Principal unidade fabril da Goodyear na América do Sul foi reconhecida entre as três Melhores Empresas para Trabalhar em Piracicaba e região em 2016

Texto e fotos: Goodyear do Brasil

Inaugurada em 7 de dezembro de 1973, a fábrica da Goodyear em Americana (SP) chega aos 43 anos de operação como uma das mais modernas instalações da Goodyear no mundo. A unidade, que se destaca pela constante busca por inovação e desenvolvimento tecnológico, tornou-se uma referência importante no desenvolvimento econômico e social de Americana e região. Em 2012, recebeu investimentos de US$ 240 milhões, tornando-se apta a oferecer produtos avançados que atendam às mais elevadas exigências do consumidor.


Ao longo dos últimos anos, a fábrica da Goodyear em Americana passou por diversos processos de expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias. Considerada uma fábrica modelo, parte de sua produção é exportada para países como Estados Unidos e Japão. A unidade também é reconhecida por seu processo de gestão participativa, baseado na construção de times de alta performance.
Alguns fatos marcaram a história da fábrica nestes 43 anos, tais como a inauguração em 2001 do Campo de Provas, considerado um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo; o recebimento em 2011 do prêmio internacional Shingo Prize, que destaca as melhores empresas utilizando o conceito de manufatura de classe mundial; e o reconhecimento em 2016 como uma das três Melhores Empresas para Trabalhar – Piracicaba e Região 2016, pelo instituto Great Place to Work.
Para Sylas Denucci, diretor de Manufatura da Fábrica da Goodyear em Americana, o diferencial da unidade está nos valores compartilhados. “Adotamos práticas que são apontadas como referência em segurança, cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Além disso, o sentimento de respeito e colaboração está presente em toda a organização. Esses fatores, com certeza, foram fundamentais para que nos tornássemos uma das melhores empresas para se trabalhar”, destaca.