VanDyne SuperTurbo e Allison Transmission desenvolvem protótipo de demonstração

Desenvolvimento inovador comprova que é possível reduzir as emissões de dióxido de carbono e melhorar a eficiência energética sem sacrificar o desempenho

Texto e fotos: Allison Transmission

A VanDyne SuperTurbo Inc. e a Allison Transmission Inc. anunciam a colaboração para o desenvolvimento de um protótipo de demonstração. As empresas pretendem combinar os benefícios de desempenho proporcionados pelos turbocompressores acionados mecanicamente da VanDyne com a transmissão Allison TC10® para cavalos-mecânicos pesados.


Por meio da adoção de recursos de controle avançados, a combinação das duas tecnologias maximiza os benefícios do downspeeding (baixas rotações) do motor, e da eficiência promovida pela sobrealimentação e o turbo. O principal objetivo da parceria é demonstrar como estes dois produtos, quando combinados inteligentemente em um veículo, podem reduzir as emissões de dióxido de carbono e melhorar a eficiência energética sem sacrificar o desempenho.
Com projeto inovador, a transmissão totalmente automática TC10 combina o conversor de torque Allison com um sistema de eixos duplos contrapostos. Esta associação proporciona maior força em cada marcha e otimização do consumo de combustível, garantindo maior produtividade e eficiência. A transmissão é ideal para cavalos-mecânicos, principalmente nas aplicações de distribuição onde o conjunto cavalo+reboque divide seu ciclo de trabalho entre cidade e estrada.
O SuperTurbo™ utiliza um sistema continuamente variável acoplado a uma unidade que controla a rotação do turbocompressor e permite uma transferência de torque bidirecional. A chave para a perfeita combinação com a TC10 foi a capacidade do SuperTurbo fornecer pressão do turbo sob demanda. Isso possibilita mudanças de marcha mais eficientes, mantendo uma relação ar/combustível mais favorável e elevados níveis de potência.
O SuperTurbo atua como um superalimentador transiente, combinando as potências geradas pela turbina e pelo motor para permitir a rápida elevação do torque e minimizar a necessidade da elevação das suas rotações. Esses recursos ficam ainda mais acentuados com os benefícios gerados pela TC10 totalmente automática. Além disso, a nova estratégia de controle incorpora mudanças de marchas predeterminadas e respostas mais imediatas do motor devido à presença do SuperTurbo.
Desvendar todo o potencial do downspeeding dos motores para maximizar a eficiência do veículo exigiu a análise de vários sistemas. A Allison e a VanDyne iniciaram as avaliações desse sistema único para motores downspeeding em 2015, e este primeiro veículo de demonstração é o resultado desse processo. As aplicações potenciais que estão sendo avaliadas incluem transportes de longo curso, regional e urbano.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.