Importantes projetos e
homologações fizeram parte deste ano recessivo que passou a indústria
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: AEA
Não foi um ano fácil pra ninguém,
principalmente quando se trata de investir em pesquisa e desenvolvimento, esses
que são segmentos diretamente ligados à mobilidade. Anos atrás, poderíamos ter
um corte nesse tipo de atividade, claro, se eu não vendo, por que vou tentar
melhorar? A consciência é outra, finalmente todos entenderam que, mesmo na
crise, as soluções mais baratas serão aquelas mais modernas.
Em números ainda provisórios,
2016 vai apresentar uma queda de aproximadamente -16% nas vendas e
licenciamentos de veículos, um número baixo se comparado com os anos de 13/14.
Mesmo assim, a AEA fecha o ano com
importantes resultados, entre eles o Manual de Auditoria do Inovar Auto, os
dados de melhora da eficiência energética e agora iniciou o estudo sobre o uso
de células de combustível (hidrogênio) nos automóveis.
Uso do farol baixo nas estradas durante o dia
Esse talvez tenha sido um dos
pontos mais polêmicos do ano, em conjunto com o DENATRAN / CTAV, a AEA
concluiu que a norma contribui de forma contundente com a segurança nas
rodovias, não só para pedestre como também para os motoristas dos outros
carros, fica evidente que a visibilidade de aproximação de outro veículo fica
facilitada. O estudo provou também que, em alguns modelos que já possuem o
acessório, as luzes diurnas (na maior parte de LED) substituem com a mesma eficiência ao uso do farol baixo, portanto,
carros que possuam esse tipo de iluminação não necessitam trafegar com os
faróis ligados.
Também em conjunto com o DENTRAN / CTAV, se provou a eficiência
do controle de estabilidade (ESC) em
veículos leves e pesados, sendo que deve ser item obrigatório na frota
brasileira. Perguntei ao Edson Orikassa,
presidente da AEA, lembrando a
coletiva do ano passado, que você pode relembrar aqui,
“esse sistema terá a opção de ser
desligado pelo condutor?”
Segundo o Edson, “sim, o condutor poderá desligar o sistema,
até porque em situação de atoleiro, por exemplo, ele se torna ineficaz e
dificulta a saída da situação, é necessária a opção de desligamento, a nossa
norma é baseada na européia que permite tal operação”.
As motocicletas não foram esquecidas
Também visando a segurança
pessoal do motociclista e dos outros condutores de veículos e pedestres, foi
criada a Comissão Técnica de Segurança
de Motos que entre seus pareceres incluem a utilização em todos os modelos
do sistema de freios com ABS / CBS e
um novo tamanho de capacete (maior) para ser homologado, esse assunto está nas
mãos da ABRACICLO para apreciação e
parecer.
Junto ao CONTRAN, está em discussão uma regulamentação sobre a vestimenta
que deve ser utilizada pelo motociclista, visando a segurança pessoal do
condutor e facilidade de visualização de pedestres e motoristas.
Combustíveis alternativos
Uma cartilha sobre o manuseio de
biodiesel está em fase de aprovação pelo ANP assim como o aumento do
combustível no Diesel normal e a implementação do programa PCVE que visa a melhoria da qualidade do ar nas cidades por meio de
medições e simulações.
ARLA 32
Infelizmente o brasileiro sempre
procura uma forma de burlar algumas legislações que visam melhorar a vida das
pessoas. O ARLA 32 tem como objetivo
minimizar o impacto no meio ambiente com a queima do Diesel, isso encareceu a
manutenção dos caminhões e alguns motoristas optaram pela burla do sistema. A PF em conjunto com o IBAMA com suporte da AEA realizou inspeções em veículos nas
estradas procurando comprovar a utilização regular ou a burla do sistema.
Trata-se de um crime federal e para que tudo esteja absolutamente claro, foi
elaborada uma Cartilha De Conscientização
Pública, que você pode ler e baixar aqui.
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