• Conceito futurista antecipa como serĂ¡ o i-Cockpit® no futuro e desembarca no PaĂ­s como uma das atrações da Marca para o SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo;
  • Fractal explora novas possibilidades no universo acĂºstico;
  • Sistema de Ă¡udio criado por designer brasileiro pode ser comandado por relĂ³gio de pulso inteligente e promove experiĂªncia sensorial Ăºnica;
  • Motores elĂ©tricos garantem 204 cv de potĂªncia e autonomia de atĂ© 450 km.

Texto e fotos: Peugeot

A PEUGEOT do Brasil prepara uma sĂ©rie de atrações para a 29ª ediĂ§Ă£o do SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo, maior mostra automobilĂ­stica da AmĂ©rica Latina e que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro de 2016 na capital paulista. Entre os destaques da Marca estĂ¡ o Fractal, cupĂª urbano elĂ©trico que explora novos universos: alĂ©m de mostrar como serĂ¡ o i-Cockpit® PEUGEOT no futuro. O conceito tambĂ©m se dedica de diferentes formas ao uso da acĂºstica no design automotivo. O resultado leva o protĂ³tipo a um nĂ­vel de percepĂ§Ă£o auditiva que enriquece ainda mais a experiĂªncia de conduĂ§Ă£o.
O sistema de Ă¡udio, aliĂ¡s, foi criado pelo designer de som brasileiro Amon Tobin, e pode ser comandado por meio de um relĂ³gio de pulso inteligente. Com o som ligado, deixa-se de lado as sensações normalmente percebidas pelos cinco sentidos para dar inĂ­cio a uma experiĂªncia Ăºnica.


PEUGEOT FRACTAL: visĂ£o geral
A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot CitroĂ«n, e a FOCAL, lĂ­der francesa em sistemas de som, projetaram um inovador sistema que combina alta qualidade sonora em 13 alto-falantes incorporados atrĂ¡s dos bancos. Este sistema acentua o som grave e imprime uma caracterĂ­stica adicional ao i-Cockpit®.
JĂ¡ o head-up display do carro-conceito possui tela hologrĂ¡fica de alta definiĂ§Ă£o e tela de policarbonato com informações que podem ser personalizadas pelo condutor.
O PEUGEOT Fractal Ă© uma incubadora de idĂ©ias que explora novos processos de projeto e fabricaĂ§Ă£o, tendo mais de 80% de suas peças interiores impressas em 3D, enquanto baterias de Ă­ons de lĂ­tio de 40 kW alimentam os motores elĂ©tricos no eixo dianteiro e traseiro para fornecer uma potĂªncia total de 204 cavalos, com autonomia de atĂ© 450 km.
A distĂ¢ncia variĂ¡vel do solo permite ao veĂ­culo se adaptar a diferentes tipos de terreno. A altura pode aumentar ou diminuir em atĂ© 7 cm para melhorar a aerodinĂ¢mica e aumentar a vida Ăºtil da bateria. Essa distĂ¢ncia pode ainda crescer para 11 cm em ambientes urbanos, permitindo ao carro transpor obstĂ¡culos sem dificuldade.


PEUGEOT i-Cockpit®: ampliando os sentidos
O PEUGEOT i-Cockpit® oferece uma experiĂªncia inigualĂ¡vel que combina ergonomia instintiva com um ambiente sem precedentes. A escolha dos materiais Ă© inspirada nos auditĂ³rios e estĂºdios de gravaĂ§Ă£o: carvalho escuro decora o painel de instrumentos, painĂ©is de portas e assentos; peças em cobre nas conexões de Ă¡udio percorrem o interior e itens em 3D aumentam o conforto acĂºstico. Uma malha tĂªxtil em 3D cobre os assentos, que tĂªm acabamento em couro branco.
Para garantir o controle permanente, o banco do motorista fornece respostas cinestésicas com base na dirigibilidade do PEUGEOT Fractal. O volante intuitivo e compacto possui um touchpad integrado em cada um dos seus dois raios. Sensores controlados pelo polegar acionam uma variedade de funções e equipamentos do veículo, sendo que o sensor posicionado do lado direito abriga as funções para ativar o sistema de acionamento elétrico.
Uma tela tĂ¡til em Amoled de 7,7 polegadas embutida no console central pode ser usada para controlar todos os recursos do concept car, enquanto o head-up display fornece leitura digital hologrĂ¡fica em uma tela de policarbonato para informações adicionais – o display digital de 12,3 polegadas em HD Ă© personalizĂ¡vel para atender Ă s preferĂªncias individuais.
O modelo Ă© uma verdadeira incubadora de ideias que explora o uso de impressĂ£o 3D para criar formas que nĂ£o podem ser obtidas atravĂ©s de qualquer outro processo. As peças e componentes resultantes representam mais de 80% das superfĂ­cies do interior e oferecem uma combinaĂ§Ă£o de estilo e real funcionalidade.

CupĂª urbano elĂ©trico
O modelo Ă© extremamente compacto, com 3,81 m de comprimento e 1,77 m de largura, permitindo transitar com tranquilidade pelo trĂ¡fego pesado. As rodas de 19 polegadas estĂ£o posicionadas nas extremidades do carro, com um balanço dianteiro e traseiro de apenas 0,52 m, facilitando as manobras na cidade.
O PEUGEOT Fractal estabelece um equilĂ­brio natural e apresenta uma unidade de traĂ§Ă£o elĂ©trica que permite uma nova arquitetura, na qual todos os componentes estĂ£o posicionados em nome da eficiĂªncia. A bateria de Ă­ons de lĂ­tio estĂ¡ alojada no tĂºnel central, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a distribuiĂ§Ă£o de peso.
Ela alimenta dois motores elĂ©tricos, cada um com 102 cavalos de potĂªncia, que equipam os eixos dianteiro e traseiro. O sistema de acionamento melhora a aerodinĂ¢mica do carro, refletindo-se na menor necessidade de ar para o resfriamento do motor.
Seu estilo incorpora as linhas dinĂ¢micas do carro ao ambiente urbano. Uma linha reta divide a pintura com acabamento duplo, aumentando ainda mais a sensaĂ§Ă£o de vitalidade com uma mudança acentuada do branco ao preto na dobradiça das portas. A parte superior da carroceria possui teto removĂ­vel para transformar o cupĂª em um cabriolet.
Uma faixa de LED na traseira mostra a carga da bateria por meio de um display, e os LEDs tambĂ©m atuam como luzes traseiras quando o PEUGEOT Fractal estĂ¡ se movendo. A assinatura luminosa na dianteira começa abaixo da grade e flui sobre os farĂ³is.
A assinatura sonora Ă© Ăºnica, para mantĂª-lo em sintonia com as pessoas ao seu redor, especialmente pedestres e ciclistas: qualquer um deles prestes a sair da via sem olhar serĂ¡ alertado sobre a presença do veĂ­culo.
O conceito tambĂ©m torna a vida cotidiana mais fĂ¡cil para o usuĂ¡rio por meio da utilizaĂ§Ă£o do relĂ³gio inteligente Samsung Gear S, que fornece informaĂ§Ă£o contĂ­nua sobre o estado da bateria, tempo de carga, temperatura interior e localizaĂ§Ă£o. O relĂ³gio dĂ¡ ao motorista acesso ao conceito com um toque para abrir as portas e personalizar o funcionamento do ar-condicionado e sistema de som, por exemplo.

Uso inovador de som para uma experiĂªncia de conduĂ§Ă£o mais instintiva
“Os motoristas precisam processar uma quantidade crescente de informações dentro de seus veĂ­culos, o que exige cada vez mais atenĂ§Ă£o. A ergonomia acĂºstica melhora a interaĂ§Ă£o com o PEUGEOT i-Cockpit® e torna mais fĂ¡cil manter os olhos na estrada. As fontes de som que se espalham pelo carro permitem ao condutor absorver e compreender a informaĂ§Ă£o de forma mais fĂ¡cil e eficaz”, diz Vincent Roussarie, especialista em Serviços AcĂºsticos da DivisĂ£o de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA.
A StelLab, unidade de pesquisa da PSA PEUGEOT CITROĂ‹N, e a FOCAL projetaram um inovador sistema de som e um software para proporcionar uma experiĂªncia completamente imersiva, controlando individualmente cada alto-falante. Essa tecnologia de som digital simula o ouvido humano, as fontes de som sĂ£o criadas virtualmente e a localizaĂ§Ă£o delas foi projetada para melhorar as informações transmitidas ao condutor. Por exemplo: quando o sistema de navegaĂ§Ă£o estĂ¡ em uso, o som do comando de voz parece vir da frente do carro. Durante o deslocamento, a fonte se move em direĂ§Ă£o Ă  cabine e muda para onde o carro precisa virar. Nos cruzamentos, o som fica mais prĂ³ximo para alertar sobre a necessidade de mudança dedireĂ§Ă£o.
Para explorar todo o seu potencial, o sistema de som tem, na parte da frente, trĂªs alto-falantes de mĂ©dio e alto alcance, dois tweeters, dois woofers e um subwoofer. Na parte de trĂ¡s, dois alto-falantes de mĂ©dio alcance, dois tweeters e um subwoofer. A FOCAL tambĂ©m criou uma membrana de fibra de linho para os alto-falantes processarem o som fielmente. Batizada de FLAX, a tecnologia Ă© caracterizada por um som muito natural, rico na reproduĂ§Ă£o de som grave. A restituiĂ§Ă£o na Ă¡rea dos passageiros Ă© fornecida por sete alto-falantes FLAX e quatro tweeters de cĂºpula invertida de magnĂ©sio, enquanto dois subwoofers cuidam do som grave. O conjunto tem ainda quatro amplificadores FD compactos, constituĂ­dos por um total de catorze canais de amplificaĂ§Ă£o de 1.600 watts.
O PEUGEOT Fractal tambĂ©m incopora um sistema tĂ¡til de som grave de dois canais na parte de trĂ¡s de cada assento. Desenvolvido pela SubPac, uma start-up americana, ele oferece uma nova experiĂªncia sensorial fĂ­sica, permitindo que o som grave viaje atravĂ©s de um meio sĂ³lido ao invĂ©s de somente pelo ar, ou seja, as ondas de som alcançam a orelha por meio do corpo do ouvinte. Isso dĂ¡ ao passageiro uma experiĂªncia de som grave mais imersiva e personalizada, sem causar interferĂªncias indesejadas no ambiente ao redor.
A PEUGEOT trouxe o designer de som brasileiro Amon Tobin para “assinar” o som externo do PEUGEOT Fractal. Assim, o carro-conceito se mantĂ©m em sintonia com outros usuĂ¡rios da estrada, como pedestres e ciclistas, que sĂ£o alertados pela presença do cupĂª por diferentes sons especĂ­ficos para a condiĂ§Ă£o do veĂ­culo, como aceleraĂ§Ă£o, desaceleraĂ§Ă£o e velocidade de cruzeiro.
O interior transmite a identidade da Marca por meio de um projeto de Ă¡udio original que dĂ¡ "voz" para funções como igniĂ§Ă£o, indicadores, perigos, luzes e vĂ¡rios recursos de navegaĂ§Ă£o. “O PEUGEOT Fractal Ă© fruto da colaboraĂ§Ă£o entre artistas que exploram novos horizontes. NĂ³s trabalhamos com os designers para unir nossos recursos de inspiraĂ§Ă£o. O estilo Ă© inspirado pelo som, e meu projeto baseia-se em materiais do carro-conceito”, comenta Amon Tobin.


Elétrico de alto desempenho: 204 cv e 0 a 100 km/h em 6,8 segundos
O sistema de motorizaĂ§Ă£o elĂ©trica foi concebido para aperfeiçoar a aerodinĂ¢mica e trazer caracterĂ­sticas inĂ©ditas no segmento. A performance do PEUGEOT Fractal foi melhorada com a instalaĂ§Ă£o da bateria de Ă­ons de lĂ­tio na parte central do assoalho, fazendo com que o peso do veĂ­culo seja redistribuĂ­do e o centro de gravidade seja extremamente baixo.
Os 40 kW da bateria alimentam dois motores elĂ©tricos de 102 cavalos, um em cada eixo, e oferecem uma autonomia de 450 km. O sistema gerencia a potĂªncia de acordo com as condições de direĂ§Ă£o. Com isso, os 204 cavalos de potĂªncia mĂ¡xima sĂ£o distribuĂ­dos com base na aderĂªncia para melhorar a traĂ§Ă£o e recuperaĂ§Ă£o de energia, e tambĂ©m leva em consideraĂ§Ă£o a transferĂªncia de peso e as diferentes relações de transmissĂ£o dos motores elĂ©tricos. Durante a aceleraĂ§Ă£o, o motor traseiro entra em aĂ§Ă£o primeiro, com o motor do eixo da frente gradualmente funcionando a partir dos 100 km/h.
A direĂ§Ă£o elĂ©trica em conjunto com a traĂ§Ă£o nas quatro rodas garante uma eficiĂªncia notĂ¡vel na cidade e estabilidade em alta velocidade. A suspensĂ£o pneumĂ¡tica pode funcionar automaticamente ou ser controlada pelo motorista para ajustar a altura em relaĂ§Ă£o ao solo entre 7 cm e 11 cm: a posiĂ§Ă£o mais baixa privilegia a aerodinĂ¢mica na estrada e estende a autonomia, jĂ¡ a posiĂ§Ă£o mais elevada permite que o carro transite na cidade passando com tranquilidade pelos obstĂ¡culos.
Com peso total de apenas 1.000 kg, o cupĂª vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e pode cobrir 1.000 metros partindo da imobilidade em 28,8 segundos. Com o PEUGEOT Fractal, a PEUGEOT reforça a visual de futuro proporcionada pelo i-Cockpit®, com uma experiĂªncia de conduĂ§Ă£o ainda mais agradĂ¡vel e instintiva.