COMER & BEBER - Saboreie pratos genuinamente italianos preparados artesanalmente pelo chef Vincenzo Vessicchio

Os amantes da culinária italiana têm na badalada praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, um variado cardápio recheado de opções contendo pratos genuinamente italianos, preparados artesanalmente pelo chef Vincenzo Vessicchio, que traz para o Brasil a culinária italiana na sua mais pura essência, mas sem deixar de lado a inovação e seu toque contemporâneo

Texto e fotos: Ristorante Mergellina

Essa mistura de sabores do Ristorante Mergellina é resultado da produção artesanal de todos os pratos, incluindo as massas, fresquinhas e produzidas logo nas primeiras horas da manhã. Até mesmo o pão servido juntamente com o antepasto é produzido no próprio restaurante, garantindo, assim, um misto de maciez de sua massa e crocância.


Os apaixonados por frutos do mar também têm a garantia de que os peixes, por exemplo, são sempre fresquinhos, pois são adquiridos diretamente com pescadores artesanais no dia do seu preparo. Por este motivo, não há a menção de algumas espécies no cardápio, pois elas são oferecidas pelo chef conforme a disponibilidade do pescado do dia.
“Preparar pratos de qualidade requer tempo. Por isso, assim que o cliente senta-se à mesa, ele é informado de que o prato pode demorar um pouquinho, pois tudo é preparado na hora, inclusive os peixes, que são limpos no momento do preparo”, explica o chef Vincenzo, que busca pessoalmente as especiarias e ingredientes diretamente dos fornecedores, para garantir a qualidade dos pratos.

Sabores
O Ristorante Mergellina possui variados pratos, entre carnes, peixes, massas e risotos. O destaque fica para as massas frescas artesanais, como Tagliatelle, Parpadelle, Gnocchi, Strascinati, além de massas recheadas e massas secas.
A variedade de carnes também é extensa e curiosamente recebem nomes de marcas automobilísticas italianas, como Maserati (Medalhão de Filé Mignon ao molho de vinho tinto servido com Tagliatelle quatro queijos), Ferrari (Medalhão de Filé Mignon flambado ao conhaque e funghi seco servido com Risoto de alho poró e gorgonzola), Lancia (Filé de frango recheado com bacon e provolone defumado ao creme de parmesão servido com Espaguete ao pomodoro e manjericão), entre outras “macchinas”.
A mesma brincadeira acontece com os risotos, preparados com arroz Carnaroli Paganini, desta vez, as iguarias levam o nome de celebridades italianas do passado, como Risoto Claudia Cardinale (palmito pupunha, abobrinha, champignon e provolone defumado), Risoto Roberto Benigni (risoto carnaroli com brócolis e linguiça toscana), Risoto Antonio de Curtis “Totò” (funghi seco e queijo parmesão) e o Risoto Sophia Loren (camarão, polvo, lula, pedaços de tomate e manjericão).


Cardápio Executivo
Para quem acabou de sair da praia e prefere um almoço rápido, o Ristorante Mergellina também oferece cardápio executivo, mas nada de arroz, feijão ou fritas. As iguarias têm toque igualmente italiano. O cliente pode optar por uma massa leve, que acompanha grelhados de filé de frango, ou filé de linguado ou escalope de filé mignon. O cardápio é servido entre as 13h e 18h.
Quem preferir um prato ainda mais light, pode pedir o grelhado, que vem acompanhado de cenoura, batata, abobrinha, ao vapor, temperados com azeite de oliva e sal.

Ambiente charmoso remete clientes ao sul da Itália
Ao entrar no salão ajardinado e arejado do Ristorante Mergellina, a impressão é a de que o cliente colocou os pés em plena Itália. Uma enorme foto, que ocupa toda uma parede, nos remete a um pedacinho de Nápoles, onde está situado o tradicional bairro Mergellina, que inspirou o nome ao restaurante.
O som ambiente também nos “transporta” para aquele país europeu. Lá é possível almoçar ou jantar ouvindo músicas típicas italianas. E para completar, sempre que possível, o chef Vincenzo circula pelas mesas trazendo seu carregado sotaque italiano, para medir entre os clientes a receptividade dos pratos.


Selo Ospitalità Italiana
O Ristorante Mergellina foi agraciado em 2013/2014 com o selo de qualidade Ospitalità Italiana, concedido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura do Rio de Janeiro, com aval dos ministérios do Turismo, Cultura e Políticas Agrícolas da Itália.
O selo é  um programa de certificação de qualidade e reconhecimento para os restaurantes italianos no mundo e tem como objetivos promover as  tradições dos produtos da Itália e valorizar a sua cultura gastronômica; valorizar a imagem dos restaurantes italianos no exterior que respeitam os padrões de qualidade do programa Ospitalità Italiana e criar novas oportunidades e ações de promoção para os restaurantes italianos no mundo.
O Mergellina também faz parte do Cozinha na Praia, um projeto criado no litoral norte para divulgação dos mais renovamos restaurantes da região.

“Bambinos”
Os “bambinos” também têm cardápio especial, inspirados em personagens de desenhos animados, como Pinocchio (Filé de peixe – Linguado - grelhado com espaguete ao molho pomodoro ou arroz branco), Ratatouille (Escalope de mignon grelhado com espaguete à bolonhesa ou arroz branco), Mickey (Filé de frango grelhado com espaguete ao molho branco ou arroz branco) e o Pica Pau (Filé de Frango grelhado com espaguete na manteiga ou arroz branco).

SERVIÇO | RISTORANTE MERGELLINA
Endereço: Rua dos Navegantes, 139 | Maresias | São Sebastião/SP
Telefone: (12) 3865–7272
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.