A superproduĂ§Ă£o da Marvel
apresenta o mais sombrio personagem criado por Stan Lee com efeitos
espetaculares
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Walt Disney Studios Motion Pictures
Um antigo ditado diz que “ver e saber que tĂªm, Ă© a mesma coisa”,
isso sempre ficou claro nas histĂ³rias em quadrinhos que norteavam a vida
de muitos de nĂ³s que vivemos a infĂ¢ncia e adolescĂªncia nos anos 60 e 70. A criaĂ§Ă£o de um
personagem que tinha seus super poderes ligados ao sobrenatural, em uma Ă©poca
que a cultura de alienĂgenas e dos geneticamente errantes faziam sucesso entre
todos os leitores do planeta, foi um marco.
Na verdade ele Ă© uma mistura de
vĂ¡rias vertentes, mas se sobrepõem sobre os outros humanos normais por conta de
sua capacidade de enxergar o intimo de cada um, Ă© um personagem Ăºnico, muito
poderoso e tem a frieza de pelo menos 40% dos habitantes do planeta, ama sem
demonstrar amor.
Claro que quando se Ă© jovem vocĂª
nĂ£o imagina as dificuldades que existem para transformar um enredo
complicadĂssimo como esse em filme, jĂ¡ no gibi nĂ£o, o papel aceita tudo,
qualquer coisa Ă© possĂvel quando se trata de impresso. Na tela a coisa
complica, as limitações tecnolĂ³gicas e artĂsticas muitas vezes engavetam
projetos maravilhosos, o bom mesmo Ă© esperar o momento certo para concretizar o
sonho e dar vida ao inanimado.
Estreou esta semana jĂ¡
arrebentando as bilheterias do mundo Dr. Estranho (Marvel
Studios, Walt Disney Studios Motion Pictures), seguramente o melhor
filme de ficĂ§Ă£o do ano e que tem os efeitos mais espetaculares criados pelos
competentĂssimos artistas da Industrial Light & Magic, alguns
podem atĂ© parecerem retĂ³ricos, mas a execuĂ§Ă£o Ă© sem precedentes. Lembra quando
falei de momento certo? EntĂ£o, nĂ£o adiantava querer produzir um longa dessa
magnitude e complexidade nos anos 90, sĂ³ com a tecnologia do sĂ©culo XXI foi
possĂvel sua realizaĂ§Ă£o.
Trata-se de um filme de origem,
mais preocupado em apresentar ao espectador o personagem desde seus primĂ³rdios
atĂ© a sua enorme evoluĂ§Ă£o em direĂ§Ă£o ao obscuro lado de seu imenso poder. O
mundialmente famoso neurocirurgiĂ£o Dr. Stephen Strange (vivido muito
convincentemente por Benedict Cumberbatch de 12
Anos de EscravidĂ£o, O Jogo da ImitaĂ§Ă£o, Aliança
do Crime) cuja vida muda pra sempre apĂ³s um terrĂvel acidente
de carro e impede que ele possa continuar utilizando as mĂ£os.
Quando a medicina tradicional
fracassa, ele Ă© forçado a procurar cura, e esperança, em um lugar improvĂ¡vel -
um enclave misterioso conhecido como Kamar-Taj. Ele rapidamente descobre
que esse nĂ£o Ă© apenas um centro de cura, mas tambĂ©m a linha de frente de uma
batalha contra forças ocultas do mal determinadas a destruir nossa realidade. Em pouco tempo Strange
– armado com recĂ©m-adquiridos poderes mĂ¡gicos – Ă© forçado a escolher entre
retornar Ă sua vida de riqueza e status ou deixar tudo para trĂ¡s para defender
o mundo como o feiticeiro mais poderoso que existe.
Como jĂ¡ Ă© uma pratica comum no
cinema atual, o diretor também escreve o roteiro, é uma forma de economizar,
mas é também um jeito do realizador se envolver mais com a obra. Scott
Derrickson (O Dia em Que a Terra Parou ,
A
Entidade) Ă© muito competente no que faz, a histĂ³ria Ă© de fĂ¡cil
compreensĂ£o e a realizaĂ§Ă£o primorosa, digamos que o jargĂ£o de cinema e
televisĂ£o “manda descer tudo” neste
caso se apresenta em nĂºmeros impressionantes:
Foi filmado em Londres, Nova York ,
Katmandu (Nepal) e Hong Kong, 800 desenhos, 3000 desenhos conceituais e 40
maquetes de sets foram criados durante o processo de filmagem, 21 sets foram
construĂdos o maior deles mede 48 x 25 m , usaram 6 Lamborghini para as
filmagens, uma das lentes da cĂ¢mera foi utilizada em Lawrence da ArĂ¡bia ,
foram necessĂ¡rias 350 toneladas de entulho de verdade na cena de destruiĂ§Ă£o em
Hong Kong.
A fotografia Ă© impressionante,
retrata os quadrinhos com muita proximidade (deve ser assistido em 3D),
pois o diretor de fotografia Ben Davis (Vingadores:
Era de Ultron, Antes de Dormir, Guardiões
da GalĂ¡xia) chegou ao requinte de visitar centros cirĂºrgicos e
salas de emergĂªncia para entender que tipo de iluminaĂ§Ă£o e texturas precisaria
usar para criar um ambiente hospitalar realista na tela.
Evidentemente que a montagem Ă© um
capĂtulo completamente Ă parte, os editores Wyatt Smith (Caminhos
da Floresta, 300: A AscensĂ£o do ImpĂ©rio, Thor:
O Mundo Sombrio) e Sabrina Plisco (Os Smurfs 1 e 2)
realizaram um trabalho de altĂssima qualidade, tanto em ritmo quanto em
detalhamento durante a inserĂ§Ă£o dos efeitos visuais. Para quem jĂ¡ fez isso na
vida algum dia, sabe certamente da dificuldade em ajustar os frames,
os key
frames e o sombreamento antes do render, que acredito, tenha sido
feito em computadores iguais aos utilizados pela NASA, tamanha
complexidade de live actions e stop motions necessĂ¡rios
principalmente nas cenas de luta.
O filme Ă© uma tremenda viagem
visual, se torna obrigatĂ³rio para quem curte cinema e principalmente as
aventuras do Dr. Estranho que, finalmente ganhou as telas com a mais
avançada tecnologia utilizada atĂ© agora e jĂ¡ estĂ¡ fazendo a alegria dos
produtores, gastou-se US$ 165 milhões e nos primeiros dias de exibiĂ§Ă£o jĂ¡
faturou mais de US$ 122 milhões.
NĂ£o perca tempo, corra para o
cinema para testemunhar (sim, essa Ă© a palavra!) o impressionante filme com o
mais polĂªmico personagem, que aprende a importante liĂ§Ă£o de enterrar o ego em
nome de um bem maior. Mas nĂ£o saia durante os crĂ©ditos tem duas cenas extras que
vĂ£o te dar uma pista dos prĂ³ximos passos do herĂ³i, Ă© ver para crer!
A gente se encontra na semana que vĂªm!
Beijos & queijos
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