Rodada 20 de 21 - São Paulo, Brasil, de 11 a 13 de novembro de 2016

Texto e fotos: Pirelli

A penúltima etapa do campeonato acontece no intenso, veloz e colorido circuito de Interlagos. Apesar de ter passado por um recapeamento relativamente recente, a pista ainda oferece um grande desafio, com uma série constante de curvas de alta energia e potencial para temperaturas muito altas. Como resultado, o pneu P Zero Laranja duro fará sua última aparição na temporada 2016, ao lado dos compostos médio e macio. Essa combinação foi vista pela última vez no Japão.


O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
  • Interlagos tem a segunda volta mais curta do ano. E, provavelmente, a mais intensa, com os carros fazendo curvas constantemente e lidando com tráfego. Isso aumenta a demanda sob os pneus.
  • O recapeamento realizado alguns anos atrás aumentou os níveis de aderência e suavizou os desníveis.
  • Há uma ampla variedade de condições climáticas possíveis, de calor intenso a chuva pesada.
  • Interlagos é um dos poucos circuitos em sentido anti-horário. O pneu traseiro direito é o mais exigido.
  • Os pneus são frequentemente sujeitos a uma combinação de forças laterais e longitudinais, o que aumenta a demanda sob eles.

OS TRÊS COMPOSTOS SELECIONADOS
  • Laranja duro: será usado apenas pela quinta vez em 2016. É um jogo mandatório e deve estar disponível para a corrida.
  • Branco médio: outro conjunto mandatório, que deve ter um papel fundamental na estratégia da corrida.
  • Amarelo macio: apesar das altas demandas da pista, este composto já foi usado no Brasil antes.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Veremos os pneus duros no Brasil pela primeira vez desde 2013, que deve se mostrar muito efetivo contra as altas demandas da pista. Em 2015, tivemos uma corrida com três paradas. Assim, com o aumento de performance e pressão aerodinâmica que tivemos este ano, selecionar um pneu mais duro, fato raro nessa temporada, foi a única opção sensata para oferecer um bom número de variáveis para estratégias diferentes. Equilibrar sua durabilidade com a performance extra dos compostos mais macios será a chave para as táticas de corrida. O clima obviamente também terá um grande papel nesses cálculos.”

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO

Roxo
Vermelho
Amarelo
Branco
Laranja
Austrália

Supermacio
Macio
Médio

Bahrain

Supermacio
Macio
Médio

China

Supermacio
Macio
Médio

Rússia

Supermacio
Macio
Médio

Espanha


Macio
Médio
Duro
Mônaco
Ultramacio
Supermacio
Macio


Canadá
Ultramacio
Supermacio
Macio


Azerbaijão

Supermacio
Macio
Médio

Áustria
Ultramacio
Supermacio
Macio


Inglaterra
         
          
Macio
Médio
Duro
Hungria

Supermacio
Macio
Médio
       
Alemanha

Supermacio
Macio
Médio

Bélgica
Supermacio
Macio
Médio

Itália
Supermacio
Macio
Médio

Cingapura
Ultramacio
Supermacio
Macio
          
Malásia
         
          
Macio
Médio
Duro
Japão
Ultramacio
Macio
Médio
Duro       
Estados Unidos
Supermacio
Macio
Médio

México
Supermacio
Macio
Médio

Brasil
 

Macio
Médio
Duro       
Abu Dhabi
Ultramacio
Supermacio
Macio