A Porsche vai disputar a temporada de corridas de 2017 com um GT de competições totalmente novo

Texto e fotos: Porsche

O novo 911 RSR utiliza toda a amplitude do regulamento da categoria GT da corrida 24 Horas de Le Mans e, juntamente com o design sistemĂ¡tico de baixo peso, traz o ultramoderno motor horizontal de seis cilindros posicionado Ă  frente do eixo traseiro. A unidade de quatro litros de cilindrada, extremamente leve, agrega itens como injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel assim como um comando de vĂ¡lvulas rĂ­gido e se caracteriza por sua extrema eficiĂªncia. O novo 911 RSR estrearĂ¡ na corrida de 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, em janeiro de 2017.


"Mesmo mantendo o tĂ­pico design do 911, esta Ă© a maior evoluĂ§Ă£o atĂ© agora na histĂ³ria de nosso modelo GT topo de linha", afirma o diretor da Porsche Motorsport, Dr. Frank Steffen Walliser. O novo 911 RSR Ă© fruto de um desenvolvimento completamente novo: a suspensĂ£o, estrutura da carroceria, conceito aerodinĂ¢mico, motor e transmissĂ£o foram todos projetados desde o primeiro esboço. O conceito do motor permitiu aos designers instalarem um difusor aerodinĂ¢mico traseiro especialmente grande. Combinado com a asa traseira montada acima, derivada do protĂ³tipo de competições LMP1, o 919 Hybrid, ele eleva significativamente a força vertical e a eficiĂªncia aerodinĂ¢mica.


"Para o 911 RSR, focamos intencionalmente num motor naturalmente aspirado especialmente moderno e leve, que deu aos nossos engenheiros uma imensa flexibilidade ao desenvolver o veĂ­culo", explica o Dr. Walliser. "Fora isso, em princĂ­pio, o regulamento da LMGTE estabelece a absoluta igualdade de vĂ¡rios conceitos de propulsĂ£o, jĂ¡ que as caracterĂ­sticas de torque dos motores turbo e aspirados sĂ£o parelhas." Dependendo do tamanho do restritor, o novo motor naturalmente aspirado gera em torno de 510 cv (375 kW). Borboletas para mudanças de marcha no volante comandam a caixa de cĂ¢mbio de seis velocidades com carcaça de magnĂ©sio, que transmite a força do motor para as rodas traseiras que tĂªm 31 centĂ­metros de largura. A mudança para a nova geraĂ§Ă£o de motores agora estĂ¡ completa: apĂ³s o 911 GT3 R e o 911 GT3 Cup, o ponta de lança dos carros de corrida Porsche GT agora tambĂ©m Ă© impulsionado pela mesma famĂ­lia de motores boxer seis-cilindros de vanguarda.


No passado, a Porsche jĂ¡ expandiu completamente os limites com o conceito do 911 em 1996, com o 911 GT1. E com muito sucesso: em 1998, o 911 GT1 conquistou a 16a vitĂ³ria da Porsche na classificaĂ§Ă£o geral na corrida de 24 Horas de Le Mans. Na Ă©poca, o veĂ­culo mais rĂ¡pido no grid pertencia Ă  classe GT1.
Pela primeira vez, um carro de corridas Porsche GT utiliza sistemas de assistĂªncia no estado da arte: o novo 911 RSR Ă© equipado com um sistema de alerta de colisĂ£o apoiado por radar, o chamado "Sistema de PrevenĂ§Ă£o de Colisões". Mesmo no escuro, os protĂ³tipos LMP1, que sĂ£o mais rĂ¡pidos, sĂ£o detectados suficientemente cedo e confusões podem ser evitadas. Um novo conceito de gaiola protetora e um novo banco esportivo rigidamente montado aumentam a segurança do piloto. Com o banco preso ao chassi, a pedaleira agora pode ser movimentada longitudinalmente e ajustada para o tamanho de cada piloto.


A manutenĂ§Ă£o do novo 911 RSR tambĂ©m foi significativamente facilitada. Elementos inteiros da carroceria de fibra de carbono podem ser trocados completamente num tempo muito curto, graças Ă  adoĂ§Ă£o de presilhas rĂ¡pidas inteligentes. AlĂ©m disso, mudanças na regulagem da suspensĂ£o podem ser executadas com muito mais rapidez e facilidade.
Com o novo visual do envoltĂ³rio da carroceria, o 911 RSR se destaca numa nova direĂ§Ă£o: pela primeira vez, o GT de competiĂ§Ă£o traz o novo design de fĂ¡brica que desenvolveu ainda mais a clara e dinĂ¢mica linguagem de design da Porsche Motorsport. De um ponto de vista superior, Ă© possĂ­vel vislumbrar uma ideia da silhueta do emblema da Porsche. As cores bĂ¡sicas continuam sendo branco, vermelho e preto.


Na temporada de 2017, a fĂ¡brica espera competir com o novo 911 RSR em 19 corri-das, equivalentes a mais de 140 horas de competiĂ§Ă£o. Com dois carros de fĂ¡brica inscritos, a Porsche irĂ¡ disputar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), que inclui a 24 Horas de Le Mans, assim como o campeonato IMSA Weathertech nos Estados Unidos. O novo carro de corrida irĂ¡ celebrar sua estreia sob as mais duras condições na prova de abertura da IMSA em Daytona, nos dias 28 e 29 de janeiro. "Estamos muito bem preparados para isso", afirma Marco Ujhasi, chefe da GT Works Sport. "Desde o primeiro teste de rodagem em Weissach, em março deste ano, rodamos 35 mil quilĂ´metros testando em pistas de corrida na Europa e AmĂ©rica do Norte. Isso Ă© mais do que foi feito no desenvolvimento de qualquer outro Porsche GT de competiĂ§Ă£o."

Dados técnicos do Porsche 911 RSR 2017
Conceito
VeĂ­culo de competiĂ§Ă£o monoposto para a categoria LMGTE

Peso/dimensões
Peso aprox. 1.243 kg (peso mĂ­nimo pelo regulamento)
Comprimento 4.557 mm (sem saia dianteira, asa traseira e difusor)
Largura 2.042 mm (eixo dianteiro) 2.048 mm (eixo traseiro)
DistĂ¢ncia entre eixos 2.516 mm

Motor
Seis-cilindros boxer resfriado a Ă¡gua, posicionado Ă  frente do eixo traseiro; 4.000 cm³, curso 81,5 mm, diĂ¢metro 102 mm; aprox. 510 cv (375 kW) dependendo do res-tritor; tecnologia de quatro vĂ¡lvulas; injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel; lubrificaĂ§Ă£o por cĂ¡rter seco; volante de massa Ăºnica; limitaĂ§Ă£o de potĂªncia por restritor, acelerador eletrĂ´nico.

TransmissĂ£o
Caixa de cĂ¢mbio sequencial de seis marchas com engrenamento permanente, layout longitudinal com dois eixos e engrenagem cĂ´nica; mudanças de marcha atravĂ©s de atuador eletrĂ´nico; borboletas para mudanças de marcha no volante; carcaça do cĂ¢mbio de magnĂ©sio; diferencial autoblocante multidiscos com unidade viscosa; embreagem de carbono de competiĂ§Ă£o com trĂªs discos.

Carroceria
Chassi com peso otimizado em alumĂ­nio e aço; escotilha de teto removĂ­vel para acesso ao cockpit; cĂ©lula de combustĂ­vel FT3 na dianteira do carro; gaiola de proteĂ§Ă£o contra capotagem soldada no chassi; banco de acordo com a norma FIA 8862-2009, rigidamente ligado ao chassi; cinto de segurança de seis pontos para uso com HANS (dispositivo de proteĂ§Ă£o para pescoço e cabeça); pedaleira ajustĂ¡vel longitudinalmente; carroceria de troca rĂ¡pida feita de fibra de carbono reforçada com plĂ¡stico; asa traseira com pilares "pescoço de cisne"; sistema de macacos pneumĂ¡tico com quatro apoios e vĂ¡lvula de pressĂ£o de segurança; sistema de extinĂ§Ă£o de incĂªndio acionado eletronicamente; para-brisa aquecido.

SuspensĂ£o
Eixo dianteiro:braços duplos em "V"; amortecedor de vibrações quadridirecional; molas helicoidais duplas (mola principal e mola auxiliar); barras antirrolagem ajustĂ¡veis por posicionamento de lĂ¢minas; direĂ§Ă£o com assistĂªncia eletrohidrĂ¡ulica
Eixo traseiro: sub-chassi traseiro integrado com suspensĂ£o com braços duplos em "V"; amortecedor de vibrações de quadridirecional; molas helicoidais duplas (mola principal e mola auxiliar); barras antirrolagem ajustĂ¡veis por posicionamento de lĂ¢minas; direĂ§Ă£o com assistĂªncia eletrohidrĂ¡ulica; semieixos com juntas tripoides.

Freios
Dois circuitos de frenagem independentes para os eixos dianteiro e traseiro, com equilĂ­brio ajustĂ¡vel por alavanca.
Eixo dianteiro: Pinças de alumĂ­nio em peça Ăºnica com seis pistões com acoplamento rĂ¡pido; discos de aço ventilados internamente com 390 mm de diĂ¢metro; pastilhas de freios de competiĂ§Ă£o; dutos de resfriamento dos freios otimizados.
Eixo traseiro: Pinças de alumĂ­nio em peça Ăºnica com quatro pistões com acoplamento rĂ¡pido; discos de aço ventilados internamente com 355 mm de diĂ¢metro; pastilhas de freios de competiĂ§Ă£o; dutos de resfriamento dos freios otimizados.

Rodas/pneus
Eixo dianteiro: Rodas de liga leve forjadas em peça Ăºnica, 12.5Jx18 offset 25 com porca de fixaĂ§Ă£o central; pneus Michelin slick 30/68-18.
Eixo traseiro: Rodas de liga leve forjadas em peça Ăºnica, 13Jx18 offset 37 com porca de fixaĂ§Ă£o central; pneus Michelin slick 31/71-18.

Sistema elétrico
Unidade Central de ConexĂ£o Cosworth; volante multifuncional de fibra de carbono reforçada com plĂ¡stico com display integrado; Sistema de Alerta de ColisĂ£o; alterna-dor controlado em conexĂ£o com bateria LiFePo4 (lĂ­tio-fosfato de ferro); farĂ³is de LED; lanternas traseiras e luz de chuva em LED; numeral do carro iluminado e sis-tema de luz de liderança; luz negra no interior do cockpit; espelhos externos com ajuste elĂ©trico e funĂ§Ă£o de memĂ³ria; sistema de monitoramento da pressĂ£o dos pneus (TPMS); sistema de fornecimento de lĂ­quido para o piloto; sistema de ar-condicionado; painel de interruptores de membrana no console central com etiquetas fluorescentes.