O SUV da montadora chinesa
surpreende na economia e no acabamento mais refinado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
A sensaĂ§Ă£o de superioridade
voltou! Esta semana eu dirigi novamente um SUV,
aquele modelo de carro que faz o maior sucesso em cidades como SĂ£o
Paulo , Ă© alto, grande, seguro e consegue colocar o motorista
e os passageiros acima dos outros modelos, dĂ¡ pra se enxergar tudo do alto.
O T5 Ă© certamente o melhor modelo da JAC Motors vendido no Brasil, ele consegue unir tudo de bom que a
marca desenvolveu e adaptou nesses 6 anos em que estĂ¡ rodando por nossas ruas e
estradas. Isso se deve ao empenho que do importador, o Grupo SHC, que investiu pesado em testes e tropicalizaĂ§Ă£o dos veĂculos
produzidos na China e isso conseguiu consolidar a marca no nosso mercado,
embora a crise tenha mudado alguns planos imediatos.
Falando do carro, eu pude agora
avaliar o modelo em condições que um usuĂ¡rio normal encontra quando compra o veĂculo.
O T5 jĂ¡ havia deixado uma boa impressĂ£o
no test drive que fiz quando do seu lançamento que vocĂª pode conferir aqui,
mas convenhamos que ter Ă disposiĂ§Ă£o para outros testes Ă© muito mais prazeroso
e tira algumas dĂºvidas que ficaram na primeira vez.
Uma das Ă³timas caracterĂsticas do
modelo Ă© a posiĂ§Ă£o do painel de instrumentos com mostradores generosos e informações
mais importantes colocadas em destaque. Tudo estĂ¡ pronto e bem ao alcance dos
olhos, sem precisar tirĂ¡-los da pista para checar qualquer informaĂ§Ă£o que se
deseja. Parear o telefone nĂ£o Ă© complicado, mas ele precisa dos modelos mais
recentes tanto do IPhone quando do Android e ainda dĂ¡ a possibilidade de
espelhar os aplicativos na Ă³tima tela de 8” que o sistema multimĂdia oferece.
Andando na cidade nota-se que Ă©
um carro com uma relaĂ§Ă£o de marchas bem calibradas para as baixas velocidades
de algumas vias. Ele Ă© comercializado apenas com o motor 1.5 16V VVT JetFlex e cĂ¢mbio
manual de 6 marchas (a versĂ£o automĂ¡tica deve ser apresentada em novembro), tĂªm
potĂªncia de 125 cv abastecido com gasolina e 127 cv com etanol, torque de 152
Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol).
Andar a 40 km/h ou 50 km/h nĂ£o se torna um
grande problema nem mesmo aumenta o consumo, pois o motor tem uma Ă³tima
elasticidade e o cĂ¢mbio logo pede a 5ª marcha, dĂ¡ pra rodar pela cidade toda
praticamente usando a 4ª e 5ª marchas, nesse caso nĂ£o importa muito a
cilindrada do motor, as respostas sĂ£o rĂ¡pidas e firmes, a velocidade cruzeiro Ă©
logo atingida e, dependendo da via que estiver usando, logo terĂ¡ que usar a 6ª,
programada para cruzeiro.
Com sensores espalhados e a cĂ¢mera
de rĂ© fazer manobras Ă© “mamĂ£o com aĂ§Ăºcar”
mesmo em vagas apertadas ou mesmo sem faixas delimitadoras, estacionar sempre
vai ser muito fĂ¡cil. Nos sinais com ladeiras ou nas saĂdas de garagens, o assistente
de partida em rampas Ă© um Ă³timo aliado e a altura generosa (1.625mm) entrar e
sair nĂ£o requer muito esforço de nenhum ocupante.
O consumo Ă© um fator importante,
mas nĂ£o preocupante. O modelo que testei estava abastecido com etanol, rodando
em vias de baixa velocidade, encarando congestionamentos, trĂ¡fego pesado, ar
condicionado ligado e trĂªs passageiros, consegui fazer a mĂ©dia, segundo dados
do computador de bordo, de 7,5 km/l na cidade, um nĂºmero atĂ© maior que a
montadora tem como padrĂ£o de referencia.
Pegando a estrada fui testar
alguns lugares menos asfaltados que ando normalmente. Na rodovia, a
estabilidade e o conforto ao dirigir sĂ£o elementos muito importantes, o banco
do motorista Ă© ergonĂ´mico e tem uma pegada mais esportiva, nĂ£o deixando o corpo
“escapar” em curvas mais acentuadas. O
T5 atinge rapidamente a velocidade
da rodovia e mantém sem precisar apertar muito o acelerador.
JĂ¡ em estradas de terra com as
irregularidades de praxe, o carro nĂ£o se acovarda mesmo em buracos ou mesmo em
pisos de terra solta. O controle de estabilidade proporciona grande segurança quando
se trata de andar um pouco mais forte em terrenos com variaĂ§Ă£o do solo, em
nenhum momento senti a traseira quere sair e mesmo em curvas mais fechadas foi necessĂ¡ria
apenas uma retirada e novo aperto no acelerador.
O motor 1.5 Ă© eficiente e suporta
tranquilamente o peso do carro, mas seria bom tambĂ©m ter uma opĂ§Ă£o maior
(talvez 2.0) para quem sabe evitar em trechos com subidas muito longas uma rĂ¡pida
reduĂ§Ă£o para a 5ª marcha. Mesmo assim, fiz na estrada de asfalto, com dados do
computador de bordo, a excelente média de 10,3 km/l (com etanol) em um percurso
de pouco mais de 100 km
e com velocidade limite de 110
km/h , podendo usufruir de todos os acessĂ³rios de
conforto que o modelo possui.
AliĂ¡s, o interior Ă© de outra
categoria, muito mais refinado e com a maioria dos elementos prĂ³ximos das mĂ£os,
o destaque Ă© o ar condicionado digital e os comandos do sistema multimĂdia no
volante. Ele tem uma aparĂªncia clean e o ambiente Ă© muito mais amplo por conta da
cor preta no acabamento e dos porta-trecos espalhados por lugares estratégicos.
O T5 jĂ¡ estĂ¡ em todas as concessionĂ¡rias da marca, sĂ£o 6 cores para escolher, 6 anos de
garantia, assistĂªncia 24 horas com vĂ¡rios benefĂcios, programa de revisĂ£o com hora
marcada e parcelamento e aquela sensaĂ§Ă£o de superioridade que sĂ³ um SUV pode te
proporcionar, inclusive pelo preço e as versões de opĂ§Ă£o.
Ficha Técnica e preços
MOTOR
|
Pack 1
R$ 66.990
|
Pack 2
R$ 69.990
|
Pack 3
R$ 72.990
|
Tipo de
Motor
|
1.5 VVT
16V JetFlex
|
||
PotĂªncia
MĂ¡xima (cv/rpm)
|
125/6000
(G ) / 127/6000 (E)
|
||
Torque
MĂ¡ximo (nm/rpm)
|
152/4000
(G) / 154/4000 (E)
|
||
TransmissĂ£o
|
Manual 6
velocidades
|
||
PERFORMANCE
|
|||
Velocidade
MĂ¡xima
|
|||
AceleraĂ§Ă£o
de
|
10,8
segundos
|
||
SUSPENSĂƒO
|
|||
Barra
Estabilizadora
|
Dianteira
e Traseira
|
||
Molas
|
Dianteiras
e Traseiras Helicoidais
|
||
SuspensĂ£o
Dianteira
|
Independente
tipo McPherson
|
||
SuspensĂ£o
Traseira
|
Semi
Independente com eixo de torĂ§Ă£o
|
||
FREIOS
|
|||
Freios
Dianteiros a disco Ventilado
|
•
|
•
|
•
|
Freios
Traseiros a disco sĂ³lido
|
•
|
•
|
•
|
Freios
com ABS, BOS e BAS
|
•
|
•
|
•
|
RODAS
|
|||
Rodas em
liga de alumĂnio aro 16"
|
•
|
-
|
-
|
Rodas em
liga leve aro 16"
|
-
|
•
|
•
|
Pneus
205/55/R16
|
•
|
•
|
•
|
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
|
|||
Airbag
duplo frontal
|
•
|
•
|
•
|
Barras
de proteĂ§Ă£o lateral nas portas
|
•
|
•
|
•
|
Cintos
de segurança com trĂªs Pontos
|
•
|
•
|
•
|
Cintos
Dianteiros equipados com pré-tensionador
|
•
|
•
|
•
|
Aviso de
Cinto nĂ£o acoplado (somente motorista)
|
•
|
•
|
•
|
Chave
com destravamento remoto das portas e do porta-malas
|
•
|
•
|
•
|
Travas
Elétricas
|
•
|
•
|
•
|
Imobilizador
|
•
|
•
|
•
|
Alarme
antifurto
|
•
|
•
|
•
|
Travamento
automĂ¡tico das portas Ă
|
•
|
•
|
•
|
Freios
ABS com EBD
|
•
|
•
|
•
|
BOS -
Brake Overide System
|
•
|
•
|
•
|
ESP -
Eletronic Stability Program
|
-
|
•
|
•
|
TCS -
Traction Control System
|
•
|
•
|
•
|
HSA -
Hill System Assist
|
-
|
•
|
•
|
Vidros
Antiesmagamento
|
•
|
•
|
•
|
BA - Brake Assist/ BAS - Brake Assist System
|
•
|
•
|
•
|
TPMS - Tire Pressure Monitoring System
|
•
|
•
|
•
|
Sensor
de Estacionamento
|
•
|
•
|
•
|
Luzes
diurnas de LED
|
-
|
•
|
•
|
COMODIDADE
|
|||
Retrovisor
interno antiofuscante
|
•
|
•
|
•
|
LĂ¢mpadas
HalĂ³genas
|
•
|
•
|
•
|
Alça de
segurança dianteiras e traseiras (exceto motorista)
|
•
|
•
|
•
|
Abertura
interna da tampa do tanque de combustĂvel
|
•
|
•
|
•
|
Parassol
com espelho
|
•
|
•
|
•
|
Parassol
com espelho iluminado (Somente passageiro)
|
•
|
•
|
•
|
Brake
Light
|
•
|
•
|
•
|
Espelhos
Retrovisores elĂ©tricos com repetidor de direĂ§Ă£o e desembaçador
|
•
|
•
|
•
|
Chave
canivete
|
•
|
•
|
•
|
Desembaçador
Traseiro
|
•
|
•
|
•
|
FarĂ³is
com regulagem elétrica de altura
|
•
|
•
|
•
|
FarĂ³is
de Neblina (dianteira)
|
-
|
•
|
•
|
Lanternas
de neblina (traseira)
|
-
|
•
|
•
|
Luzes de
Leitura dianteiras e centrais
|
•
|
•
|
•
|
Limpador
traseiro
|
•
|
•
|
•
|
BANCOS
|
|||
Bancos
em Couro
|
-
|
•
|
•
|
Banco
Traseiro bipartido
|
•
|
•
|
•
|
Banco do
Motorista com ajuste de altura
|
-
|
-
|
-
|
Encosto
de Cabeça para cinto ocupantes
|
•
|
•
|
•
|
Isofix
|
•
|
•
|
•
|
UTILIDADES
|
|||
Acendedor
de cigarros/tomada 12v
|
•
|
•
|
•
|
Ajuste
de iluminaĂ§Ă£o de painel
|
•
|
•
|
•
|
Rack de
Teto
|
-
|
•
|
•
|
Antena
impressa no parabrisa
|
•
|
•
|
•
|
Porta
Copos
|
•
|
•
|
•
|
Porta
Ă“culos
|
•
|
•
|
•
|
IluminaĂ§Ă£o
no painel de instrumentos
|
•
|
•
|
•
|
Cinzeiro
|
•
|
•
|
•
|
CONFORTO
|
|||
Ar
condicionado digital e automĂ¡tico
|
•
|
•
|
•
|
Vidros
elétricos
|
•
|
•
|
•
|
Sistema
Mirror Link (Espelhamento com celular)
|
-
|
-
|
•
|
Kit
MultimĂdia
|
-
|
-
|
•
|
CONFORTO
|
|||
Ar
condicionado digital e AutomĂ¡tico
|
•
|
•
|
•
|
Vidros
Elétricos
|
•
|
•
|
•
|
Sistema
Mirror Link (Espelhamento com o celular)
|
-
|
-
|
•
|
Kit
MultimĂdia com tela de 8"
|
-
|
-
|
•
|
CĂ¢mera
de ré
|
-
|
-
|
•
|
Computador
de Bordo
|
•
|
•
|
•
|
4 Alto
falantes e 2 tweeters
|
•
|
•
|
•
|
Entrada
USB
|
•
|
•
|
•
|
Bluetooth
|
•
|
•
|
•
|
*Frete e pintura metĂ¡lica nĂ£o inclusos
0 ComentĂ¡rios