COMER & BEBER - Quiche gourmet com queijo Gruyère

Da culinária francesa às mesas do mundo inteiro, a Quiche Lorraine ganhou apreciadores nos mais variados lugares por agradar ao paladar de muita gente

Texto e fotos: Faixa Azul

De fácil preparo, a receita ganha um toque de chef ao incluir o queijo Gruyère Faixa Azul.
O queijo Gruyère Faixa Azul faz parte da linha de queijos especiais da marca brasileira. Feito exclusivamente com leite de vaca cru (não-pasteurizado), o produto lácteo foi criado nos Alpes Suiços há mais de 900 anos e recebe fermento em sua formulação, o que resulta nos famosos furinhos.


Confira a receita abaixo!
QUICHE LORRAINE
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
Massa:
3 colheres (sopa) de farinha de trigo (50 g)
125 g de manteiga (pouco mais de metade de um tablete)
1 ovo
1 colher (chá) de água (5 ml)
sal a gosto
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Recheio:
1 xícara (chá) de leite (240 ml)
1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240 g)
4 ovos
80 g de bacon em cubinhos
80 g de queijo GRUYÈRE FAIXA AZUL ralado grosso
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Massa:
Em uma tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 10 minutos. Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo. Unte e enfarinhe uma fôrma de quiche (com fundo removível). Forre o fundo e as laterais da fôrma com a massa. Reserve.

Recheio:
Preaqueça o forno a 180°C . Em uma vasilha, bata (com um batedor de arame ou garfo) os ovos, o leite e o creme de leite até a mistura ficar homogênea. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Aqueça uma frigideira antiaderente e doure os cubinhos de bacon. Retire o excesso de gordura com papel absorvente. Reserve.
Forre a massa da quiche com o queijo GRUYÈRE  FAIXA AZUL ralado, distribua os cubinhos de bacon e cubra com o creme de ovos e creme de leite.
Leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que a superfície fique dourada.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.