Estado é líder nos financiamentos de veículos em todo o Brasil

Texto e fotos: Cetip

O estado de São Paulo, líder em financiamentos de veículos no Brasil, encerrou novembro com 122.418 unidades negociadas a crédito, alta de 6,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).
Os automóveis leves foram responsáveis por 87% do total financiado no estado em novembro, ao somarem 106.284 unidades negociadas. Já as motos, que apresentaram queda de 4,2% no mês, na comparação anual, totalizaram 12.228 unidades financiadas.
No acumulado do ano até novembro, o volume de financiamentos de veículos em São Paulo atingiu 1.237.009 unidades, recuo de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados.
O Sudeste, líder nos financiamentos de veículos em todo o Brasil, somou 190.928 veículos vendidos a crédito em novembro, aumento de 4,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 165.086 negociações e as motos por 19.226.
O total de veículos financiados no Brasil em novembro totalizou 404.737 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, queda de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Desse total, veículos novos somaram 138.731 unidades vendidas a crédito, enquanto os usados chegaram a 266.006.
O SNG é uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.