A tradicional marca italiana de scooters desembarca no Brasil com um novo conceito de lojas e vendas

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Grupo Piaggio

Esse pessoal não chegou para brincar, seguindo rigorosamente um cronograma pré-estabelecido e após dois meses do lançamento da Vespa, que você pode lembrar aqui, agora chegou a vez de inaugurar uma espetacular loja conceito, o Motoplex, situada no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo, onde vão ser encontrados todos os produtos do Grupo Piaggio.


O Motoplex concept store é um projeto pioneiro e exclusivo no setor automotivo, existem apenas nove delas no mundo e os clientes podem experimentar, tocar ou subir nos produtos, que estão à disposição para serem manuseados. Com 800 m² entre o showroom, o Podium Experience, também tem espaço para expor os acessórios, vestuários e capacetes.


E não é só isso, de quebra chegaram também as scooters Piaggio, uma das mais importantes marcas do grupo, com quatro modelos mundiais para o line up da Piaggio no Brasil, são scooters modernas, tecnologicamente avançadas, com design altamente apurado, inovadores e elegantes.


De acordo com Giuseppe De Paola, vice-presidente da Asset Beclly, representante da Piaggio no Brasil, “já vimos esse movimento na Europa, o Brasil agora passa agora por um processo de ‘scooterização’, ela é uma das melhores soluções para o deslocamento diário, é um veículo prático, ágil, confortável, econômico, leve e fácil de pilotar.”.


São três modelos tradicionais:


A Liberty 150 cilindradas tem o motor i-get, com tecnologia Euro 4, freios ABS de série e injeção eletrônica com o novo injetor de oito aberturas, que fornece combustível por meio de um spray fino, otimizando a combustão e tem preço de R$ 15.900,00;


A Medley 150 cilindradas tem linhas imponentes, modernas e elegantes da Beverly, sua irmã mais robusta, também equipada com o motor i-get, ainda conta com a tecnologia “Start & Stop”, vem com ABS nas duas rodas e injeção eletrônica de combustível de série, e seu preço é de R$ 26.900,00;


A Beverly de 300 cilindradas chega por R$ 34.900,00 e com diversas tecnologias de série, como os sistemas ABS e ASR (controle de tração), injeção eletrônica, comando à distância para abertura do banco e localização do veículo além de entrada USB para recarregar dispositivos eletrônicos.


Chegou também uma novidade que faz sucesso nas ruas da Europa, a MP3 de 300 cilindradas, a primeira scooter de três rodas do mundo. Ela é apresentada em duas plataformas, uma longa e outra curta.


Na plataforma longa, as versões Sport e Business têm carroceria de 2,22 metros, os modelos Yourban e Yourban Sport, 2,04 metros de comprimento, todas possuem motor de 300 cilindradas, injeção eletrônica de série, ABS e ASR. Os preços de cada MP3:
  • Yourban LT Sport - R$ 38.800,00
  • Yourban LT – R$ 39.800,00
  • LT Sport – R$ 47.800,00
  • LT Business – R$ 49.800,00

Conhecidas como La Mamma Piaggio, as scooters vão dividir o espaço do Motoplex com as tradicionais Vespa, seguindo o mesmo conceito de showroom, pós-venda e oficina para todos os modelos. A empresa já inovou não tendo concessionárias e sim boutiques de shopping (hoje no JK Iguatemi e no Iguatemi Campinas), um forte investimento no e-commerce e apresenta algumas exclusividades aos compradores


Em todos os casos, as scooters vão ser entregues na casa do comprador através de um sistema de vans especialmente projetadas, existe ainda o Vespa Home Service, uma forma de manutenção que pode ser feita na casa do proprietário, a primeira visita é grátis e as demais tem preço abaixo do praticado pela concorrência em concessionárias.


Perguntei ao Giuseppe De Paola: “existe para os produtos algum tipo de financiamento e se eles sugerem algum tipo de companhia de seguro para os proprietários das scooters?”. Segundo De Paola, “no caso do seguro em breve iremos anunciar um parceiro que iremos sugerir aos proprietários, já no caso do financiamento, existem algumas formas de parcelar o pagamento e podem ser encontradas no site vespabrasil.com.br.


O Grupo Piaggio, é o maior fabricante europeu de veículos motorizados de duas rodas e espera atingir no Brasil 10% do mercado de scooters, um número ousado e ao mesmo tempo desafiador. Seus diretores acreditam que com seu novo conceito de vender e apresentar os produtos em locais mais segmentados, o seu line up deve representar nas vendas 50% Piaggio, 40% Vespa e 10% MP3, é esperar para conferir o que esses artesãos italianos ainda preparam para nós.


Fichas Técnicas


Dados Técnicos - LIBERTY 150 IGET ABS
Característica
Descrição/Valor
Motor
Monocilíndrico, I-GET, 4 tempos.
Capacidade do motor
155 cc.
Diâmetro por curso
58 mm / 58.6 mm.
Potência Max
9.6 kW - 13 CV a 7.750 rpm.
Torque Max
13 Nm a 5.250 rpm.
Distribuição
Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) - 3 válvulas.
Consumo de Combustível
Aproximadamente 36,76 km/l
Emissões de CO2
65g/km
Alimentação
Injeção Eletrônica.
Refrigeração
Ventilação forçada.
Lubrificação
Bomba submersa em banho de óleo.
Sistema de Partida
Elétrica.
Transmissão
Automática CVT - Continuamente variável com polias expansíveis.
Embreagem
Automática, centrífuga à seco.
Chassis
Berço único em aço, com estrutura tubular e reforços prensados.
Suspensão dianteira
Garfo telescópico de dupla ação, curso de 76 mm.
Suspensão traseira
Hidráulica monoamortecida de dupla ação com ajuste de pré carga em 5 posições, 74,5 mm de curso.
Sistema de freio
ABS de série.
Freio dianteiro
A disco Ø 240 mm  com pinça dupla e cáliper flutuante.
Freio traseiro
Tambor Ø 140 mm.
Pneu dianteiro
Sem câmara 90/80 - 16"
Pneu traseiro
Sem câmara 100/80 - 14"
Comprimento/largura/Distância entre eixos
1.945/690/1.340 mm
Altura assento
787 mm
Capacidade do tanque de combustível
6 litros.
Peso
124 kg (em ordem de marcha).
Norma de Emissões
Euro 4.



Dados Técnicos - MEDLEY 150 IGET ABS
Característica
Descrição/Valor
Motor
Monocilíndrico, 4 tempos Piaggio I-GET com sistema "Start Stop".
Capacidade do motor
155 cc.
Diâmetro por curso
58 mm / 58.7 mm.
Potência Max
11kW - 15 CV a 7.750 rpm.
Torque Max
14.4 Nm/6.500 rpm.
Distribuição
Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) - 4 válvulas.
Consumo de Combustível
Aproximadamente 45,9 km/l.
Emissões de CO2
55g/km
Alimentação
Injeção Eletrônica
Refrigeração
Líquida.
Lubrificação
Bomba submersa em banho de óleo.
Sistema de Partida
Elétrica.
Transmissão
Automática CVT, continuamente variável com polias expansivas.
Embreagem
Automática, centrífuga à seco.
Chassis
Berço único em aço, com estrutura tubular e reforços prensados.
Suspensão dianteira
Garfo telescópico de dupla ação com 88 mm de curso.
Suspensão traseira
Amortecedores hidráulicos de dupla ação c/ ajuste de pré carga e 76 mm de curso.
Sistema de Freio
ABS de dois canais.
Freio dianteiro
Disco Ø 260 mm com pinça dupla de cáliper flutuante 25,4 mm(Ø do êmbolo).
Freio traseiro

Disco  Ø 240 mm com pinça dupla de cáliper flutuante 22 mm(Ø do êmbolo).
Pneu dianteiro
Sem câmara 100/80 - 16"
Pneu traseiro
Sem câmara 110/80 - 14"
Comprimento/largura/Distância entre eixos
2.020/705/1.390 mm
Altura assento
799 mm
Capacidade do tanque de combustível
7 litros (incluindo reserva de 1.5 litros).
Normas de Emissões
Euro 4


Dados Técnicos - BEVERLY 300
Característica
Descrição/Valor
Motor
Monocilíndrico, 4 tempos.
Capacidade do motor
278 cc.
Diâmetro por curso
75mm x 63 mm.
Potência Max
15.5 kW - 21 CV a 7.250 rpm.
Torque Max
22.5 Nm at 5.750 rpm.
Distribuição
Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC).
Consumo de Combustível
Aproximadamente 31,3 km/l.
Emissões de CO2
78g/km
Alimentação
Injeção Eletrônica.
Refrigeração
Líquida.
Lubrificação
Bomba de óleo submersa em banho de óleo.
Sistema de Partida
Elétrica.
Transmissão
CVT com variador automático e polias expansíveis.
Embreagem
Automática, centrífuga à seco.
Chassis
Berço duplo em aço de alta resistência.
Suspensão dianteira
Garfo telescópico hidráulico com Ø 35 mm e curso de 90 mm.
Suspensão traseira
Duplo amortecedor hidráulico com ajuste de pré carga em 4 posições.
Sistema de Freio
ABS/ASR standard.
Freio dianteiro
Disco Ø 300mm com pinça dulpa e cáliper flutuante.
Freio traseiro
Disco Ø 240mm com pinça dulpa e cáliper flutuante.
Roda Dianteira
Liga de alumínio 16" x 3.00.
Roda Traseira
Liga de alumínio 14" x 3.50.
Pneu dianteiro
Sem câmara 110/70 - 16".
Pneu traseiro
Sem câmara 140/70 - 14".
Comprimento/largura/Distância entre eixos
2.190 mm/780 mm/1.535 mm.
Altura assento
790 mm.
Capacidade do tanque de combustível
12.5 litros.
Peso 
173,5 kg (a seco) e 183 kg (em ordem de marcha).
Normas de Emissões
Euro 4


Dados Técnicos - MP3 300 LT BUSINESS e MP3 300 LT SPORT
Motor
Monocilíndrico, 4 tempos.
Capacidade do motor
278 cc.
Diâmetro por curso
75 mm x 63 mm.
Potência Max
15,5 kW - 21 CV a 7.250 rpm
Torque Max
22,5 Nm a 6.000 rpm.
Distribuição
Comando de válvua simples no cabeçote (SOHC) com 4 válvulas e balancins roletados.
Alimentação
Injeção Eletrônica.
Ignição
Eletrônica indutiva de alta resistência e integrada com unidade de injeção. Sistema fechado, monitorado por sonda lambda. Sistema imobilizado integrado para monitorar a bomba com o veículo inclinado. Função controle de tração (ASR).
Refrigeração
Líquida.
Lubrificação
Bomba de óleo submersa em banho de óleo.
Sistema de Partida
Elétrica.
Transmissão
CVT com variador automático e polias expansíveis.
Embreagem
Automática, centrífuga à seco.
Chassis
Berço duplo em aço de alta resistência.
Suspensão dianteira
Articulada, quadrilateral. Curso de 85 mm. Sistema eletro hidráulico de bloqueio da suspensão.
Suspensão traseira
Amortecedores duplos de dupla ação com ajuste de pré carga em 4 posições. Curso de 106 mm.
Sistema de Freio
ABS com pedal de freio integrado.
Freio dianteiro
Disco duplo Ø 258 mm.
Freio traseiro
Disco Ø 240 mm.
Roda Dianteira
Liga de alumínio 13" x 3.00.
Roda Traseira
Liga de alumínio 14" x 3.75.
Pneu dianteiro
Sem câmara 110/70 - 13".
Pneu traseiro
Sem câmara 140/60 -14".
Comprimento/largura/Distância entre eixos
2225 mm/800 mm/1.500 mm.
Altura assento
790 mm.
Capacidade do tanque de combustível
12 litros (incluindo reserva de 1,8 litros).
Normas de Emissões
Euro 4.


Dados Técnicos - MP3 300 YOURBAN LT e MP3 300 YOURBAN SPORT  
Característica
Descrição/Valor
Motor
Monocilíndrico, 4 tempos.
Capacidade do motor
278 cc.
Diâmetro por curso
75 mm x 63 mm.
Potência Max
16,7 kW - 23 CV a 7.750 rpm.
Torque Max
24 Nm a 5.750 rpm.
Distribuição
Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) - 4 válvulas.
Alimentação
Injeção Eletrônica.
Refrigeração
Líquida.
Lubrificação
Bomba submersa em banho de óleo.
Sistema de Partida
Elétrica.
Transmissão
Automática CVT - continuamente variável com polias expansíveis.
Embreagem
Automática, centrífuga à seco.
Chassis
Berço duplo em aço tubular de alta resistência.
Suspensão dianteira
Articulada, quadrilateral com braços em alumínio fundido.
Suspensão traseira
Amortecedores hidráulicos de dupla ação com ajuste de pré-carga.
Sistema de Freio
Freio combinado.
Freio dianteiro

Disco duplo com Ø 240 mm, pinça dupla de cáliper flutuante.
Freio traseiro
Disco de Ø 240 mm com pinça dupla e cáliper flutuante.
Roda Dianteira
Liga de alumínio 13" x 3.00.
Roda Traseira
Liga de alumínio 14" x 3.75.
Pneu dianteiro
Sem câmara 110/70 - 13".
Pneu traseiro
Sem câmara 140/60 - 14".
Comprimento/largura/Distância entre eixos
2.040 mm /760 mm/1.440 mm.
Altura assento
780 mm.
Capacidade do tanque de combustível
11 litros.