Estado é líder nos financiamentos de veículos em todo o Brasil

Texto e fotos: Cetip

O estado de São Paulo, líder em financiamentos de veículos no Brasil, encerrou outubro com 113.532 unidades negociadas a crédito, queda de 3,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).
Os automóveis leves foram responsáveis por 87% do total financiado no estado em outubro, ao somarem 98.574 unidades negociadas. Já as motos, que apresentaram queda de 12,9% no mês, na comparação anual, chegaram a 11.151 unidades financiadas.
No acumulado do ano até outubro, o volume de financiamentos de veículos em São Paulo atingiu 1.114.591 unidades, recuo de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados.
O Sudeste, líder nos financiamentos de veículos em todo o Brasil, somou 177.829 veículos vendidos a crédito em outubro, queda de 6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 152.722 negociações e as motos por 18.547.
O total de veículos financiados no Brasil em outubro totalizou 374.358 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, queda de 7,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Desse total, veículos novos somaram 133.240 unidades vendidas a crédito, enquanto os usados chegaram a 241.118.
O SNG é uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.