• Primeiro carro elétrico com três opções de motorização, Hyundai IONIQ alcança níveis baixíssimos de emissões de poluentes;
  • Introduzido em mercados europeus e asiáticos no começo deste ano, o modelo oferece direção ágil, divertida e design atraente.

Texto e fotos: Hyundai Motor Brasil

A Hyundai mostra, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização disponíveis para um único modelo – híbrida, híbrida plug-in e elétrica. Importante marco na estratégia de sustentabilidade da empresa, o modelo proporciona uma experiência de condução dinâmica, baixos níveis de emissões de poluentes, alta eficiência energética e design atraente, além de oferecer diversos itens de conectividade e segurança.


O IONIQ Híbrido, veículo em exposição no evento, é equipado com motor Kappa 1.6 GDI, a gasolina, com quatro cilindros, 105 cv, 15,0 kgf.m de torque e injeção direta, em conjunto com um motor elétrico de 32 kw (43 cv) e 17,3 kgf.m de torque, alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 1,56 kWh, posicionada sob o banco traseiro do automóvel. Juntos, os dois propulsores totalizam uma potência combinada de 141 cv e 27,0 kgf.m de torque, atingindo a velocidade máxima de 185 km/h com emissões de CO² abaixo de 79 g/km.
A versão híbrida do IONIQ traz uma caixa de câmbio de dupla embreagem de seis velocidades (6DCT) que é altamente eficaz, pois utiliza rolamentos de baixo atrito e óleo de transmissão de baixa viscosidade. Na prática, isto se traduz em uma combinação única de desempenho e economia de combustível. O câmbio do IONIQ faz com que o motorista aproveite da melhor forma as tecnologias elétrica e de combustão, garantindo uma direção mais esportiva e divertida, diferente de outros veículos do mesmo segmento.

Eficiência e tecnologia por dentro e por fora
O design do IONIQ foi concebido com base em eficiência e tecnologia. O resultado é um carro com visual aerodinâmico, único e moderno, com características exclusivas para cada uma de suas versões. No caso do híbrido, chamam a atenção os faróis Bi-xenon, que são envolvidos por luzes de posição de LED que formam um “C”. A conhecida grade hexagonal dos modelos da Hyundai e as luzes diurnas em LED reforçam a identidade do carro. O IONIQ Híbrido tem rodas de liga-leve de 17 polegadas.


Assim como o exterior, a parte interna do IONIQ captura a perspectiva futurista do modelo. Os materiais utilizados foram escolhidos de forma ecologicamente amigável e criam um visual mais simples e limpo, dando uma sensação de elegância e leveza.

Conectividade e infotainment
Para atender aos diferentes estilos de vida dos consumidores, o IONIQ apresenta soluções de conectividade e infotainment. O modelo está equipado com um conjunto TFT de 7 polegadas com resolução de 1280x720 pixels, que exibe vários medidores (velocímetro, ECO, nível de carga da bateria, de combustível etc.).


Para aqueles que desejam integrar seu smartphone ao sistema de infotainment do veículo, o IONIQ disponibiliza o Apple CarPlay® e o Google Android Auto®, sistemas que permitem aos usuários conectar seus dispositivos para fornecer e controlar funções de música, telefone ou navegação na tela. A conectividade contínua permite que os motoristas e passageiros fiquem conectados enquanto se mantêm concentrados na estrada. E, para assegurar que os telefones dos ocupantes estejam sempre carregados, o IONIQ oferece uma rede sem fio de carregamento indutivo.

IONIQ Híbrido Plug-in e IONIQ Elétrico
O IONIQ Híbrido Plug-in traz o mesmo motor 1.6 da versão híbrida aliado a um propulsor elétrico de 45 kW (61 cv) e uma bateria de íons de lítio de alta performance, que rende até 50 quilômetros no modo puramente elétrico, com emissão de apenas 32 g/km. O funcionamento deste modelo pode ocorrer de duas maneiras distintas: pelo motor a combustão, abastecendo o carro com gasolina, ou no modo unicamente elétrico, carregando-o em uma tomada.


Já o IONIQ Elétrico oferece uma condução elétrica pura por meio de uma bateria de íons de lítio de 28 kWh, garantindo uma autonomia estimada de mais de 250 quilômetros. O torque de 30,1 kgf.m é entregue por um motor elétrico de 88 kW (120 cv) com transmissão de seis marchas que permite acelerar o carro a até 165 km/h. Nesta versão, é possível que o motorista carregue 80% da bateria do veículo ao conectá-lo a uma tomada em apenas 24 minutos, utilizando um carregador rápido de 100 kW.