Novidades anunciadas no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016 já podem ser encomendadas no país

Texto e fotos: Porsche Brasil

A Porsche Brasil apresenta as estrelas que estão no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo: a nova geração do Panamera, representado pelo Panamera Turbo, e o Cayenne S E-Hybrid. Apresentados pelo Diretor-Presidente da subsidiária brasileira, Matthias Brück, cerca de 700 jornalistas convidados viram as inovações que a marca trará para o país. Além dos modelos citados, a Porsche também trouxe um dos mais recentes lançamentos da marca, o novo 718 Cayman e inaugurou a sua página oficial no Instagram.


O novo Porsche Panamera desenvolve até 550 cv e 770 Nm de torque na versão Turbo, acelerando de 0 à 100 km/h em 3s6. Já o Cayenne S E-Hybrid, que conta com um motor V6 sobrealimentado e uma unidade elétrica. Combinados os motores produzem 416 cv de potência e 590 Nm de torque.
"Poder apresentar ao nosso público os últimos lançamentos da marca em um evento com esta grandiosidade foi importante para nós. Dois grandes lançamentos foram exibidos, o Panamera completamente novo e o Cayenne S E-Hybrid, ambos modelos do Panamera e o Cayenne S E-Hybrid já estão disponíveis para vendas no Brasil.", disse Matthias Brück, Diretor-Presidente da Porsche Brasil.

Segunda geração do Gran Turismo Panamera está mais esportivo e mais confortável do que nunca
Desenvolvido a partir do zero, o novo Porsche Panamera une dois mundos: o esportivo com o sedã de luxo. Com transmissões e motores completamente novos, chassi aperfeiçoado e design ainda mais próximo do icônico 911, ele chega para angariar mais fãs à marca.


Disponível no mercado brasileiro nas versões Panamera 4S e Panamera Turbo, esse esportivo de quatro portas traz um trem de força de 440 cv na versão 4S e de incríveis 550 cv na versão Turbo. E para colocar toda essa força no asfalto, um câmbio PDK de dupla embreagem com oito marchas e tração nas quatro rodas dão conta do recado.


Visualmente, seu conceito único de Gran Turismo é refletido em um novo design inconfundível, com longas proporções e dinamismos com traços fortes e marcantes já típicos dos carros Porsche, que estabelece uma ligação de estilo com o icônico design do 911.
No desempenho, a máquina faz muito bonito também. O Panamera 4S possui um motor V6 biturbo de 2,9 litros e a versão Turbo conta com um incrível V8 biturbo de 4,0 litros. Nas acelerações de 0 à 100 km/h eles também se destacam: na versão 4S, com o pacote Sport Plus, a marca é atingida em 4s2; já na versão apimentada Turbo, também com o pacote Sport Plus, a mesma arrancada é feita em baixíssimos 3s6. A velocidade máxima fica em 289 km/h no 4S e 306 km/h no Turbo.

Combustão, elétrico e híbrido, tudo em um único carro: Cayenne S E-Hybrid
Primeiro híbrido de tomada no segmento de SUV de luxo do mundo, o Cayenne S E-Hybrid é uma das grandes atrações da Porsche Brasil para o Salão do Automóvel. Ele vem para ser o primeiro carro plug-in híbrido da marca a ser vendido no Brasil. O Cayenne S E-Hybrid pode ser conduzido exclusivamente com o motor elétrico ou com o motor à combustão, além da união de ambos acionando o modo híbrido.


O Cayenne S E-Hybrid utiliza o formato de recarga por tomada e por recuperação de energia cinética além de contar com um consumo de combustível de 12 km/l e com emissões de CO2 de 109 gramas por quilômetro rodado. Estes são níveis muito acima da média geral, especialmente para um utilitário esportivo com tração nas quatro rodas. Por este resultado, o SUV híbrido da Porsche ganhou o selo CONPET por ser o veículo mais eficiente em sua categoria.
No modo a combustão, possui um motor V6 sobrealimentado que gera 333 cv. Já no 100% elétrico, seu motor é de 95 cv. Quando combinados no modo híbrido, ambos os motores geram, juntos, 416 cv e 590 Nm de torque.


Mesmo com seu consumo excelente no modo híbrido, o grande destaque para quem se locomove em trajetos urbanos é a possibilidade de utilizar o carro no modo de condução totalmente elétrico. Neste modo, o Cayenne pode rodar até 36 km em uso cotidiano, dependendo das condições de condução.
Usando os dois motores, a aceleração de 0 à 100 km/h é feita em 5s9 e a máxima fica em 243 km/h; no modo elétrico é de 125 km/h. Seu câmbio é um Tiptronic S de 8 velocidades.
Para carregar a bateria do veículo, basta plugá-lo em uma tomada doméstica de 110V ou 220V. O tempo para carregar a bateria completamente poderá variar entre 5 ou 10 horas, dependendo do regime de potência selecionado no carregador. O carregado inclui também, sem custo adicional, um plug industrial. Caso o cliente opte pela aquisição do carregador de 7,2 kW, um opcional, e instalar o plug industrial, o tempo de recarga pode ser reduzido para cerca de 1,1 hora.


Caso o cliente não consiga carregar sua bateria antecipadamente não há problema algum, uma vez que o veículo recupera energia através do processo de frenagem e da própria utilização do motor à combustão.

Outras estrelas da Porsche no Salão de São Paulo 2016
Além do novo Panamera e do Cayenne S E-Hybrid, a Porsche irá expor no Salão de São Paulo seu novo cupê de dois lugares: o 718 Cayman. O irmão mais novo do 718 Boxster compartilha da mesma motorização (Boxer 4 cilindros turboalimentado e 2.0 litros na versão inicial e um Boxer 4 cilindros turboalimentado, 2.5 litros na versão S). A partir desta geração, uma mudança na estratégia global de posicionamento permite pela primeira vez uma condição de preço mais acessível para o cupê.


Outra estrela do evento será o Porsche 919 Hybrid, carro campeão do World Endurance Championship (WEC) em 2015 e em Le Mans, nos anos de 2015 e 2016 respectivamente, na categoria LMP1. E falando em corridas, o Cayman GT4 Clubsport também está em nosso estande.
O 911, ícone da marca estará exposto em três versões: 911 Carrera, 911 Targa 4S e 911 Turbo S. O Macan de entrada também ficará exposto ao lado do irmão apimentada o Macan GTS.
Ao todo serão 12 carros Porsche em exposição no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece de 10 a 20 de novembro, no São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes Km 1,5.