O fim de semana molhado na Malásia contrastou com o calor mexicano, mas as duas etapas deixaram a desejar

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: motogp.com, f1.com

Fim de campeonato é essa coisa, quem não tem nada mais a disputar acaba fazendo uma corrida mais leve, menos descompromissada e resultados incomuns começam a acontecer. A MotoGP mostrou aquela coisa de campeonato decidido muito antes da etapa final, todo mundo correndo pra chegar e dar um aperitivo para o ano que vem.


A corrida com pista molhada faz com que as atenções sejam redobradas, se bobear é chão mesmo, mas se tiver um pouco mais de coragem que os outros, pode se dar muito bem. Foi o que aconteceu com o Dovizioso, não largou muito bem, viu a Yamaha e a Honda pularem na frente e teve paciência e coragem na espera, tomou a ponta do Valentino e partiu leve e faceiro para vencer a corrida, já fazia tempo que ele não chegava tão alto no pódio.


O que restou desta etapa foram poucas coisas importantes, o Rossi garantiu o vice, o Lorenzo realmente vive uma fase de bundão, o Marquez continua sua epopéia de altos e baixos e a Ducati mostrou que a administração alemã pode gerar doces frutos nem 2017. O que na verdade precisa mudar urgentemente são os narradores que, oriundos de emissoras a cabo no Brasil, acham que narrar uma corrida é fazer gracinhas o tempo todo.


Não me interessa o caráter muito menos a disposição que essas pessoas têm em se aprofundar no esporte que eles se dispõem a narrar, o que esses sujeitos não se tocaram é que para algumas pessoas o televisor é rádio e para outras, gritar como se quisessem acordar toda a vizinhança, não vai fazer diferença na pista. Acho que está na hora de outras emissoras se interessarem pelo produto motorsport e dar uma opção para quem quer apenas ser informado enquanto assiste. Falta notícia e sobra besteirol, faltam conhecimento e respeito com que assiste e sobram relatos de jantares que são absolutamente dispensáveis.


Por falar em respeito, parece que o mundo vive uma fase idiota, parece que ser jovem significa poder qualquer coisa. A novidade tem que estar sempre acompanhada da experiência, agora, tentar sempre tripudiar alguém mais velho é na verdade uma enorme falta de educação.


Falando claramente, isso é por conta do que o Verstappen continua fazendo na pista, seu talento é incontestável, mas suas atitudes infantis e perigosas colocam em risco a integridade dos outros pilotos e dele mesmo. Talvez uma pena mais dura comece a fazer com que ele pense mais nas conseqüências das suas atitudes sempre audaciosas, porém perigosas. Tudo bem que o jogo de equipe é válido, mas se tornar um ser que se acha imortal, geralmente tem como resultado acabar virando estátua ou nome de rua.


E isso afeta os outros, gera atitudes do mais frio dos mortais, cenas grotescas e sem sentido começam a virar lugar comum em corrida de Fórmula, não sei se disseram pra ele, mas esse esporte é perigoso e uma batida machuca. Ele errou, levou o Vettel a errar e transformou a corrida mexicana em uma enorme guacamole, o resultado mudou 2 vezes por conta dessa patetada. É uma sacanagem com que vai ao autódromo, você assiste uma corrida, torce e aquilo que aconteceu na pista não valeu nada, é ridículo e fica com cara de clube de carteado, só interessa para quem está dentro. Vai punir, pune de uma vez e ponto, que saco!


O GP do México foi de uma chatice sem tamanho, na verdade não teve disputa nenhuma por posições, a não ser aquelas intermediárias que não valem quase nada, de emocionante só mesmo a briga do Vettel com as duas Red Bull. Hamilton ganhou fácil, não foi incomodado em nenhum momento, Rosberg chegou em segundo como planejado e a decisão vai ficar mesmo para a última etapa, tá muito mais para o alemão que teve muita ajuda da equipe no ano, agora na hora do foda-se, a Mercedes vem com aquela conversa mole de que não vai se meter na briga.


Ah tá, o campeonato já foi encaminhado antes meu querido, resolveram dar uma esticada na decisão para a audiência mundial não despencar, sou até capaz de apostar que o Rosberg vai ter algum tipo de problema no Brasil, com isso ambos vão para Abu Dhabi próximos, afinal de contas lá tem mais dinheiro e terminar o campeonato na última etapa é comercialmente melhor.


Vou ficando por aqui, no fim de semana não vai ter nenhuma competição que mereça destaque, por isso, vamos descansar e voltar depois da corrida do Brasil com os carros e de Valencia com as motos para analisar o que aconteceu nas duas etapas. E enquanto o Hamilton vai pra galera, eu ainda estou aguardando a assinatura do Nasr com a Force Índia, não era só isso que faltava? Tem muito Forrest Gump nesse planeta viu...


Beijos & queijos

Twitter: @borrachatv