1. BUDD-e revoluciona com novos sistemas de operação interativa
  2. T-Cross Breeze apresenta conceito de design de um novo SUV Volkswagen
  3. Gol GT Concept interpreta cultura esportiva da marca
  4. Tiguan Glass Model, feito em grande parte de vidro, demonstra os destaques tecnológicos do veículo
  5. Nova Amarok chega para ser a picape média mais conectada no mercado brasileiro
  6. Golf GTE Sport, esportivo híbrido plug-in, projeta o conceito GT para o futuro
  7. Novo Gol Track tem desenho exclusivo e dianteira inédita na linha
  8. Volkswagen apresenta inédita versão up! Track
  9. CrossFox “Urban White” traz aventura e robustez com design exclusivo e conteúdo tecnológico
  10. Golf Comfortline TSI Total Flex com motor de 125 cv chega para revolucionar o mercado
  11. Tiguan passa a contar com motor 1.4 TSI de 150 cv, que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível
  12. Golf Variant chega à linha 2017 com motor mais potente e novos equipamentos

Texto e fotos: Volkswagen

A Volkswagen será uma das empresas com o maior número de novidades expostas na 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que ocorre entre 10 e 20 de novembro, em São Paulo. Serão 12 novidades, em um total de 30 veículos em exposição.


Com área de 4.500 m2 – o maior espaço no Salão –, o estande da Volkswagen é ainda mais interativo que nos anos anteriores. O espaço reservado à marca seguirá a filosofia “Inspirada na sua vida” e os veículos expostos estarão distribuídos entre os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”.
Outro ponto alto no estande é que os visitantes terão acesso a praticamente todos os modelos, inclusive aos lançamentos, exceto aos carros conceito que serão expostos.


Golf GTE Sport
Esse Golf com a mais alta tecnologia é feito em grande parte de fibra carbono e movimentado por um conjunto de três motores, combinados em um sistema de propulsão híbrido com potência de 400 cv (295 kW). O conceito traz sistema híbrido progressivo, em combinação com a tração integral, carroceira leve, ótimo desempenho aerodinâmico e chassi baseado no design do atual Golf GTE, novo cockpit de competição e um conceito de assentos não-usual (duas áreas internas tipo monocoque). No modo elétrico, o carro-conceito tem autonomia de até 50 quilômetros com emissão zero. O motor 1,6-litro TSI é semelhante ao do Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali. Ele entrega 299 cv e tem torque máximo de 40,8 kgfm (400 Nm). No Golf GTE Sport, ele é assistido por dois motores elétricos: o primeiro (à frente) desenvolve 115 cv (85 kW) e tem torque de 33,6 kgfm (330 Nm); o segundo fica na traseira e tem a mesma potência, porém com torque de 27,5 kgfm (270 Nm). O torque total do sistema de propulsão é de 68,31 kgfm (670 Nm). No modo esportivo “GTE”, todos os três motores trabalham juntos, possibilitando ao Golf GTE Sport acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 s e chegar a 280 km/h de velocidade máxima.

Três Pilares
Conectividade – A Volkswagen foi a primeira marca no Brasil a oferecer um veículo equipado com sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que permite o espelhamento de celulares com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.  Além disso, a marca – em linha com a mais alta tecnologia – foi pioneira no segmento de automóveis a oferecer aos consumidores o Virtual Experience: uma experiência imersiva no formato de “realidade virtual”, que proporciona ao usuário realizar uma visita com vista de 360 graus a um showroom virtual – pelo celular, tablet ou acessório VR (Realidade Virtual). Em seguida, a Volkswagen lançou uma segunda experiência com vista de 360º - desta vez, testando o Jetta 1.4 TSI na companhia do piloto Rubens Barrichello, outra ação inovadora no segmento no Brasil. O tema conectividade terá um espaço específico no estande da marca, com várias atrações para o público, que poderá entrar nos carros equipados com os sistemas de infotainment e testar uma das tecnologias mais avançadas de espelhamento de celular disponível no mercado nacional.


Performance e eficiência – A Volkswagen é a fabricante com a maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor – recursos que formam a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. E para provar na prática essa tecnologia, a Volkswagen preparou a “Arrancada TSI”, uma área na parte externa para exercícios com modelos com a tecnologia TSI, entre nacionais e importados – como up!, Jetta, Golf, entre outros – nos quais os convidados poderão pisar fundo e acelerar o carro em uma reta.


Robustez – Uma das picapes médias mais avançadas no mercado, a Amarok terá destaque no Salão do Automóvel. Na “Estação da Amarok” contará com uma estrutura especialmente montada para testar a sua robustez e tecnologia. O primeiro exercício ocorre em uma rampa, testando os ângulos de entrada e de saída, além do amplo vão livre da picape. Nesse exercício será testado também o assistente de partida em rampa (HHC), recurso que, em aclives acima de 5%, mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Na estação “Iron Track” também haverá um segundo exercício, que faz com que duas rodas da Amarok fiquem suspensas, mostrando a eficiência da tração 4MOTION, a rigidez torcional da carroceria e o funcionamento do bloqueio do diferencial.

Acompanhe os outros destaques nas próximas postagens.