A revisĂ£o de segurança Ă© rĂ¡pida, importante para sua segurança e evita problemas durante a viagem

Texto e fotos: DPaschoal

Se vocĂª jĂ¡ estĂ¡ planejando a viagem deste feriado, entĂ£o procure agendar a revisĂ£o de seu veĂ­culo com antecedĂªncia, porque se precisar trocar alguma peça, ainda tem um tempo hĂ¡bil para fazĂª-lo.


SĂ£o Paulo possui 19 das 20 melhores rodovias do Brasil, mas se o carro nĂ£o estiver em ordem, vocĂª pode acabar no acostamento aguardando socorro. “O primeiro ponto a ser observado Ă© a bateria; a DPaschoal possui um equipamento chamado “Teste EletrĂ´nico de Bateria”, que estima a vida Ăºtil da mesma e analisa o sistema elĂ©trico do carro, com estas informações vocĂª define a hora certa da troca e evita surpresas desagradĂ¡veis, este Ă© um teste gratuito, explica Leandro Vanni, especialista da DPaschoal.
Os freios sĂ£o outros componentes que precisam de uma atenĂ§Ă£o redobrada do condutor. Em uma revisĂ£o de segurança pode-se obter um diagnĂ³stico do estado real das pastilhas e do disco de freio. JĂ¡, na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrĂ´nico do veĂ­culo. Vanni explica que o sistema de freio possui uma luz de anomalia, se ela acender, Ă© porque hĂ¡ algum problema.

Confira as demais dicas que a DPaschoal oferece Ă  seus clientes para realizar uma boa viagem:
  • Pneus: Verificar as condições dos pneus e a calibragem antes de viajar, inclusive do estepe, aumentando a pressĂ£o em mais 2 a 3 libras
  • Verificar as condições das palhetas, para isto, molhe o vidro e acione o limpador para verificar se as palhetas limpam corretamente
  • Verificar se as lĂ¢mpadas do veĂ­culo estĂ£o todas funcionando e reguladas, isto aumenta o campo de visĂ£o do motorista e tambĂ©m nĂ£o atrapalha o condutor quem vem no sentido contrĂ¡rio
  • Alinhamento da suspensĂ£o e balanceamento das rodas. Estes reparos sĂ£o mais que necessĂ¡rios, por isso, observe com atenĂ§Ă£o se hĂ¡ vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direĂ§Ă£o desalinhada (o carro puxa para um dos lados). Atente-se ao pneu cantando, o que pode tambĂ©m ser um sinal de desalinhamento. AlĂ©m desses casos, se vocĂª notar rangidos, batidas secas ou ruĂ­dos que se assemelham a algo frouxo, procure um profissional para fazer os ajustes necessĂ¡rios.

E nĂ£o se esqueça de conferir se o triĂ¢ngulo, chave de roda e macaco estĂ£o dentro do carro e teste o funcionamento de cada um. Quanto ao extintor de incĂªndio, ele deve estar na parte da frente do carro e dentro do prazo de validade. NĂ£o possuir algum desses equipamentos obrigatĂ³rios, mantĂª-los mal conservados ou em desacordo com o Contran-Conselho Nacional de TrĂ¢nsito- Ă© infraĂ§Ă£o grave e resulta em pontos na CNH- Carteira Nacional de HabilitaĂ§Ă£o.
E a agora o uso de farol baixo Ă© obrigatĂ³rio em todas as estradas do Brasil. O descumprimento Ă© considerado infraĂ§Ă£o mĂ©dia, com 4 pontos na carteira de habilitaĂ§Ă£o e multa de R$ 85,13, atĂ© 15 de novembro, a partir desta data sobe para R$ 130.