• Feira acontece no primeiro trimestre de 2017 (20 a 24 de março), quando medidas para retomada da atividade econômica começarão a dar primeiros resultados;
  • Setores industriais consumidores de borracha vão aproveitar oportunidades oferecidas pelo evento para suprir necessidades de tecnologia e insumos a partir de soluções oferecidas pelas empresas expositoras.

Texto e fotos: PLÁSTICO BRASIL

De agosto para setembro deste ano, o grupo “fabricação de produtos de borracha” subiu 3,2%, de acordo com o IBGE. Muito embora o setor tenha sofrido nos últimos anos com a retração das indústrias de automóveis, máquinas e equipamentos e construção civil – principais consumidores de artefatos de borracha – o recente indicador aponta para uma retomada gradual dos negócios.


Nesse contexto de recuperação, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha se posiciona como uma importante ferramenta para alavancar os negócios de toda a cadeia da borracha.
Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, o evento acontece de 20 a 24 de março de 2017, quando as ações e programas de incentivo que vêm sendo implementados pelo Governo nos últimos meses terão seus resultados mais visíveis.
“O período de realização da Plástico Brasil vai ajudar a impulsionar muito as vendas das indústrias do plástico e da borracha”, diz Liliane Bortoluci, diretora da feira. “A indústria, hoje com demanda reprimida, vai explorar as oportunidades oferecidas pelo evento para suprir suas necessidades em termos de tecnologia, soluções e insumos”.
Para Liliane, a grande adesão das empresas à Plástico Brasil se deve ao fato de que a feira traz novas propostas ao mercado e mantém seu foco no desenvolvimento e fortalecimento das indústrias e de toda a cadeia do plástico e da borracha. “Num período de economia em lento aquecimento, as empresas precisam investir em ações e ideias diferentes. A Plástico Brasil está trabalhando para trazer aos expositores novos mercados, novos clientes”.
A Plástico Brasil será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos e outros.
Para negociar com esses players, os organizadores vão atrair uma visitação altamente qualificada de transformadores e profissionais de setores consumidores, como como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados, eletrodomésticos e químico.
Liliane cita também, como vantagens da Plástico Brasil, a realização no melhor pavilhão de exposições da América Latina. O São Paulo Expo Exhibition & Convention Center oferece 4,5 mil vagas de estacionamento cobertas, climatização em todo o pavilhão, proximidade com o metrô, o aeroporto de Congonhas, e o Rodoanel, e a grande rede hoteleira no entorno.

Apoios
Outro diferencial da Plástico Brasil é o forte apoio que vem recebendo das principais entidades representativas da indústria. Atualmente, mais de 57 dessas entidades, do Brasil e do exterior, já confirmaram seu apoio. É o caso, por exemplo, da CNI – Confederação Nacional da Indústria, FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e outras 5 federações.
“Todo esse apoio é refletido tanto no mix de expositores da feira, quanto em visitantes”, lembra Liliane. “Dentro da Fiesp e das demais federações estão os principais sindicatos e empresas ligadas não apenas ao segmento de transformação do plástico e da borracha, mas também a segmentos que têm interesse direto no setor, como a indústria automotiva, da construção civil, de alimentos e bebidas e dezenas de outros mercados”.
No âmbito internacional, a Plástico Brasil é a única feira brasileira a receber apoio oficial da EUROMAP – European Plastics and Rubber Machinery, que agrega os fabricantes europeus de máquinas de plásticos e borracha. Por se tratar da feira oficial do setor, a Plástico Brasil tem exclusividade na parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para a realização do programa de estímulo às exportações, o Brazilian Machinery.

Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br

PLÁSTICO BRASIL – Feira Internacional do Plástico e da Borracha Data: 20 a 24 de março de 2017
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Realização: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química
Apoio: Euromap – European Plastic and Rubber Machinery
Promoção e organização: Informa Exhibitions Patrocínio: Romi
Mais informações, acesse: www.plasticobrasil.com.br