Magneti Marelli Aftermarket lança produto que aciona automaticamente os faróis baixos

Com a nova determinação do Código de Trânsito Brasileiro em relação ao uso de faróis baixos durante o dia e atenta à segurança no trânsito e maior conveniência para os motoristas, a Magneti Marelli Cofap Autopeças, empresa do Grupo Magneti Marelli focalizada no mercado de reposição de autopeças e maior empresa do segmento no Brasil, anuncia o lançamento do Relé Automotivo para Acendimento Automático de Faróis

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

O componente tem como objetivo garantir o cumprimento da lei, sancionada pela presidência da República, que exige o acendimento de faróis baixos a todos os carros que trafegam pelas estradas nacionais e túneis, mesmo durante o dia. Em apenas um mês, foram aplicadas mais de 120 mil multas em todo o país, devido à falta de costume dos motoristas de acenderem os faróis durante o dia.

Para sistema 12V (automóveis)
O componente acende automaticamente os faróis baixos, em aproximadamente cinco segundos depois de o motor ser colocado em funcionamento, independentemente da ação do motorista. Esse produto também apaga os faróis automaticamente cerca de sete segundos após o desligamento do motor, evitando, assim, o descarregamento da bateria. Detalhe importante: o funcionamento do Relé Automotivo para Acendimento Automático de Faróis está vinculado ao acionamento das lanternas – ou luzes de posição –, isto é, só funciona se elas estiverem desligadas.
O relê pode ser aplicado em qualquer veículo, desde que observadas eventuais restrições impostas por equipamentos ou recursos eletrônicos pré-instalados. Por isso, a sua aplicação deve ser realizada por profissionais especializados, seguindo rigorosamente as instruções de instalação.
Faróis baixos acesos durante o dia aumentam consideravelmente a segurança no trânsito, uma vez que os veículos se tornam mais visíveis nas estradas, tanto em ultrapassagens quanto em cruzamentos frontais. Procedimento já adotado em diversos países da Europa, por exemplo, além de várias pesquisas já realizadas, comprovam a redução do número de acidentes. Com um mês de vigência, houve redução de 36% das colisões frontais em estrada de pistas simples em relação ao mesmo período do ano passado, além de uma queda significativa de 56% no número de acidentes fatais e de 41% nas lesões graves.

 Para sistema 24V (veículos pesados)
Até o início da vigência da Lei do Farol Baixo, em 8 de julho passado, o uso dos faróis baixos era apenas recomendado nas estradas para tráfego durante o dia e obrigatório à noite e em túneis, independentemente do horário. Para as motos, a obrigatoriedade sempre existiu. Antes da suspensão das aplicações de multas para o descumprimento da lei, os motoristas que a descumpriam estavam sujeitos a receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ser multados em R$ 85,13 (R$ 130,16 em novembro). A decisão pela suspensão das multas, tomada no dia 2 de setembro, foi dada em caráter liminar "até que haja a devida sinalização das rodovias".
O Relé Automotivo para Acendimento Automático de Faróis pode ser encontrado em toda rede distribuidora Magneti Marelli.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.