COMER & BEBER: Férias: Focaccia de carne para o lanche da tarde

As férias estão chegando e agora é hora de reunir um verdadeiro arsenal de receitas práticas e gostosas para o lanche das crianças – e também dos adultos!

Texto e fotos: JBS

Da Itália vem uma excelente opção: a focaccia, uma pizza caseira com massa fofa e alta, que pode ser preparada com diferentes coberturas para variar no sabor e agradar a todos os paladares. A dica da Academia da Carne Friboi desta semana é utilizar a carne de cupim, que oferece sabor e maciez únicos, e pode ser preparada facilmente no forno.


Confira a receita abaixo e acesse a Academia da Carne Friboi para conferir essa receita e muitas outras opções de aperitivos deliciosos!

Focaccia de cupim
Serve: 8 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora e 50 minutos
Grau de dificuldade: intermediário
Corte: cupim
Cortes alternativos: paleta, lagarto

Ingredientes
1 peça de cupim de 1 kg
sal e pimenta a gosto
1⁄2 de xícara (chá) de azeite
100 g de tomates-cereja cortados ao meio
1 cebola grande cortada em tiras finas
ervas picadas a gosto

Ingredientes para a massa
2 1⁄2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1⁄2 xícara (chá) de leite morno
1 tablete de fermento biológico (15 g)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo
2 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo
Coloque a carne em uma assadeira e tempere com sal e pimenta. Cubra com papel alumínio e asse em forno pré-aquecido a 200 graus durante 1 hora ou até ficar macia. Deixe esfriar e corte em lascas grandes. Reserve.

Modo de preparo da massa
Em uma tigela, misture a farinha, o leite, o fermento diluído no açúcar, o sal, o ovo e a margarina. Espalhe a massa em uma assadeira, levemente untada com azeite, cubra com um pano de cozinha e deixe crescer por 20 minutos. Com as pontas dos dedos, pressione a massa, formando vários furos. Regue com um pouco de azeite e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 15 minutos. Retire do forno, espalhe as lascas de cupim reservadas, os tomates, a cebola e as ervas, regue com o restante do azeite e volte ao forno até dourar. Polvilhe o sal e sirva.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.