Um motor novo e eficiente em um carro admirado pelas linhas e acabamento Ă© o que faltava para a montadora

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Peugeot

Parece que a indĂºstria automobilĂ­stica entrou em uma nova era, aquela coisa de se dar um passo para trĂ¡s para dar dois para frente, hoje dificilmente nos deparamos com motores grandes, devoradores de combustĂ­vel e com enorme cavalagem que faz com que cheguemos de 0 a 100 km/h em poucos segundos.


Uma palavra domina os centros de engenharia e desenvolvimento de novos propulsores, Ă© o tal Downsizing, que Ă© a prĂ¡tica de utilizar motorizações de menor capacidade volumĂ©trica e muitas vezes menor quantidade de cilindros do motor, mais modernos e eficientes, virou a menina dos olhos das montadoras e surpreendem cada dia mais os consumidores e jornalistas especializados, eu mesmo sempre me espanto quando um “motorzinho” desses mostra uma cavalaria maior que aquelas dos filmes do John Ford.


Durante uma semana eu testei o Peugeot 208 na versĂ£o Allure com o novo motor 1,2l PureTech, considerado o mais econĂ´mico do Brasil, que com trĂªs cilindros e bicombustĂ­vel gera 90 cavalos de potĂªncia, com o cĂ¢mbio manual de 5 velocidades ele nĂ£o fica te pedindo pra trocar as marchas, seja na cidade ou na estrada, com isso, a economia Ă© a grande parceira, o carro abastecido com etanol praticamente nĂ£o gasta nada!


É um prazer dirigir esse carro, ele tem em toda a linha o i-Cockpit®, um conceito inovador do posto de conduĂ§Ă£o, Ă© como se estivesse em um carro de corrida. O painel de instrumentos Ă© elevado e permite a leitura por cima do volante tem uma central multimĂ­dia das mais modernas e todos os controles estĂ£o prĂ³ximos das mĂ£os. Desviar a atenĂ§Ă£o Ă© completamente desnecessĂ¡rio, isso garante segurança e mais conforto, mesmo no estressante trĂ¢nsito de SĂ£o Paulo.


Por falar em trĂ¢nsito, na cidade ele Ă© muito bom, Ă© um tĂ­pico urban car, tem o tamanho certo para as vagas de estacionamento, Ă© fĂ¡cil de manobrar e cabe em qualquer lugar. Na cidade a velocidade Ă© baixa, sĂ£o raras as vias acima de 50 km/h, sendo que as ruas sĂ£o em sua maioria de 40 km/h onde o Peugeot 208 anda praticamente em 4ª marcha, as reduções sĂ³ em casos extremos, se aumentar um pouco a velocidade, se pode colocar a 5ª sem susto.


Isso acarreta em um menor consumo de combustĂ­vel em situaĂ§Ă£o urbana, pelos dados do computador de bordo consegui fazer 10,2 km/l, um nĂºmero muito bom se considerar que o ar condicionado estava ligado o tempo todo e vĂ¡rias vezes fiquei preso em engarrafamentos. Essa “conversa” entre motor e cĂ¢mbio Ă© a chave da equaĂ§Ă£o, um nĂ£o roda demais, outro nĂ£o força demais, ambos tem uma excelente calibragem.


E na estrada? Pois Ă©, nĂ£o dĂ¡ pra esquecer que se trata de um motor de cilindrada pequena, mas, e sempre existe um mas, a tecnologia embarcada supre essa “diferença” e o Peugeot 208 atĂ© parece um carro de motor maior. Fiz uso constante do cruise control, acessĂ³rio dos mais importantes nos dias de hoje, com ele dĂ¡ para se fazer viagens maravilhosas sem o risco de ultrapassar os limites de velocidade das rodovias nem os de desempenho do automĂ³vel.


LĂ¡ fui eu em direĂ§Ă£o Ă  Atibaia, terra onde tem a festa do morango, uma das frutas mais bem elaboradas da natureza e de origem francesa, ela faz muito sucesso por aqui. A rodovia FernĂ£o Dias Ă© uma estrada com todas as variações necessĂ¡rias para se avaliar um carro: tĂªm subidas e descidas longas, retas generosas, curvas de raio curto e longo e uma enorme variaĂ§Ă£o de velocidades.


Viajar com o Peugeot 208 Ă© um enorme prazer por causa do conforto e do que ele oferece em equipamentos de segurança e entretenimento: luz diurna em LED, multimĂ­dia com tela colorida sensĂ­vel ao toque de 7”, Bluetooth, Jukebox com 16 Gb de memĂ³ria, MirrorScreen, telefone com reconhecimento de voz, computador de bordo, GPS, ar-condicionado automĂ¡tico digital bizone, sensor de obstĂ¡culos dianteiro e traseiro, piloto automĂ¡tico, limitador de velocidade, sensores de chuva e de luminosidade, cĂ¢mera de rĂ© e bancos que praticamente abraçam o motorista e passageiro carona.


A direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva garante uma dirigibilidade muito boa, agora o que espanta Ă© o desempenho, sempre muito firme e decidido em momentos de ultrapassagem ou mesmo de retomada de velocidade nas subidas. Em pouco mais de 40 km de estrada, eu apenas tive que fazer uma reduĂ§Ă£o de marcha em um momento de ultrapassagem de um veĂ­culo muito lento, fora isso, fiz praticamente todo o percurso em 5ª.


O desempenho Ă© linear em qualquer velocidade e na manutenĂ§Ă£o da mesma, afinal de contas o cĂ¢mbio Ă© manual e ele nĂ£o pediu para trocar nenhuma marcha. A rodovia tem trechos de 60, 80, 90 e 110 km/h, trĂ¡fego intenso e uma diversidade de situações de conduĂ§Ă£o, com todas essas variantes consegui fazer, segundo dados do computador de bordo 14,7 km/l, Ă© de se espantar ou nĂ£o? Isso sem ser “tiozĂ£o” no volante, andando sempre na velocidade que o trecho permitia.


Com sete cores para escolher, trĂªs anos de garantia total, revisões com Preços Fixos, Peugeot Assistance em todo o paĂ­s 24 horas por dia, o Peugeot 208 tem preço inicial sugerido de R$ 51.190 e planos de financiamento direto com a montadora, Ă© um carro bonito, econĂ´mico, muito confortĂ¡vel e chegou para definitivamente abalar a concorrĂªncia.


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