Pneu-Conceito Eagle-360 da Goodyear é considerado uma das melhores invenções de 2016 pela Revista Time

O protótipo foi apresentado em março no Salão Internacional do Automóvel de Genebra

Texto e fotos: Goodyear

Todos os anos, os editores de tecnologia da revista Time fazem uma lista com as “melhores invenções que contribuem para um mundo melhor, mais inteligente e - em alguns casos - mais divertido”.   Neste ano, a lista reuniu 25 invenções, entre as quais - além do protótipo Eagle-360 da Goodyear - estão fones de realidade virtual, sapatos que se amarram sozinhos, uma colaboração entre Tesla e SolarCity para telhados solares e o veículo elétrico Chevy Bolt.


“À medida que se reduzem a interação e a intervenção dos motoristas com os veículos autônomos os pneus passam a desempenhar um papel muito mais importante por serem o ponto de contato principal com o solo”, diz Joseph Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear. “Os pneus-conceito da Goodyear têm um papel duplo, primeiro como plataformas criativas que quebram as barreiras do pensamento convencional e segundo como pilotos de teste para as novas gerações de tecnologia.”


O Eagle-360 é um pneu de forma esférica que, por suas características, permite que os veículos autônomos contem com o que há de mais atual em termos de dirigibilidade, conectividade e biomimética - inovação que busca soluções que emulem modelos e formas da natureza - para aumentar a segurança.
“Embora seja um protótipo, o Eagle-360 representa um aspecto essencial da estratégia de inovação da Goodyear e de sua visão de mobilidade inteligente e segura", complementa Joseph Zekoski.

Entre as principais características do conceito Eagle-360 estão:
  • Capacidade de manobra: A orientação múltipla desse pneu esférico permitirá que o veículo se movimente em qualquer direção, contribuindo para a segurança do passageiro e dando maior liberdade para manobrar em ruas estreitas ou estacionamentos;
  • Conectividade: Sensores incorporados elevam ainda mais o nível de segurança ao comunicarem as condições climáticas e das vias ao sistema de controle do veículo e a outros automóveis ao redor, enquanto a banda de rodagem e a tecnologia que mede a pressão dos pneus regulam o desgaste destes componentes em 360 graus para maximizar a quilometragem;
  • Conectados via levitação magnética: Os pneus contam com um sistema de levitação magnética para suspender o veículo, resultando em uma condução suave e silenciosa para o passageiro.
  • Biomimética: Inspirado na natureza, o desenho 3D da banda de rodagem imita o padrão da superfície cerebral e age como uma esponja natural, tendo sido projetado para endurecer em pisos secos e ficar macio em pisos molhados, para proporcionar excelente desempenho e resistência contra deslizamentos na água.

Uma descrição mais detalhada da tecnologia por trás desse conceito pode ser encontrada em https://www.youtube.com/watch?v=oSFYwDDVgac. A lista completa das “Melhores invenções de 2016" da revista Time está disponível em http://time.com/4572079/best-inventions-2016/.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.