A superproduĂ§Ă£o da Marvel apresenta o mais sombrio personagem criado por Stan Lee com efeitos espetaculares

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Walt Disney Studios Motion Pictures

Um antigo ditado diz que “ver e saber que tĂªm, Ă© a mesma coisa”, isso sempre ficou claro nas histĂ³rias em quadrinhos que norteavam a vida de muitos de nĂ³s que vivemos a infĂ¢ncia e adolescĂªncia nos anos 60 e 70. A criaĂ§Ă£o de um personagem que tinha seus super poderes ligados ao sobrenatural, em uma Ă©poca que a cultura de alienĂ­genas e dos geneticamente errantes faziam sucesso entre todos os leitores do planeta, foi um marco.


Na verdade ele Ă© uma mistura de vĂ¡rias vertentes, mas se sobrepõem sobre os outros humanos normais por conta de sua capacidade de enxergar o intimo de cada um, Ă© um personagem Ăºnico, muito poderoso e tem a frieza de pelo menos 40% dos habitantes do planeta, ama sem demonstrar amor.


Claro que quando se Ă© jovem vocĂª nĂ£o imagina as dificuldades que existem para transformar um enredo complicadĂ­ssimo como esse em filme, jĂ¡ no gibi nĂ£o, o papel aceita tudo, qualquer coisa Ă© possĂ­vel quando se trata de impresso. Na tela a coisa complica, as limitações tecnolĂ³gicas e artĂ­sticas muitas vezes engavetam projetos maravilhosos, o bom mesmo Ă© esperar o momento certo para concretizar o sonho e dar vida ao inanimado.


Estreou esta semana jĂ¡ arrebentando as bilheterias do mundo Dr. Estranho (Marvel Studios, Walt Disney Studios Motion Pictures), seguramente o melhor filme de ficĂ§Ă£o do ano e que tem os efeitos mais espetaculares criados pelos competentĂ­ssimos artistas da Industrial Light & Magic, alguns podem atĂ© parecerem retĂ³ricos, mas a execuĂ§Ă£o Ă© sem precedentes. Lembra quando falei de momento certo? EntĂ£o, nĂ£o adiantava querer produzir um longa dessa magnitude e complexidade nos anos 90, sĂ³ com a tecnologia do sĂ©culo XXI foi possĂ­vel sua realizaĂ§Ă£o.


Trata-se de um filme de origem, mais preocupado em apresentar ao espectador o personagem desde seus primĂ³rdios atĂ© a sua enorme evoluĂ§Ă£o em direĂ§Ă£o ao obscuro lado de seu imenso poder. O mundialmente famoso neurocirurgiĂ£o Dr. Stephen Strange (vivido muito convincentemente por Benedict Cumberbatch de 12 Anos de EscravidĂ£o, O Jogo da ImitaĂ§Ă£o, Aliança do Crime) cuja vida muda pra sempre apĂ³s um terrĂ­vel acidente de carro e impede que ele possa continuar utilizando as mĂ£os.


Quando a medicina tradicional fracassa, ele Ă© forçado a procurar cura, e esperança, em um lugar improvĂ¡vel - um enclave misterioso conhecido como Kamar-Taj. Ele rapidamente descobre que esse nĂ£o Ă© apenas um centro de cura, mas tambĂ©m a linha de frente de uma batalha contra forças ocultas do mal determinadas a destruir nossa realidade. Em pouco tempo Strange – armado com recĂ©m-adquiridos poderes mĂ¡gicos – Ă© forçado a escolher entre retornar Ă  sua vida de riqueza e status ou deixar tudo para trĂ¡s para defender o mundo como o feiticeiro mais poderoso que existe.


Como jĂ¡ Ă© uma pratica comum no cinema atual, o diretor tambĂ©m escreve o roteiro, Ă© uma forma de economizar, mas Ă© tambĂ©m um jeito do realizador se envolver mais com a obra. Scott Derrickson (O Dia em Que a Terra Parou, A Entidade) Ă© muito competente no que faz, a histĂ³ria Ă© de fĂ¡cil compreensĂ£o e a realizaĂ§Ă£o primorosa, digamos que o jargĂ£o de cinema e televisĂ£o “manda descer tudo” neste caso se apresenta em nĂºmeros impressionantes:


Foi filmado em Londres, Nova York, Katmandu (Nepal) e Hong Kong, 800 desenhos, 3000 desenhos conceituais e 40 maquetes de sets foram criados durante o processo de filmagem, 21 sets foram construĂ­dos o maior deles mede 48 x 25 m, usaram 6 Lamborghini para as filmagens, uma das lentes da cĂ¢mera foi utilizada em Lawrence da ArĂ¡bia, foram necessĂ¡rias 350 toneladas de entulho de verdade na cena de destruiĂ§Ă£o em Hong Kong.


A fotografia Ă© impressionante, retrata os quadrinhos com muita proximidade (deve ser assistido em 3D), pois o diretor de fotografia Ben Davis (Vingadores: Era de Ultron, Antes de Dormir, Guardiões da GalĂ¡xia) chegou ao requinte de visitar centros cirĂºrgicos e salas de emergĂªncia para entender que tipo de iluminaĂ§Ă£o e texturas precisaria usar para criar um ambiente hospitalar realista na tela.


Evidentemente que a montagem Ă© um capĂ­tulo completamente Ă  parte, os editores Wyatt Smith (Caminhos da Floresta, 300: A AscensĂ£o do ImpĂ©rio, Thor: O Mundo Sombrio) e Sabrina Plisco (Os Smurfs 1 e 2) realizaram um trabalho de altĂ­ssima qualidade, tanto em ritmo quanto em detalhamento durante a inserĂ§Ă£o dos efeitos visuais. Para quem jĂ¡ fez isso na vida algum dia, sabe certamente da dificuldade em ajustar os frames, os key frames e o sombreamento antes do render, que acredito, tenha sido feito em computadores iguais aos utilizados pela NASA, tamanha complexidade de live actions e stop motions necessĂ¡rios principalmente nas cenas de luta.


O filme Ă© uma tremenda viagem visual, se torna obrigatĂ³rio para quem curte cinema e principalmente as aventuras do Dr. Estranho que, finalmente ganhou as telas com a mais avançada tecnologia utilizada atĂ© agora e jĂ¡ estĂ¡ fazendo a alegria dos produtores, gastou-se US$ 165 milhões e nos primeiros dias de exibiĂ§Ă£o jĂ¡ faturou mais de US$ 122 milhões.


NĂ£o perca tempo, corra para o cinema para testemunhar (sim, essa Ă© a palavra!) o impressionante filme com o mais polĂªmico personagem, que aprende a importante liĂ§Ă£o de enterrar o ego em nome de um bem maior. Mas nĂ£o saia durante os crĂ©ditos tem duas cenas extras que vĂ£o te dar uma pista dos prĂ³ximos passos do herĂ³i, Ă© ver para crer!


A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

Twitter: @borrachatv