Toyota lança site especial em português para comemorar os 50 anos do Corolla

Há 50 anos, em 20 de outubro de 1966, época em que a demanda por veículos de passeio começara a crescer no Japão, a Toyota lançou a primeira geração do sedã médio Corolla

Texto e fotos: Toyota

Para celebrar esta importante data na história de um dos modelos de maior sucesso no mundo dentro do portfólio da fabricante, a Toyota está lançando website comemorativo pelos 50 anos do Corolla, em português. O site pode ser acessado por meio do link: 


O conteúdo será atualizado periodicamente. Por este motivo, o internauta poderá visitar o site oficial dos 50 anos do Corolla diariamente e verificar as novidades por lá.

Um pouco de história
A Toyota Motor Corporation foi fundada em 1937, tendo como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria automobilística no Japão. Três décadas depois, nasceria o modelo Corolla, fruto de um crescente interesse por carros naquele país. O design da primeira geração do sedã teve como base o conceito “80 Point Doctrine +α”.
O conceito estipulava que o veículo deveria atingir uma média de 80 pontos dentro de uma escala que variava no máximo até 100, sendo necessário, ainda, acrescentar algumas características extras específicas, denominadas de +α, para conceder ao modelo recursos adicionais à sua aparência e, desta forma, superar as expectativas dos consumidores.
Ao longo das últimas cinco décadas, mesmo com toda a evolução do Corolla em 11 gerações, a Toyota continuou a aplicar este conceito de maneira consistente para todos os seus modelos vendidos no mundo.


A primeira geração do Corolla nasceu no Japão no ano de 1966. Atualmente, 13 países produzem o sedã médio, que já atingiu a marca de mais de 1,3 milhão de unidades comercializadas anualmente em cerca de 150 países. Desde o início de sua produção, o Corolla soma 44 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo, marca que o coloca como o veículo mais vendido de todos os tempos.
Durante os últimos 50 anos, consumidores de todas as partes do mundo compartilham o mesmo carinho pelo Corolla. Por isso, o time de desenvolvimento da Toyota tem trabalhado constantemente para superar as expectativas de seus clientes. O website oficial do 50º aniversário do sedã médio de maior sucesso na indústria traz, também, histórias de membros da equipe que fazem parte desta longa jornada.
A homepage destaca diversos aspectos históricos sobre o Corolla, que inclui relatos de proprietários atuais e de gerações passadas, a história do próprio veículo, comentários dos desenvolvedores responsáveis e muito mais.

Sobre o website 50 anos de Corolla
As seguintes sessões estarão disponíveis no website oficial da Toyota sobre os 50 anos de Corolla:
  • Relatos: A história do Corolla sob a ótica de vários consumidores ao redor do mundo e de diferentes gerações;
  • Histórias: Evolução do modelo desde sua primeira geração e suas respectivas épocas;
  • Mensagens: Depoimentos dos engenheiros chefes do produto;
  • Galeria: Fotos históricas das várias gerações do Corolla;

Corolla no Brasil
As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, em um período marcado pelo início das aberturas de importação de modelos internacionais no País. Por conta do crescente interesse dos consumidores brasileiros pelo sedã da Toyota, destacado pelo reconhecimento e repercussão internacional do Corolla ao redor do mundo, a fabricante decidiu iniciar a produção do Corolla em território nacional a partir de 1998, após dar início às operações em sua fábrica no município de Indaiatuba (SP), construída para produzir as primeiras versões do Corolla nacional, que já estava em sua oitava geração.


Daquela época até os dias atuais, o sedã médio vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento em todo o Brasil, com mais de 790 mil unidades negociadas. Só em 2016, o modelo chegou à marca de 53.750 veículos vendidos no período de janeiro a outubro, mantendo a liderança absoluta entre todos os sedãs médios nacionais, com quase 50% do total de emplacamentos nesta fatia de mercado.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.