O SUV da montadora chinesa surpreende na economia e no acabamento mais refinado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

A sensaĂ§Ă£o de superioridade voltou! Esta semana eu dirigi novamente um SUV, aquele modelo de carro que faz o maior sucesso em cidades como SĂ£o Paulo, Ă© alto, grande, seguro e consegue colocar o motorista e os passageiros acima dos outros modelos, dĂ¡ pra se enxergar tudo do alto.


O T5 Ă© certamente o melhor modelo da JAC Motors vendido no Brasil, ele consegue unir tudo de bom que a marca desenvolveu e adaptou nesses 6 anos em que estĂ¡ rodando por nossas ruas e estradas. Isso se deve ao empenho que do importador, o Grupo SHC, que investiu pesado em testes e tropicalizaĂ§Ă£o dos veĂ­culos produzidos na China e isso conseguiu consolidar a marca no nosso mercado, embora a crise tenha mudado alguns planos imediatos.


Falando do carro, eu pude agora avaliar o modelo em condições que um usuĂ¡rio normal encontra quando compra o veĂ­culo. O T5 jĂ¡ havia deixado uma boa impressĂ£o no test drive que fiz quando do seu lançamento que vocĂª pode conferir aqui, mas convenhamos que ter Ă  disposiĂ§Ă£o para outros testes Ă© muito mais prazeroso e tira algumas dĂºvidas que ficaram na primeira vez.


Uma das Ă³timas caracterĂ­sticas do modelo Ă© a posiĂ§Ă£o do painel de instrumentos com mostradores generosos e informações mais importantes colocadas em destaque. Tudo estĂ¡ pronto e bem ao alcance dos olhos, sem precisar tirĂ¡-los da pista para checar qualquer informaĂ§Ă£o que se deseja. Parear o telefone nĂ£o Ă© complicado, mas ele precisa dos modelos mais recentes tanto do IPhone quando do Android e ainda dĂ¡ a possibilidade de espelhar os aplicativos na Ă³tima tela de 8” que o sistema multimĂ­dia oferece.


Andando na cidade nota-se que Ă© um carro com uma relaĂ§Ă£o de marchas bem calibradas para as baixas velocidades de algumas vias. Ele Ă© comercializado apenas com o motor 1.5 16V VVT JetFlex e cĂ¢mbio manual de 6 marchas (a versĂ£o automĂ¡tica deve ser apresentada em novembro), tĂªm potĂªncia de 125 cv abastecido com gasolina e 127 cv com etanol, torque de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol).


Andar a 40 km/h ou 50 km/h nĂ£o se torna um grande problema nem mesmo aumenta o consumo, pois o motor tem uma Ă³tima elasticidade e o cĂ¢mbio logo pede a 5ª marcha, dĂ¡ pra rodar pela cidade toda praticamente usando a 4ª e 5ª marchas, nesse caso nĂ£o importa muito a cilindrada do motor, as respostas sĂ£o rĂ¡pidas e firmes, a velocidade cruzeiro Ă© logo atingida e, dependendo da via que estiver usando, logo terĂ¡ que usar a 6ª, programada para cruzeiro.


Com sensores espalhados e a cĂ¢mera de rĂ© fazer manobras Ă© “mamĂ£o com aĂ§Ăºcar” mesmo em vagas apertadas ou mesmo sem faixas delimitadoras, estacionar sempre vai ser muito fĂ¡cil. Nos sinais com ladeiras ou nas saĂ­das de garagens, o assistente de partida em rampas Ă© um Ă³timo aliado e a altura generosa (1.625mm) entrar e sair nĂ£o requer muito esforço de nenhum ocupante.


O consumo Ă© um fator importante, mas nĂ£o preocupante. O modelo que testei estava abastecido com etanol, rodando em vias de baixa velocidade, encarando congestionamentos, trĂ¡fego pesado, ar condicionado ligado e trĂªs passageiros, consegui fazer a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 7,5 km/l na cidade, um nĂºmero atĂ© maior que a montadora tem como padrĂ£o de referencia.


Pegando a estrada fui testar alguns lugares menos asfaltados que ando normalmente. Na rodovia, a estabilidade e o conforto ao dirigir sĂ£o elementos muito importantes, o banco do motorista Ă© ergonĂ´mico e tem uma pegada mais esportiva, nĂ£o deixando o corpo “escapar” em curvas mais acentuadas. O T5 atinge rapidamente a velocidade da rodovia e mantĂ©m sem precisar apertar muito o acelerador.


JĂ¡ em estradas de terra com as irregularidades de praxe, o carro nĂ£o se acovarda mesmo em buracos ou mesmo em pisos de terra solta. O controle de estabilidade proporciona grande segurança quando se trata de andar um pouco mais forte em terrenos com variaĂ§Ă£o do solo, em nenhum momento senti a traseira quere sair e mesmo em curvas mais fechadas foi necessĂ¡ria apenas uma retirada e novo aperto no acelerador.


O motor 1.5 Ă© eficiente e suporta tranquilamente o peso do carro, mas seria bom tambĂ©m ter uma opĂ§Ă£o maior (talvez 2.0) para quem sabe evitar em trechos com subidas muito longas uma rĂ¡pida reduĂ§Ă£o para a 5ª marcha. Mesmo assim, fiz na estrada de asfalto, com dados do computador de bordo, a excelente mĂ©dia de 10,3 km/l (com etanol) em um percurso de pouco mais de 100 km e com velocidade limite de 110 km/h, podendo usufruir de todos os acessĂ³rios de conforto que o modelo possui.


AliĂ¡s, o interior Ă© de outra categoria, muito mais refinado e com a maioria dos elementos prĂ³ximos das mĂ£os, o destaque Ă© o ar condicionado digital e os comandos do sistema multimĂ­dia no volante. Ele tem uma aparĂªncia clean e o ambiente Ă© muito mais amplo por conta da cor preta no acabamento e dos porta-trecos espalhados por lugares estratĂ©gicos.


O T5 jĂ¡ estĂ¡ em todas as concessionĂ¡rias da marca, sĂ£o 6 cores para escolher, 6 anos de garantia, assistĂªncia 24 horas com vĂ¡rios benefĂ­cios, programa de revisĂ£o com hora marcada e parcelamento e aquela sensaĂ§Ă£o de superioridade que sĂ³ um SUV pode te proporcionar, inclusive pelo preço e as versões de opĂ§Ă£o.


Ficha Técnica e preços

MOTOR
Pack 1
R$ 66.990
Pack 2
R$ 69.990
Pack 3
R$ 72.990
Tipo de Motor
1.5 VVT 16V JetFlex
PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)
125/6000 (G ) / 127/6000 (E)
Torque MĂ¡ximo (nm/rpm)
152/4000 (G) / 154/4000 (E)
TransmissĂ£o
Manual 6 velocidades
PERFORMANCE



Velocidade MĂ¡xima
194 km/h
AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h
10,8 segundos
SUSPENSĂƒO



Barra Estabilizadora
Dianteira e Traseira
Molas
Dianteiras e Traseiras Helicoidais
SuspensĂ£o Dianteira
Independente tipo McPherson
SuspensĂ£o Traseira
Semi Independente com eixo de torĂ§Ă£o
FREIOS



Freios Dianteiros a disco Ventilado
Freios Traseiros a disco sĂ³lido
Freios com ABS, BOS e BAS
RODAS



Rodas em liga de alumĂ­nio aro 16"
-
-
Rodas em liga leve aro 16"
-
Pneus 205/55/R16
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA



Airbag duplo frontal
Barras de proteĂ§Ă£o lateral nas portas
Cintos de segurança com trĂªs Pontos
Cintos Dianteiros equipados com pré-tensionador
Aviso de Cinto nĂ£o acoplado (somente motorista)
Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas
Travas Elétricas
Imobilizador
Alarme antifurto
Travamento automĂ¡tico das portas Ă  15 km/h
Freios ABS com EBD
BOS - Brake Overide System
ESP - Eletronic Stability Program
-
TCS - Traction Control System
HSA - Hill System Assist
-
Vidros Antiesmagamento
BA - Brake Assist/ BAS - Brake Assist System
TPMS - Tire Pressure Monitoring System
Sensor de Estacionamento
Luzes diurnas de LED
-
COMODIDADE



Retrovisor interno antiofuscante
LĂ¢mpadas HalĂ³genas
Alça de segurança dianteiras e traseiras (exceto motorista)
Abertura interna da tampa do tanque de combustĂ­vel
Parassol com espelho
Parassol com espelho iluminado (Somente passageiro)
Brake Light
Espelhos Retrovisores elĂ©tricos com repetidor de direĂ§Ă£o e desembaçador
Chave canivete
Desembaçador Traseiro
FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura
FarĂ³is de Neblina (dianteira)
-
Lanternas de neblina (traseira)
-
Luzes de Leitura dianteiras e centrais
Limpador traseiro
BANCOS



Bancos em Couro
-
Banco Traseiro bipartido
Banco do Motorista com ajuste de altura
-
-
-
Encosto de Cabeça para cinto ocupantes
Isofix
UTILIDADES



Acendedor de cigarros/tomada 12v
Ajuste de iluminaĂ§Ă£o de painel
Rack de Teto
-
Antena impressa no parabrisa
Porta Copos
Porta Ă“culos
IluminaĂ§Ă£o no painel de instrumentos
Cinzeiro
CONFORTO



Ar condicionado digital e automĂ¡tico
Vidros elétricos
Sistema Mirror Link (Espelhamento com celular)
-
-
Kit MultimĂ­dia
-
-
CONFORTO



Ar condicionado digital e AutomĂ¡tico
Vidros Elétricos
Sistema Mirror Link (Espelhamento com o celular)
-
-
Kit MultimĂ­dia com tela de 8"
-
-
CĂ¢mera de rĂ©
-
-
Computador de Bordo
4 Alto falantes e 2 tweeters
Entrada USB
Bluetooth


*Frete e pintura metĂ¡lica nĂ£o inclusos