JAC T5, o teste da semana

O SUV da montadora chinesa surpreende na economia e no acabamento mais refinado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

A sensação de superioridade voltou! Esta semana eu dirigi novamente um SUV, aquele modelo de carro que faz o maior sucesso em cidades como São Paulo, é alto, grande, seguro e consegue colocar o motorista e os passageiros acima dos outros modelos, dá pra se enxergar tudo do alto.


O T5 é certamente o melhor modelo da JAC Motors vendido no Brasil, ele consegue unir tudo de bom que a marca desenvolveu e adaptou nesses 6 anos em que está rodando por nossas ruas e estradas. Isso se deve ao empenho que do importador, o Grupo SHC, que investiu pesado em testes e tropicalização dos veículos produzidos na China e isso conseguiu consolidar a marca no nosso mercado, embora a crise tenha mudado alguns planos imediatos.


Falando do carro, eu pude agora avaliar o modelo em condições que um usuário normal encontra quando compra o veículo. O T5 já havia deixado uma boa impressão no test drive que fiz quando do seu lançamento que você pode conferir aqui, mas convenhamos que ter à disposição para outros testes é muito mais prazeroso e tira algumas dúvidas que ficaram na primeira vez.


Uma das ótimas características do modelo é a posição do painel de instrumentos com mostradores generosos e informações mais importantes colocadas em destaque. Tudo está pronto e bem ao alcance dos olhos, sem precisar tirá-los da pista para checar qualquer informação que se deseja. Parear o telefone não é complicado, mas ele precisa dos modelos mais recentes tanto do IPhone quando do Android e ainda dá a possibilidade de espelhar os aplicativos na ótima tela de 8” que o sistema multimídia oferece.


Andando na cidade nota-se que é um carro com uma relação de marchas bem calibradas para as baixas velocidades de algumas vias. Ele é comercializado apenas com o motor 1.5 16V VVT JetFlex e câmbio manual de 6 marchas (a versão automática deve ser apresentada em novembro), têm potência de 125 cv abastecido com gasolina e 127 cv com etanol, torque de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol).


Andar a 40 km/h ou 50 km/h não se torna um grande problema nem mesmo aumenta o consumo, pois o motor tem uma ótima elasticidade e o câmbio logo pede a 5ª marcha, dá pra rodar pela cidade toda praticamente usando a 4ª e 5ª marchas, nesse caso não importa muito a cilindrada do motor, as respostas são rápidas e firmes, a velocidade cruzeiro é logo atingida e, dependendo da via que estiver usando, logo terá que usar a 6ª, programada para cruzeiro.


Com sensores espalhados e a câmera de ré fazer manobras é “mamão com açúcar” mesmo em vagas apertadas ou mesmo sem faixas delimitadoras, estacionar sempre vai ser muito fácil. Nos sinais com ladeiras ou nas saídas de garagens, o assistente de partida em rampas é um ótimo aliado e a altura generosa (1.625mm) entrar e sair não requer muito esforço de nenhum ocupante.


O consumo é um fator importante, mas não preocupante. O modelo que testei estava abastecido com etanol, rodando em vias de baixa velocidade, encarando congestionamentos, tráfego pesado, ar condicionado ligado e três passageiros, consegui fazer a média, segundo dados do computador de bordo, de 7,5 km/l na cidade, um número até maior que a montadora tem como padrão de referencia.


Pegando a estrada fui testar alguns lugares menos asfaltados que ando normalmente. Na rodovia, a estabilidade e o conforto ao dirigir são elementos muito importantes, o banco do motorista é ergonômico e tem uma pegada mais esportiva, não deixando o corpo “escapar” em curvas mais acentuadas. O T5 atinge rapidamente a velocidade da rodovia e mantém sem precisar apertar muito o acelerador.


Já em estradas de terra com as irregularidades de praxe, o carro não se acovarda mesmo em buracos ou mesmo em pisos de terra solta. O controle de estabilidade proporciona grande segurança quando se trata de andar um pouco mais forte em terrenos com variação do solo, em nenhum momento senti a traseira quere sair e mesmo em curvas mais fechadas foi necessária apenas uma retirada e novo aperto no acelerador.


O motor 1.5 é eficiente e suporta tranquilamente o peso do carro, mas seria bom também ter uma opção maior (talvez 2.0) para quem sabe evitar em trechos com subidas muito longas uma rápida redução para a 5ª marcha. Mesmo assim, fiz na estrada de asfalto, com dados do computador de bordo, a excelente média de 10,3 km/l (com etanol) em um percurso de pouco mais de 100 km e com velocidade limite de 110 km/h, podendo usufruir de todos os acessórios de conforto que o modelo possui.


Aliás, o interior é de outra categoria, muito mais refinado e com a maioria dos elementos próximos das mãos, o destaque é o ar condicionado digital e os comandos do sistema multimídia no volante. Ele tem uma aparência clean e o ambiente é muito mais amplo por conta da cor preta no acabamento e dos porta-trecos espalhados por lugares estratégicos.


O T5 já está em todas as concessionárias da marca, são 6 cores para escolher, 6 anos de garantia, assistência 24 horas com vários benefícios, programa de revisão com hora marcada e parcelamento e aquela sensação de superioridade que só um SUV pode te proporcionar, inclusive pelo preço e as versões de opção.


Ficha Técnica e preços

MOTOR
Pack 1
R$ 66.990
Pack 2
R$ 69.990
Pack 3
R$ 72.990
Tipo de Motor
1.5 VVT 16V JetFlex
Potência Máxima (cv/rpm)
125/6000 (G ) / 127/6000 (E)
Torque Máximo (nm/rpm)
152/4000 (G) / 154/4000 (E)
Transmissão
Manual 6 velocidades
PERFORMANCE



Velocidade Máxima
194 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
10,8 segundos
SUSPENSÃO



Barra Estabilizadora
Dianteira e Traseira
Molas
Dianteiras e Traseiras Helicoidais
Suspensão Dianteira
Independente tipo McPherson
Suspensão Traseira
Semi Independente com eixo de torção
FREIOS



Freios Dianteiros a disco Ventilado
Freios Traseiros a disco sólido
Freios com ABS, BOS e BAS
RODAS



Rodas em liga de alumínio aro 16"
-
-
Rodas em liga leve aro 16"
-
Pneus 205/55/R16
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA



Airbag duplo frontal
Barras de proteção lateral nas portas
Cintos de segurança com três Pontos
Cintos Dianteiros equipados com pré-tensionador
Aviso de Cinto não acoplado (somente motorista)
Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas
Travas Elétricas
Imobilizador
Alarme antifurto
Travamento automático das portas à 15 km/h
Freios ABS com EBD
BOS - Brake Overide System
ESP - Eletronic Stability Program
-
TCS - Traction Control System
HSA - Hill System Assist
-
Vidros Antiesmagamento
BA - Brake Assist/ BAS - Brake Assist System
TPMS - Tire Pressure Monitoring System
Sensor de Estacionamento
Luzes diurnas de LED
-
COMODIDADE



Retrovisor interno antiofuscante
Lâmpadas Halógenas
Alça de segurança dianteiras e traseiras (exceto motorista)
Abertura interna da tampa do tanque de combustível
Parassol com espelho
Parassol com espelho iluminado (Somente passageiro)
Brake Light
Espelhos Retrovisores elétricos com repetidor de direção e desembaçador
Chave canivete
Desembaçador Traseiro
Faróis com regulagem elétrica de altura
Faróis de Neblina (dianteira)
-
Lanternas de neblina (traseira)
-
Luzes de Leitura dianteiras e centrais
Limpador traseiro
BANCOS



Bancos em Couro
-
Banco Traseiro bipartido
Banco do Motorista com ajuste de altura
-
-
-
Encosto de Cabeça para cinto ocupantes
Isofix
UTILIDADES



Acendedor de cigarros/tomada 12v
Ajuste de iluminação de painel
Rack de Teto
-
Antena impressa no parabrisa
Porta Copos
Porta Óculos
Iluminação no painel de instrumentos
Cinzeiro
CONFORTO



Ar condicionado digital e automático
Vidros elétricos
Sistema Mirror Link (Espelhamento com celular)
-
-
Kit Multimídia
-
-
CONFORTO



Ar condicionado digital e Automático
Vidros Elétricos
Sistema Mirror Link (Espelhamento com o celular)
-
-
Kit Multimídia com tela de 8"
-
-
Câmera de ré
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-
Computador de Bordo
4 Alto falantes e 2 tweeters
Entrada USB
Bluetooth


*Frete e pintura metálica não inclusos

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