FÓRMULA 1: PREVIEW GRANDE PRÊMIO DE ABU DHABI

Rodada 21 de 21 - Yas Marina, Abu Dhabi, de 25 a 27 de novembro de 2016

Texto e fotos: Pirelli

O campeonato mundial de Fórmula 1 deste ano chega ao fim em Abu Dhabi. A decisão do título de pilotos ficou para a última corrida. A Pirelli levará para Abu Dhabi os três compostos mais macios de sua gama: O P Zero Roxo ultramacio, o P Zero Vermelho supermacio e o P Zero Amarelo macio. O ultramacio será utilizado pela primeira vez desde Cingapura, fazendo sua quinta aparição no ano.


O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
  • A superfície da pista de Yas Marina é muito lisa, com uma grande variedade de curvas e velocidades, o clima é quente e consistente o ano todo, o que torna o local ideal para testes.
  • Como o circuito é muito variado, as equipes tendem a correr com um acerto de média pressão aerodinâmica.
  • Ultrapassagens tendem a ser complicadas em Yas Marina, então a estratégia pode ajudar a impulsionar a posição na pista.
  • A superfície lisa geralmente leva a baixos níveis de uso e degradação dos pneus.
  • A corrida começa no fim da tarde, às 17h (horário local), e termina no início da noite, o que significa que a temperatura da pista tende a variar, às vezes caindo drasticamente.
  • A tração é um aspecto fundamental no comportamento dos pneus em Abu Dhabi, com todas as acelerações nas saídas das curvas.
  • Como no Brasil, Yas Marina tem a volta no sentido anti-horário, o que não é típico no restante da temporada.

OS TRÊS COMPOSTOS SELECIONADOS
  • Amarelo macio: visto em todas as corridas, porém será o composto mais duro do fim de semana.
  • Vermelho supermacio: usado previamente em Abu Dhabi e, como o macio, é um conjunto mandatório.
  • Roxo ultramacio: ele tem uma vantagem em termos de velocidade, então coloca uma interessante variável nas estratégias.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Abu Dhabi é um dos circuitos que melhor conhecemos, devido ao grande número de testes que realizamos lá, incluindo alguns com os pneus mais largos de 2017, que vêm acontecendo desde agosto. O novo elemento para este ano obviamente é o pneu ultramacio, que proporciona uma velocidade extra em um circuito que oferece um bom teste para os pneus. Na verdade, todos os compostos selecionados para este ano são bem adequados para Abu Dhabi, abrindo diversas opções de estratégias. Apesar de toda a atenção estar voltada para o fim da temporada 2016, nós já estamos olhando para 2017, com uma apresentação para a imprensa antes do início do Grande Prêmio e, então, o primeiro teste com todos os três carros adaptados juntos na pista com os pneus de 2017, na terça-feira após a corrida.”

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO

Roxo
Vermelho
Amarelo
Branco
Laranja
Austrália

Supermacio
Macio
Médio

Bahrain

Supermacio
Macio
Médio

China

Supermacio
Macio
Médio

Rússia

Supermacio
Macio
Médio

Espanha


Macio
Médio
Duro
Mônaco
Ultramacio
Supermacio
Macio


Canadá
Ultramacio
Supermacio
Macio


Azerbaijão

Supermacio
Macio
Médio

Áustria
Ultramacio
Supermacio
Macio


Inglaterra
         
          
Macio
Médio
Duro
Hungria

Supermacio
Macio
Médio
       
Alemanha

Supermacio
Macio
Médio

Bélgica
Supermacio
Macio
Médio

Itália
Supermacio
Macio
Médio

Cingapura
Ultramacio
Supermacio
Macio
          
Malásia
         
          
Macio
Médio
Duro
Japão
Ultramacio
Macio
Médio
Duro       
Estados Unidos
Supermacio
Macio
Médio

México
Supermacio
Macio
Médio

Brasil
 

Macio
Médio
Duro       
Abu Dhabi
Ultramacio
Supermacio
Macio


Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.