Biblioteca Monteiro Lobato em São Bernardo é revitalizada


  • Reforma financiada pela Fundação Toyota do Brasil teve início em abril e é entregue antes do prazo previsto;
  • Espaço ganhou conceito ‘verde’ com o uso de painéis solares e reúso da água de chuva;
  • Wi-FI gratuito e computadores também fazem parte da nova estrutura.

Texto e fotos: Fundação Toyota

A nova Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, em São Bernardo do Campo (SP), foi oficialmente inaugurada e entregue para a população na sexta-feira, dia 2. A revitalização financiada pela Fundação Toyota do Brasil recuperou as condições do edifício, a praça, o entorno do espaço e foi entregue no prazo mínimo de sete meses. A cerimônia oficial no início da tarde contou com presenças do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o secretário de Cultura do município, Osvaldo de Oliveira Neto, o presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, o CEO da Toyota para América Latina, Steve St.Angelo, o vice-presidente corporativo da Toyota do Brasil, Percival Maiante, e o presidente da Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos.


O investimento de R$ 5 milhões proporciona mais conforto aos usuários e segurança ao acervo. O pavimento térreo tem conceito de “biblioteca aberta”. O espaço é um ambiente único, dividido por estantes baixas, com fechamento em vidro. Após passar pelo controle de entrada, o usuário está livre para acessar os livros.
A nova Monteiro Lobato, uma demanda do Conselho de Orçamento Participativo do Município, também tem espaço infantil, sala temática e plataforma elevatória para as pessoas com mobilidade reduzida.  A maior novidade é a nova sala multiuso, para até 120 pessoas sentadas, contemplando o Espaço Café, que pode ser frequentado independente do funcionamento da biblioteca. No primeiro andar estão as salas e trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade.


A obra ganhou ainda o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reúso de água da chuva. A captação do recurso hídrico é feita nos telhados por caixas que direcionam para uma cisterna, localizada na área gramada do espaço e que tem capacidade de cinco mil litros. A água é bombeada para um reservatório elevado e distribuída para os vasos sanitários dos banheiros da biblioteca. A expectativa é que haja uma redução de 30% no consumo de água potável. Já os painéis convertem os raios solares em energia elétrica, abastecendo os postes da área externa do espaço público e da praça Jorge Singer. Os painéis solares contam com uma fotocélula, sensor de luz automático, que identifica o baixo grau de luminosidade, garantindo a iluminação no período noturno ou de baixa luz por até 12 horas consecutivas.


Além disso, o espaço de estudos recebeu mais tecnologia. A Fundação Toyota do Brasil investiu na contratação de oito pontos de Wi-FI, que será gratuito para os visitantes, e na compra de 14 computadores, dois notebooks, dois tablets, dois videogames, que estão instalados no espaço digital.
“A Toyota sempre apostou em iniciativas que estivessem ligadas ao desenvolvimento da sociedade brasileira. E reforçou o seu comprometimento por meio da Fundação Toyota do Brasil em 2009. Esta parceria é mais um compromisso com São Bernardo do Campo, que tem extrema importância para nossa história. Nós esperamos que a população aproveite bastante a nova Biblioteca Monteiro Lobato e que cuide dela com muito carinho”, enfatiza Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.


Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo do Campo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades.
A obra teve início em abril, sendo entregue antes do prazo de 15 meses como previsto no Diário Oficial da União. O valor original da reforma de até R$ 5 milhões também previsto no documento foi mantido sem a aplicação de investimento extra mesmo com o sistema de reuso de água, painéis solares e equipamentos eletrônicos, que não constavam no projeto inicial.


Mas o dia não era só de festa, uma notícia triste para os amigos e admiradores da marca, que foram pegos de surpresa com o anuncio feito pelo CEO Steve St.Angelo: é chegada a hora da volta ao Japão do atual presidente da Toyota do Brasil, o gente boníssima Koji Kondo. Eu o conheci durante um evento da Lexus em fevereiro de 2015, pude acompanhar sua trajetória e seu empenho na Toyota durante esses quase dois anos de convívio. Só resta agradecer as oportunidades e a confiança depositada no meu trabalho. Boa sorte Kondo San, nos vemos nos Jogos Olímpicos de 2020!

私たちは2020年のオリンピックで見幸運の近藤
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.