foram:
  • PRÊMIO IMPRENSA AUTOMOTIVA 2016: Volkswagen Golf
  • DESIGN: Honda Civic
  • TECNOLOGIA: Motor VW 1.0 TSI 3 cilindros
  • CARRO VERDE: Ford Fusion Hybrid
  • MELHOR COMPACTO: Chevrolet Onix
  • MELHOR MINIVAN: Subaru Outback
  • MELHOR SUV: Jeep Compass
  • MELHOR ESPORTIVO: Audi TTS
  • MELHOR PICAPE: Fiat Toro
  • MELHOR IMPORTADO: Audi A4
  • MELHOR NACIONAL: VW Golf


O Prêmio ABIAUTO 2016 é apoiado por Audi, Fiat, Ford, Mercedes-Benz, Volkswagen, TSO Brasil e CRJ Eventos.